Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: contributos para a melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Ivone
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa-Pereira, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3560
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo impulsionado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e pelos resultados da Avaliação Externa das Escolas, que pretendeu identificar práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem nas disciplinas de matemática, ciências naturais e físico-química num agrupamento de escolas do norte de Portugal. Para o efeito, recorreu-se a um questionário para a coleta de dados junto de professores (n=14) e estudantes do 3º ciclo do ensino básico (n=238). Os resultados evidenciam a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas consentâneas com um paradigma formativo centrado na aprendizagem que promova o envolvimento ativo dos estudantes nesse processo. RESUMEN: En este artículo se presenta un estudio que tuvo como punto de partida el Programa Nacional de Promoción del Éxito Escolar y la Evaluación Externa de las Escuelas, que pretendió identificar prácticas curriculares y de evaluación del aprendizaje en las disciplinas de matemáticas, ciencias naturales y físico-química en una agrupación de escuelas del norte de Portugal. Para ello, se recurrió a un cuestionario para la recogida de datos entre profesores (n = 14) y estudiantes del 3º ciclo de enseñanza básica (n = 238). Los resultados evidencian la necesidad de cambios en las prácticas pedagógicas y didácticas acordes con un paradigma formativo centrado en el aprendizaje que promueve la participación activa de los estudiantes en ese proceso. ABSTRACT: This paper presents a study which took as its starting point the National Program for the Promotion of School Success and the External Evaluation of Schools, which aimed to identify curricular practices and learning assessment practices in mathematics, natural sciences and physicochemistry in a grouping of schools in the north of Portugal. For this purpose, a questionnaire was used to collect data from teachers (n = 14) and students from the 3rd cycle of basic education (n = 238). The results show the need for changes in educational and teaching practices in line with an educational paradigm focused on learning that support the active involvement of students in the process.
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