Adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores/educadores portugueses em confinamento por covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastácio, Zélia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cramês, Luísa, Antão, Celeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25781
Resumo: sta investigação pretendeu caraterizar a capacidade de adaptação ao ensino à distância e competências socioemocionais de professores e educadores-de-infância no primeiro período de confinamento devido à COVID-19, bem como averiguar a influência de fatores individuais e socioprofissionais nessas competências pessoais.Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional, com uma metodología mista de análise de dados.Aplicou-se um questionário misto, com umas questões fechadas e outras abertas, on-line, incluindo a escalaWong and Law Emotional Intelligence Scalepreviamente validada para a população adulta Portuguesa, assimcomo várias questões de caracterização sociodemográfica e outras relacionadas com a percepção de adaptação dos professores ao ensino à distância. A amostra incluiu um total de 302 professores/educadores (245 mulheres, 57 homens), predominando os grupos etários 41-50 (43.7%) e 51-60 anos (38.1%) e o nível de ensino secun-dário (27.8%). A dimensão de competência emocional em que os professores/educadores registaram média mais baixa foi regulação das emoções (M=3.21). Para trabalhar à distância salientaram-se dificuldades relacionadas com o domínio das tecnologias, os alunos e os métodos de ensino. Sem diferenças significativas em função do nível de ensino, notou-se dificuldade de regulação de emoções em todos os grupos, concluindo-se que esta problemática tendeu a afetar globalmente todos os professores/educadores
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