Brew it yourself - Sistema de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8542 |
Resumo: | Atualmente, os métodos de ensino em espaços curriculares estão a ser alvo de uma mutação tecnológica. O autor verificou que vários professores, estudantes e pais, notam que a aprendizagem é mais eficaz quando os tópicos ensinados são explicados usando entretenimento como base. Devido a isto, este projeto tem como objetivo examinar que tópicos de aprendizagem estão, ou não, a usar métodos educativos com base em entretenimento - mais especificamente, usando gamificação para educar estudantes usando este paradigma. Não sendo o conceito de gamificação um tópico muito recente, a sua aplicabilidade em termos curriculares ainda não é muito disseminada, sendo então desejável ter dados que mostrem factualmente como é que, e se, estes projetos de aprendizagem com base em entretenimento, funcionam em salas de aula. Este documento descreve o desenvolvimento de uma solução de aprendizagem com base em entretenimento, como foi testada, e respetivos resultados. |
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Brew it yourself - Sistema de aprendizagemGamificaçãoJogosConceitos educacionaisAprendizagemEntretenimentoGamificationGamesEducational conceptsLearningEntretainmentDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaAtualmente, os métodos de ensino em espaços curriculares estão a ser alvo de uma mutação tecnológica. O autor verificou que vários professores, estudantes e pais, notam que a aprendizagem é mais eficaz quando os tópicos ensinados são explicados usando entretenimento como base. Devido a isto, este projeto tem como objetivo examinar que tópicos de aprendizagem estão, ou não, a usar métodos educativos com base em entretenimento - mais especificamente, usando gamificação para educar estudantes usando este paradigma. Não sendo o conceito de gamificação um tópico muito recente, a sua aplicabilidade em termos curriculares ainda não é muito disseminada, sendo então desejável ter dados que mostrem factualmente como é que, e se, estes projetos de aprendizagem com base em entretenimento, funcionam em salas de aula. Este documento descreve o desenvolvimento de uma solução de aprendizagem com base em entretenimento, como foi testada, e respetivos resultados.Abstract: Today, teaching methods in curricular spaces are undergoing a technological mutation. The author verified that several teachers, students, and parents note that learning is more effective when the topics being taught are explained using entertainment as a basis. Because of this, this project aims to examine what learning topics are, or are not, using entertainment-based educational methods - more specifically, using gamification to educate students using this paradigm. Since the concept of gamification is not a very recent topic, its applicability in curricular terms is not yet widespread, so it is desirable to have data that shows factually how, and if, these entertainment-based learning projects work in classrooms. This paper describes the development of an entertainment-based learning solution, how it was tested, and its results.Oliveira, Ângela Cristina Marques deFidalgo, Filipe Miguel BispoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAzevedo, João Santos Pereira2023-06-30T14:39:12Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8542TID:203319915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-08T01:45:27Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:48.426786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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