Formação de mediadores de Teletandem: elementos desencadeadores de reflexão e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kami, Camila Maria da Costa [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256832
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ampliaram as possibilidades para o ensino e aprendizagem de línguas e, nesse âmbito, projetos telecolaborativos como o Teletandem (TTD) têm promovido experiências significativas no que se refere ao uso dessas tecnologias, ao uso autêntico da língua, ao desenvolvimento da competência linguística, comunicativa e intercultural. O TTD é um contexto apropriado para a formação inicial e continuada de professores para aprenderem a lidar com as TDICs e a se prepararem para atuar em contextos telecolaborativos (Vieira-Abrahão, 2010, 2011). Desde 2006, o TTD tem possibilitado a aprendizagem de línguas por meio do pareamento de interagentes que auxiliam o seu parceiro a aprender sua língua materna ou de proficiência por meio de ferramentas tecnológicas (Vassallo; Telles, 2009). Ao término de cada interação, há sessões de mediação, durante as quais os mediadores conduzem os interagentes à reflexão sobre o ensino e aprendizagem de línguas em três esferas: linguística, cultural e interacional (Messias, Telles, 2020). Por se tratar de um contexto de ensino e aprendizagem com características específicas, há a necessidade de formação para atuar no TTD. Por essa razão, o curso "Formação de mediadores de Teletandem", contexto desta pesquisa, pode contribuir com a formação de mediadores/professores para atuarem no TTD ou em outros contextos telecolaborativos. O referido curso está hospedado no Google Sala de Aula e foi oferecido de forma assíncrona. Este estudo de caso teve por objetivo responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Que elementos foram mediadores da ação dos participantes durante o curso “Formação de Mediadores de Teletandem”? 2) De que forma esses elementos mediaram a interação, a reflexão e a aprendizagem dos participantes? Os instrumentos utilizados foram questionários, anotações de campo, diário de bordo da pesquisadora e as interações dos participantes no Google Sala de Aula. Esta pesquisa demonstrou que um curso de formação para mediadores de TTD pode ser realizado por meio de ferramentas digitais assíncronas, proporcionando interação com pares mais competentes e incluindo tarefas que favoreçam a reflexão-sobre-a-ação.
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Desde 2006, o TTD tem possibilitado a aprendizagem de línguas por meio do pareamento de interagentes que auxiliam o seu parceiro a aprender sua língua materna ou de proficiência por meio de ferramentas tecnológicas (Vassallo; Telles, 2009). Ao término de cada interação, há sessões de mediação, durante as quais os mediadores conduzem os interagentes à reflexão sobre o ensino e aprendizagem de línguas em três esferas: linguística, cultural e interacional (Messias, Telles, 2020). Por se tratar de um contexto de ensino e aprendizagem com características específicas, há a necessidade de formação para atuar no TTD. Por essa razão, o curso "Formação de mediadores de Teletandem", contexto desta pesquisa, pode contribuir com a formação de mediadores/professores para atuarem no TTD ou em outros contextos telecolaborativos. O referido curso está hospedado no Google Sala de Aula e foi oferecido de forma assíncrona. Este estudo de caso teve por objetivo responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Que elementos foram mediadores da ação dos participantes durante o curso “Formação de Mediadores de Teletandem”? 2) De que forma esses elementos mediaram a interação, a reflexão e a aprendizagem dos participantes? Os instrumentos utilizados foram questionários, anotações de campo, diário de bordo da pesquisadora e as interações dos participantes no Google Sala de Aula. Esta pesquisa demonstrou que um curso de formação para mediadores de TTD pode ser realizado por meio de ferramentas digitais assíncronas, proporcionando interação com pares mais competentes e incluindo tarefas que favoreçam a reflexão-sobre-a-ação.Digital Information and Communication Technologies (TDICs) have expanded the possibilities for language teaching and learning, and within this scope, telecollaborative projects such as Teletandem (TTD) have promoted significant experiences regarding the use of these technologies, authentic language use, the development of linguistic, communicative, and intercultural competence. TTD is an appropriate context for the initial and continued language teacher education to learn how to deal with TDICs and prepare themselves to work in telecollaborative contexts (Vieira-Abrahão, 2010, 2011). Since 2006, TTD has enabled language learning through the pairing of university students who assist partners in learning their native or proficient language through technological tools (Vassallo; Telles, 2009). At the end of each interaction, there are mediation sessions, in which the mediators lead students to reflect on language teaching and learning in three spheres: linguistic, cultural, and interactional (Messias, Telles, 2020). Given that it is a teaching and learning context with specific characteristics, there is a need for instruction to work in TTD. For this reason, the course Formação de Mediadores de Teletandem, this research context, can contribute to the education of mediators/teachers to work in TTD or other telecollaborative contexts. This course is hosted on Google Classroom and was offered asynchronously. This case study aimed to answer the following research questions: 1) Which elements mediated the participants’ actions through the course Formação de Mediadores de Teletandem? 2) In which way did these elements mediate interaction, reflection and participants’ learning? The instruments used were questionnaires, field notes, the researcher's diary, and participant interactions on Google Classroom. This research demonstrated that a TTD mediator education course can be conducted through asynchronous digital tools, providing interaction with more competent peers and including tasks that promote reflection-on-action.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]Kami, Camila Maria da Costa [UNESP]2024-07-30T18:46:03Z2024-07-30T18:46:03Z2024-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25683233004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-31T07:07:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256832Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:53:20.424186Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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