Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastácio, Zélia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Antão, Celeste, Cramês, Maria Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81819
Resumo: Esta investigação pretendeu caraterizar a capacidade de adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professoreseeducadores-de-infância no primeiro período deconfinamento devido à COVID-19, bem como averiguar a influência de fatores individuais e socioprofissionais nessas competências pessoais. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, com uma metodología mista de análise de dados. Aplicou-se um questionário misto, com umas questões fechadas e outras abertas, on-line, incluindo a escala Wong and Law Emotional Intelligence Scale previamente validada para a população adulta Portuguesa, assim como várias questões de caracterização sociodemográfica e outras relacionadas com a percepção de adaptação dos professores ao ensino à distância. A amostra incluiu um total de 302 professores/educadores (245 mulheres e 57 homens), predominando os grupos etários 41-50 (43.7%) e 51-60 anos (38.1%) e o nível de ensino secundário (27.8%). A dimensão de competência emocional em que os professores/educadores registaram média mais baixa foi regulação das emoções (M=3.21). Para trabalhar à distância salientaram-se dificuldades relacionadas com o domínio das tecnologias, os alunos e os métodos de ensino. Sem diferenças significativas em função do nível de ensino, notou-se dificuldade de regulação de emoções em todos os grupos, concluindo-se que esta problemática tendeu a afetar globalmente todos os professores / educadores.
id RCAP_f7ea4ef69ef515dbdc33f369e07a8f2f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19Adaptation to distance learning and socioemotional competencies of portuguese teachers/educators in COVID-19 lockdownEmoçõesProfessoresEducadores-de-infânciaPandemiaEmotionsTeachersEarly childood educatorsPandemicCOVID-19Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoSaúde de qualidadeEducação de qualidadeEsta investigação pretendeu caraterizar a capacidade de adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professoreseeducadores-de-infância no primeiro período deconfinamento devido à COVID-19, bem como averiguar a influência de fatores individuais e socioprofissionais nessas competências pessoais. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, com uma metodología mista de análise de dados. Aplicou-se um questionário misto, com umas questões fechadas e outras abertas, on-line, incluindo a escala Wong and Law Emotional Intelligence Scale previamente validada para a população adulta Portuguesa, assim como várias questões de caracterização sociodemográfica e outras relacionadas com a percepção de adaptação dos professores ao ensino à distância. A amostra incluiu um total de 302 professores/educadores (245 mulheres e 57 homens), predominando os grupos etários 41-50 (43.7%) e 51-60 anos (38.1%) e o nível de ensino secundário (27.8%). A dimensão de competência emocional em que os professores/educadores registaram média mais baixa foi regulação das emoções (M=3.21). Para trabalhar à distância salientaram-se dificuldades relacionadas com o domínio das tecnologias, os alunos e os métodos de ensino. Sem diferenças significativas em função do nível de ensino, notou-se dificuldade de regulação de emoções em todos os grupos, concluindo-se que esta problemática tendeu a afetar globalmente todos os professores / educadores.This research aimed to characterize the ability to adapt to distance learning and the socioemotional skills of teachers and kindergarten educators in the first period of confinement due to COVID-19, as well as to investigate the influence of individual and socio-professional factors on these personal competencies. This was a crosssectional, descriptive and correlational study, with a mixed methodology of data analysis. A mixed online questionnaire was applied, with some closed and open questions, including the Wong and Law Emotional IntelligenceScale previously validated for the Portuguese adult population, as well as several questions of sociodemographic characterization and others related to the teachers’ perception of adaptation to distance learning. The sample included a total of 302 teachers/educators (245 women and 57 men), predominantly in the age groups 41-50(43.7%) and 51-60 years (38.1%) and secondary education level (27.8%). The dimension of emotional competence in which teachers/educators registered the lowest average was emotion regulation (M=3.21). For working at a distance, difficulties related to mastering technologies, students and teaching methods were highlighted.Without significant differences according to the level of education, difficulties in emotion regulation were noted in all groups, concluding that this problem tended to affect all teachers/educators globally.Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoAnastácio, ZéliaAntão, CelesteCramês, Maria Luísa2022-07-162022-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81819porCaçador Anastácio, Z., Antao, C., & Cramês, L. (2022). Adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 465–480. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.23870214-987710.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2387https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2387info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:02.510122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
Adaptation to distance learning and socioemotional competencies of portuguese teachers/educators in COVID-19 lockdown
title Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
spellingShingle Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
Anastácio, Zélia
Emoções
Professores
Educadores-de-infância
Pandemia
Emotions
Teachers
Early childood educators
Pandemic
COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
Educação de qualidade
title_short Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
title_full Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
title_fullStr Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
title_full_unstemmed Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
title_sort Adaptaçao ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19
author Anastácio, Zélia
author_facet Anastácio, Zélia
Antão, Celeste
Cramês, Maria Luísa
author_role author
author2 Antão, Celeste
Cramês, Maria Luísa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Anastácio, Zélia
Antão, Celeste
Cramês, Maria Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Professores
Educadores-de-infância
Pandemia
Emotions
Teachers
Early childood educators
Pandemic
COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
Educação de qualidade
topic Emoções
Professores
Educadores-de-infância
Pandemia
Emotions
Teachers
Early childood educators
Pandemic
COVID-19
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Saúde de qualidade
Educação de qualidade
description Esta investigação pretendeu caraterizar a capacidade de adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professoreseeducadores-de-infância no primeiro período deconfinamento devido à COVID-19, bem como averiguar a influência de fatores individuais e socioprofissionais nessas competências pessoais. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, com uma metodología mista de análise de dados. Aplicou-se um questionário misto, com umas questões fechadas e outras abertas, on-line, incluindo a escala Wong and Law Emotional Intelligence Scale previamente validada para a população adulta Portuguesa, assim como várias questões de caracterização sociodemográfica e outras relacionadas com a percepção de adaptação dos professores ao ensino à distância. A amostra incluiu um total de 302 professores/educadores (245 mulheres e 57 homens), predominando os grupos etários 41-50 (43.7%) e 51-60 anos (38.1%) e o nível de ensino secundário (27.8%). A dimensão de competência emocional em que os professores/educadores registaram média mais baixa foi regulação das emoções (M=3.21). Para trabalhar à distância salientaram-se dificuldades relacionadas com o domínio das tecnologias, os alunos e os métodos de ensino. Sem diferenças significativas em função do nível de ensino, notou-se dificuldade de regulação de emoções em todos os grupos, concluindo-se que esta problemática tendeu a afetar globalmente todos os professores / educadores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-16
2022-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81819
url https://hdl.handle.net/1822/81819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caçador Anastácio, Z., Antao, C., & Cramês, L. (2022). Adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por COVID-19. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 465–480. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2387
0214-9877
10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2387
https://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132902418546688