Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas: promessa ou oportunidade perdida?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28794 |
Resumo: | Na década de 1990, as políticas educativas internacionais e o campo teórico dos estudos curriculares conferiram centralidade ao debate sobre o currículo, conduzindo, nos países de tradição centralista, à passagem do paradigma do currículo uniforme, prescritivo, para um paradigma de contextualização curricular. Em Portugal, a introdução deste paradigma pelas políticas curriculares determinou a necessidade de prescrever às escolas a elaboração de um projeto curricular. A partir de então, a literatura tem demonstrado uma conceção das dinâmicas de construção, implementação e avaliação de projetos curriculares como documentos burocráticos, obedecendo a uma lógica da normatividade decretada, elaborados sobretudo para os painéis de avaliação externa das escolas, incapazes deste modo de implementar mudanças nas práticas curriculares. Neste texto, apresentam-se os resultados da avaliação de 12 projetos curriculares de uma rede colaborativa de escolas portuguesas com recurso à análise de conteúdo. |
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Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas: promessa ou oportunidade perdida?Contextualización curricular en una red de escuelas portuguesas: ¿promesa o oportunidad perdida?Curriculum contextualization in a network of portuguese schools: a promise or a missed opportunity?Contextualização curricularAvaliação curricularProjetos curricularesPolítica educacionalContextualización curricularEvaluación curricularProyectos curricularesPolítica educativaCurriculum contextualizationCurriculum assessmentCurriculum projectsEducational policiesNa década de 1990, as políticas educativas internacionais e o campo teórico dos estudos curriculares conferiram centralidade ao debate sobre o currículo, conduzindo, nos países de tradição centralista, à passagem do paradigma do currículo uniforme, prescritivo, para um paradigma de contextualização curricular. Em Portugal, a introdução deste paradigma pelas políticas curriculares determinou a necessidade de prescrever às escolas a elaboração de um projeto curricular. A partir de então, a literatura tem demonstrado uma conceção das dinâmicas de construção, implementação e avaliação de projetos curriculares como documentos burocráticos, obedecendo a uma lógica da normatividade decretada, elaborados sobretudo para os painéis de avaliação externa das escolas, incapazes deste modo de implementar mudanças nas práticas curriculares. Neste texto, apresentam-se os resultados da avaliação de 12 projetos curriculares de uma rede colaborativa de escolas portuguesas com recurso à análise de conteúdo.En la década de los 90, las políticas educativas internacionales y el campo teórico de los estudios curriculares debatían por encima de todo el currículo, lo que condujo en los países de tradición centralista al paso del paradigma del currículo uniforme y prescriptivo a un paradigma de contextualización curricular. En Portugal, la introducción de este paradigma por las políticas curriculares determinó la necesidad de prescribir a las escuelas la elaboración de un proyecto curricular institucional. Desde entonces la literatura ha demostrado una concepción de las dinámicas de construcción, implementación y evaluación de proyectos curriculares como si fueran documentos burocráticos, obedeciendo a una lógica de la normatividad decretada, elaborados sobre todo para los paneles de evaluación externa de las escuelas, incapaces de este modo de implementar cambios en las prácticas curriculares. En este texto, se presentan los resultados de la evaluación de 12 proyectos curriculares de una red colaborativa de escuelas portuguesas realizada teniendo en cuenta el análisis de contenido.In the 1990’s, international educational policies, as well as the theoretical field of curriculum studies, gave centrality to the debate on curriculum. This led countries with a centralist tradition to shift from the paradigm of a uniform and prescriptive curriculum towards a paradigm based on curriculum contextualization. Following the latter, new curricular policies were introduced in the Portuguese system which determined that schools should develop their own curriculum plan. Since then, the literature on the subject has shown that the construction, implementation and evaluation dynamics of these curriculum plans have been conceived as bureaucratic documents, obeying a logic of normativity and being mostly designed to suit external evaluation panels that proved unable to implement change in curriculum practices. In this paper, the method of content analysis was used to present the results of the valuation of 12 curriculum projects implemented in a collaborative network of Portuguese schools.Fundação Carlos ChagasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRoldão, Maria do CéuAlmeida, Sílvia de2019-11-19T12:53:24Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28794porRoldão, M.C., Almeida, S. (2018). Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas: promessa ou oportunidade perdida? Estudos em Avaliação Educacional, 29(70), 8-460103-683110.18222/eae.v0ix.47571984-932Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:05.500296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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