A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Branca Sofia Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63744
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
id RCAP_f7fe7816f1d5a9938a6b8e596e29fc2a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociaisMediation from a transformative approach that promotes personal and social skillsConflitosMediaçãoMediadorConflictsMediationMediatorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)O presente trabalho insere-se no âmbito de um estágio de caráter profissionalizante na área de especialização em Mediação Educacional, que decorreu na 1Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães, instituição que visa promover a inclusão social da pessoa com deficiência. O focus da nossa intervenção incide, essencialmente, na mediação transformativa. O trabalho circunscreveu-se numa componente importante; a melhoria das relações interpessoais e o melhoramento da comunicação. O desenvolvimento do estágio na instituição que nos acolheu permitiu testemunhar que a mediação se encontra, cada vez mais, a ultrapassar os contextos escolares e jurídicos, alargando-se assim a outros campos de intervenção. Neste contexto, o mediador assume um papel importante; abordando a mediação não apenas como resolução de conflitos, mas como um caminho de mudança e transformação social. Se, num processo de mediação de conflitos, o mediador tem como objetivo colaborar com as partes para que estas cheguem a uma solução que satisfaça ambas as partes, na mediação transformativa funciona como um potenciador de comunicação e um elo de ligação entre o indivíduo e o meio social onde este está enquadrado. Para chegarmos ao propósito da nossa investigação/intervenção a estratégia metodológica desenvolvida perspetivou-se por uma abordagem qualitativa. Recorremos a um grupo de técnicas e instrumentos diversificados, designadamente à observação, análise documental, conversas informais, análise de conteúdo e utilização de instrumentos de avaliação. Em jeito de reflexão final, destacamos que o trabalho realizado nos permitiu evidenciar que a mediação assume um papel significativo no desenvolvimento e aprofundamento de relações interpessoais e sociais saudáveis.The present work is part of a professional internship in the area of specialization in Educational Mediation, which took place at the 2Guimarães Disabled Citizens Education and Rehabilitation Cooperative, an institution that aims to promote the social inclusion of people with disabilities. The focus of our intervention is essentially on transformative mediation. The work was limited to an important component, the improvement of interpersonal relationships and the improvement of communication. The development of the internship in the institution that welcomed us allowed us to testify that mediation is increasingly going beyond school and legal contexts, thus extending to other fields of intervention. In this context, the mediator plays an important role in addressing mediation not only as conflict resolution, but as a path of change and social transformation. If, in a conflict mediation process, the mediator aims to collaborate with the parties to reach a solution that satisfies both parties, in transformative mediation it functions as a communication enhancer and a link between the individual and the individual. social environment where it is framed. In order to reach the purpose of our research / intervention, the developed methodological strategy was based on a qualitative approach. We use a range of diverse techniques and instruments, including observation, document analysis, informal conversations, content analysis and the use of assessment tools. As a final reflection, we highlight that the work done allowed us to highlight that mediation plays a significant role in the development and deepening of healthy interpersonal and social relationships.Viana, Isabel CarvalhoUniversidade do MinhoMota, Branca Sofia Silva20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63744por202372790info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:55.685086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
Mediation from a transformative approach that promotes personal and social skills
title A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
spellingShingle A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
Mota, Branca Sofia Silva
Conflitos
Mediação
Mediador
Conflicts
Mediation
Mediator
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
title_full A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
title_fullStr A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
title_full_unstemmed A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
title_sort A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais
author Mota, Branca Sofia Silva
author_facet Mota, Branca Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Isabel Carvalho
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Branca Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos
Mediação
Mediador
Conflicts
Mediation
Mediator
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conflitos
Mediação
Mediador
Conflicts
Mediation
Mediator
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63744
url http://hdl.handle.net/1822/63744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202372790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133069439926272