Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Maria José Bernardo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26178
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_f7d8a7e303b6ecdc4ed62eeffccec61e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/26178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de CoimbraEnsino de estratégias de escritaEnsino de PortuguêsEnsino BásicoDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO ensino da escrita compositiva é uma tarefa pouco contemplada no Ensino Básico embora esta atravesse todo o currículo e acompanhe os alunos ao longo da vida. Considerada como uma atividade envolvendo múltiplos e complexos processos cognitivos, suscetível de aprendizagem em situações de instrução apropriada, a composição de textos, de acordo com trabalhos de investigação empírica desenvolvidos no âmbito da psicologia cognitiva, fomenta a compreensão da leitura, a aquisição e a transformação de conhecimentos. Nesta dissertação de mestrado expomos, primeiro, os modelos cognitivos nos quais assentam as estratégias para o ensino da escrita compositiva do ensaio de opinião do SRSD(Harris et al., 2008) e, segundo, o estudo quase-experimentalcom alunos do 8.º ano de escolaridade em escolas do Ensino Básico, no qual aplicámos aquele. Descrevemos ainda a metodologia e os resultados obtidos que nos permitiram constatar que o programa instrucional aplicado fomentou, com efeitos perduráveis, a aprendizagem da escrita do ensaio de opinião.Teaching how to compose a text is not frequently explored in Portuguese schools however text writing is an ability across the whole curriculum and permeates everyday life. Writing is a complex cognitive task which includes multiple cognitive processes. How to compose a text can be taught and learned but it requires a learning environment, and appropriated writing instructions. The cognitive psychology uses evidence-based practices to make clear that composing texts improves reading comprehension, and the ability to acquire, and to transform knowledge. In this thesis we expose two cognitive models of composing texts. Part B describes the whole investigation procedures we developed to carry out a quasiexperimental study about teaching writing strategies of the SRSD (Harris et al., 2008) teaching model which we conducted in two middle schools with 8th grade students in two middle schools.We conclude that our program to write an opinion essay improved the students’ outcomes in composing this text genre and that this improvement remains for a long time.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26178http://hdl.handle.net/10316/26178porPrata, Maria José Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:35.218863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
title Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
spellingShingle Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
Prata, Maria José Bernardo
Ensino de estratégias de escrita
Ensino de Português
Ensino Básico
title_short Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
title_full Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
title_fullStr Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
title_full_unstemmed Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
title_sort Ensino de estratégia de escrita: um estudo quase-experimental em duas escolas do Ensino Básico de Coimbra
author Prata, Maria José Bernardo
author_facet Prata, Maria José Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Maria José Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de estratégias de escrita
Ensino de Português
Ensino Básico
topic Ensino de estratégias de escrita
Ensino de Português
Ensino Básico
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/26178
http://hdl.handle.net/10316/26178
url http://hdl.handle.net/10316/26178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775993503744