Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/724 |
Resumo: | Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009 |
id |
RCAP_f7e43accc0e074ef97ba157828cb9c27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/724 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)TesesEducadores de infânciaCrechePráticas educativasDissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009A presente dissertação enuncia o percurso de uma pesquisa empírica realizada com três educadoras de infância que desenvolvem a sua actividade profissional no contexto educativo, creche. Tenciona este trabalho compreender / interpretar o grau de concordância entre aquilo que as educadoras mencionam sobre as suas concepções de criança, de educação e de intervenção educativa, segundo os princípios teóricos que dizem adoptar, e as práticas educativas desenvolvidas com crianças da primeira infância. Pretende-se assim ter acesso ao grau de consistência existente entre o pensamento e a acção das educadoras, entre os discursos e as práticas. Elege-se como objecto de estudo a repercussão da inter-relação entre os saberes de referência e o saber-fazer do educador de infância, quer nas suas práticas profissionais quotidianas construídas e desenvolvidas no contexto educativo de creche, quer nos discursos produzidos em situação de entrevista relativamente a essas mesmas práticas. A presente investigação, tem as características de um estudo multicasos, inserindo-se num paradigma interpretativo, recorrendo a procedimentos de observação participante e a uma análise qualitativa de inspiração fenomenográfica, conducentes a uma narrativa dos «dizeres e dos fazeres» dos educadores de infância, ou seja, de diversas modalidades dos fenómenos educativos. Esta opção visa uma aproximação à realidade social, que possibilite compreender e interpretar o comportamento humano inserido no seu quadro referencial e interactivo, para que se possa apreender os sentidos expressos e ocultos dos seus comportamentos. Através destas opções metodológicas, visando a compreensão e interpretação do que significa Ser Educador de Infância na Creche constatámos globalmente uma sintonia entre os discursos e as práticas das educadoras participantes.Pinheiro, Augusto Luís de Brito HenriquesSapientiaRodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz2011-09-07T16:05:25Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/724por373.2 ROD*Ser Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:02.237652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) |
title |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) |
spellingShingle |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz Teses Educadores de infância Creche Práticas educativas |
title_short |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) |
title_full |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) |
title_fullStr |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) |
title_full_unstemmed |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) |
title_sort |
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) |
author |
Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz |
author_facet |
Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Educadores de infância Creche Práticas educativas |
topic |
Teses Educadores de infância Creche Práticas educativas |
description |
Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-09-07T16:05:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/724 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
373.2 ROD*Ser Cave |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133150485413888 |