RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10182
Resumo: Vivemos um novo paradigma social denominado por sociedade em rede, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia digital. Os estilos de vida possibilitados por esta nova organização social determinam igualmente o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que nos traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir para melhor respondermos às nossas necessidades, pessoais ou profissionais. Assim, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura participativa online. Neste âmbito, é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades dos indivíduos ao longo da sua vida. Assumimos, então, como finalidade deste ensaio refletir sobre Recursos Educacionais Abertos e Educação Aberta no contexto dos novos estilos de vida, ou seja, na atual sociedade em rede, explorando como as novas necessidades de aprender se cruzam com as dinâmicas sociais possibilitadas pela vida online. Palavras-chave: Cultura participatória; Educação aberta, Recursos educacionais abertos, Sociedade em rede.
id RCAP_f7e65aa5b9f4509f7c8c999d2e9470cc
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDEPECHA KUCHA - CONFOAVivemos um novo paradigma social denominado por sociedade em rede, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia digital. Os estilos de vida possibilitados por esta nova organização social determinam igualmente o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que nos traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir para melhor respondermos às nossas necessidades, pessoais ou profissionais. Assim, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura participativa online. Neste âmbito, é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades dos indivíduos ao longo da sua vida. Assumimos, então, como finalidade deste ensaio refletir sobre Recursos Educacionais Abertos e Educação Aberta no contexto dos novos estilos de vida, ou seja, na atual sociedade em rede, explorando como as novas necessidades de aprender se cruzam com as dinâmicas sociais possibilitadas pela vida online. Palavras-chave: Cultura participatória; Educação aberta, Recursos educacionais abertos, Sociedade em rede.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2021-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10182por2183-66710873-5670Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPinto, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:44Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/10182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:37.796447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
title RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
spellingShingle RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
PECHA KUCHA - CONFOA
title_short RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
title_full RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
title_fullStr RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
title_full_unstemmed RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
title_sort RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E EDUCAÇÃO ABERTA NA SOCIEDADE EM REDE
author Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_facet Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pinto, João Paulo
author_role author
author2 Pinto, João Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pinto, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv PECHA KUCHA - CONFOA
topic PECHA KUCHA - CONFOA
description Vivemos um novo paradigma social denominado por sociedade em rede, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia digital. Os estilos de vida possibilitados por esta nova organização social determinam igualmente o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que nos traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir para melhor respondermos às nossas necessidades, pessoais ou profissionais. Assim, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura participativa online. Neste âmbito, é essencial considerar novos caminhos para as aprendizagens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades dos indivíduos ao longo da sua vida. Assumimos, então, como finalidade deste ensaio refletir sobre Recursos Educacionais Abertos e Educação Aberta no contexto dos novos estilos de vida, ou seja, na atual sociedade em rede, explorando como as novas necessidades de aprender se cruzam com as dinâmicas sociais possibilitadas pela vida online. Palavras-chave: Cultura participatória; Educação aberta, Recursos educacionais abertos, Sociedade em rede.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10182
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/10182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130859969708032