Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/26178 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de CoimbraEnsino de estratégias de escritaEnsino de PortuguêsEnsino BásicoDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO ensino da escrita compositiva é uma tarefa pouco contemplada no Ensino Básico embora esta atravesse todo o currículo e acompanhe os alunos ao longo da vida. Considerada como uma atividade envolvendo múltiplos e complexos processos cognitivos, suscetível de aprendizagem em situações de instrução apropriada, a composição de textos, de acordo com trabalhos de investigação empírica desenvolvidos no âmbito da psicologia cognitiva, fomenta a compreensão da leitura, a aquisição e a transformação de conhecimentos. Nesta dissertação de mestrado expomos, primeiro, os modelos cognitivos nos quais assentam as estratégias para o ensino da escrita compositiva do ensaio de opinião do SRSD(Harris et al., 2008) e, segundo, o estudo quase-experimentalcom alunos do 8.º ano de escolaridade em escolas do Ensino Básico, no qual aplicámos aquele. Descrevemos ainda a metodologia e os resultados obtidos que nos permitiram constatar que o programa instrucional aplicado fomentou, com efeitos perduráveis, a aprendizagem da escrita do ensaio de opinião.Teaching how to compose a text is not frequently explored in Portuguese schools however text writing is an ability across the whole curriculum and permeates everyday life. Writing is a complex cognitive task which includes multiple cognitive processes. How to compose a text can be taught and learned but it requires a learning environment, and appropriated writing instructions. The cognitive psychology uses evidence-based practices to make clear that composing texts improves reading comprehension, and the ability to acquire, and to transform knowledge. In this thesis we expose two cognitive models of composing texts. Part B describes the whole investigation procedures we developed to carry out a quasiexperimental study about teaching writing strategies of the SRSD (Harris et al., 2008) teaching model which we conducted in two middle schools with 8th grade students in two middle schools.We conclude that our program to write an opinion essay improved the students’ outcomes in composing this text genre and that this improvement remains for a long time.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26178http://hdl.handle.net/10316/26178porPrata, Maria José Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:35.218863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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