Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Worm, Joice Bahia de Oliveira Kjölner
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27970
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_f86008300103de66be095a75c788214c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em PortugalInteligência emocionalDesempenho académicoSatisfação com a vidaEstudantes de medicinaTeses de mestrado - 2016Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Para enfrentar com êxito o mercado laboral, é necessário uma formação integral que englobe conhecimentos académicos e habilidades sócio afetivas (UNESCO, 1998). Atualmente, tanto a nível empresarial como a nível académico, tem-se verificado uma crescente importância das características emocionais do indivíduo fazendo com que esse interesse repercuta diretamente sobre os estudantes universitários, que por sua vez são constantemente pressionados pelas exigências profissionais, razão do seu empenho e motivação. Considerando a importância da inteligência emocional (IE) dos estudantes de medicina, esta pesquisa tem por objetivo central verificar se essa variável está relacionada com o desempenho académico (DA) e com a satisfação com a vida (SV) de uma amostra de 735 alunos. Foram utilizados o instrumento de medida da escala de Inteligência Emocional de Wong & Law (WLEIS) validada com os estudantes de medicina numa amostra portuguesa, a escala de Satisfação com a vida de Ed Diener e colegas (SWLS) e as notas alcançadas pelos alunos para avaliar o Desempenho Académico (DA). Os resultados obtidos sugerem que existe uma relação positiva da dimensão regulação das emoções quer com a SV quer com o DA dos alunos. Implicações para os estudantes de medicina são discutidas.To face the labour market successfully, a comprehensive education that includes academic knowledge and socio-affective skills is necessary (UNESCO, 1998). Currently, both on the entrepreneurial level and on the academic level, more and more importance is given to the individual’s emotional characteristics. This growing interest is directly reflected on university students who, in turn, are under constant pressure due to the professional demands that they are committed to and motivated by. Considering the importance of medical students’ emotional intelligence (EI), the main aim of this study is to verify whether this variable is related to the academic achievement (AA) and to the life satisfaction (LS) of a sample of 735 students. The Wong & Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS), validated with medical students in a Portuguese sample, and the Satisfaction With Life Scale (SWLS), by Ed Diener and colleagues were used, and the scores obtained by students were used to assess Academic Achievement (AA). Results suggest a positive relationship between the emotional regulation dimension and both students’ LS and AA. The implications for medical students are arguable.Chambel, Maria José, 1962-Repositório da Universidade de LisboaWorm, Joice Bahia de Oliveira Kjölner2017-06-02T15:55:33Z20162016-10-072016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:12.950729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
title Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
spellingShingle Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
Worm, Joice Bahia de Oliveira Kjölner
Inteligência emocional
Desempenho académico
Satisfação com a vida
Estudantes de medicina
Teses de mestrado - 2016
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
title_full Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
title_fullStr Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
title_full_unstemmed Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
title_sort Inteligência emocional, satisfação com a vida e desempenho académico dos estudantes de medicina : um estudo em Portugal
author Worm, Joice Bahia de Oliveira Kjölner
author_facet Worm, Joice Bahia de Oliveira Kjölner
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chambel, Maria José, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Worm, Joice Bahia de Oliveira Kjölner
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Desempenho académico
Satisfação com a vida
Estudantes de medicina
Teses de mestrado - 2016
Ciências Sociais::Psicologia
topic Inteligência emocional
Desempenho académico
Satisfação com a vida
Estudantes de medicina
Teses de mestrado - 2016
Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-07
2016-01-01T00:00:00Z
2017-06-02T15:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27970
url http://hdl.handle.net/10451/27970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134363045068800