Internship in revenue management at Pestana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rameil, Sylvie
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8676
Resumo: Dissertação de Mestrado, Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_f865bfa2cc467dd9908c0a627a858184
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internship in revenue management at PestanaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016Este relatório é composto por duas partes: revisão da literatura e descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio no Grupo Pestana. A revisão da literatura focalizou-se na aplicação de Revenue Management na indústria hoteleira. Foi analisado o enquadramento conceptual do Revenue Management e discutido o processo de recolha de informações úteis para a implementação prática do conceito, tanto em termos de aspetos técnicos como no que diz respeito à forma como as práticas inerentes são percebidas pelos potenciais clientes. A revisão da literatura identifica as condições do mercado que não são favoráveis aos hotéis como uma limitação para o uso de estratégias de gestão de receitas e realça as oportunidades que devem resultar de um melhor tratamento da informação baseado na experiência e na tecnologia. O estágio decorreu no departamento de Gestão das Receitas do Grupo Pestana e teve a duração de três meses. O Grupo Pestana é a maior cadeia de hotéis em Portugal e está estruturada em torno de três segmentos distintos: Hotéis Pestana, Pousadas de Portugal e “Luxury”. O estágio diz respeito apenas os dois primeiros segmentos. O objetivo do estágio foi desenvolver conhecimentos sobre a utilização das ferramentas necessárias para a gestão de receitas, perceber a necessidade de um gestor de canais, e entender as diferenças entre os dois segmentos estudados, Hotéis Pestana e Pousadas de Portugal. Tanto na revisão da literatura como no estágio foram identificadas várias dificuldades relativamente à realização de previsões seguras e à obtenção de informação de feedback. As soluções preconizadas realçam a importância cada vez maior da tecnologia neste processo de facilitação do desempenho do gestor de receitas nos hotéis.The present work is composed of two parts: a literature review and the internship report. The literature review is focused on the application of Revenue Management to the hospitality industry. The priority is given to the collection of information useful to the professional practice of Revenue Management, which concerns both the technical aspect of performing Revenue Management and the comprehension of how Revenue Management practices are received by the potential customers. The review identifies the conditions of the market, who are not favorable to the hotels, to be a limitation to the use of Revenue Management strategies and stresses opportunities come from a better treatment of the information made possible by experience and technology. The internship takes place in the Revenue Management department of Pestana Group for a duration of three months. Pestana Group is the largest hotel chain in Portugal. Its hotel activities included three segments: Hotel, Pousadas of Portugal and Luxury. The first two are presented in this report. The goal of the internship was to learn to use to tools necessary to Revenue Management, perceive the need for a channel manager, and understand the differences between the two branches Pestana Hotel and Pousadas of Portugal. The review of the literature and the internship both point out the difficulties in obtaining accurate forecast and feedback information. The solutions found in the review of the literature and experienced during the internship was to rely more on technology to facilitate the role of the revenue manager.Mendes, JúlioAndrade, PedroSapientiaRameil, Sylvie2016-09-05T14:13:52Z2016-06-0320152016-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8676TID:202173860enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:47.917268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internship in revenue management at Pestana
title Internship in revenue management at Pestana
spellingShingle Internship in revenue management at Pestana
Rameil, Sylvie
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Internship in revenue management at Pestana
title_full Internship in revenue management at Pestana
title_fullStr Internship in revenue management at Pestana
title_full_unstemmed Internship in revenue management at Pestana
title_sort Internship in revenue management at Pestana
author Rameil, Sylvie
author_facet Rameil, Sylvie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Júlio
Andrade, Pedro
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rameil, Sylvie
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de Mestrado, Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-09-05T14:13:52Z
2016-06-03
2016-06-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8676
TID:202173860
url http://hdl.handle.net/10400.1/8676
identifier_str_mv TID:202173860
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133233855594496