Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Rita Pinto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3203
Resumo: O presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O grupo com quem se trabalhou na primeira valência era composto por vinte e duas crianças, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, situada no distrito do Porto. Na segunda valência trabalhou-se com uma turma de 25 alunos, sendo também uma Instituição Privada de Solidariedade Social, localizada no distrito do Porto. Atualmente, existem diversas metodologias e pedagogias alternativas ao ensino Tradicional e, assim sendo, o presente trabalho tem como um dos objetivos refletir sobre as potencialidades de uma dessas metodologias – a Metodologia de Trabalho por Projeto. A MTP permite que os profissionais possam trabalhar não só a aquisição de conteúdos e saberes, como outras competências transversais, desde a autonomia, responsabilidade, trabalho cooperativo, negociação, entre outras. Neste âmbito, serão apresentadas reflexões relativamente aos dados recolhidos junto das crianças e alunos, em relação aos trabalhos desenvolvidos através de projetos. Desta forma, poderemos também verificar que, nestes contextos as crianças e alunos apresentam uma voz ativa nas suas aprendizagens, sendo-lhes atribuída autonomia não só na tomada de decisões como no desenrolar dos projetos, tornando as aprendizagens adquiridas significativas. Palavras-Chave: metodologia de trabalho de projeto; aprendizagens significativas; participação ativa; promoção de atividades
id RCAP_f86c5bb51c9a6ea98221d89df9f2b18b
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativasMetodologia de trabalho de projetoAprendizagens significativasParticipação ativaCompetências transversaisO presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O grupo com quem se trabalhou na primeira valência era composto por vinte e duas crianças, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, situada no distrito do Porto. Na segunda valência trabalhou-se com uma turma de 25 alunos, sendo também uma Instituição Privada de Solidariedade Social, localizada no distrito do Porto. Atualmente, existem diversas metodologias e pedagogias alternativas ao ensino Tradicional e, assim sendo, o presente trabalho tem como um dos objetivos refletir sobre as potencialidades de uma dessas metodologias – a Metodologia de Trabalho por Projeto. A MTP permite que os profissionais possam trabalhar não só a aquisição de conteúdos e saberes, como outras competências transversais, desde a autonomia, responsabilidade, trabalho cooperativo, negociação, entre outras. Neste âmbito, serão apresentadas reflexões relativamente aos dados recolhidos junto das crianças e alunos, em relação aos trabalhos desenvolvidos através de projetos. Desta forma, poderemos também verificar que, nestes contextos as crianças e alunos apresentam uma voz ativa nas suas aprendizagens, sendo-lhes atribuída autonomia não só na tomada de decisões como no desenrolar dos projetos, tornando as aprendizagens adquiridas significativas. Palavras-Chave: metodologia de trabalho de projeto; aprendizagens significativas; participação ativa; promoção de atividades2023-01-16T12:18:37Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-252022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3203TID:203159721porAzevedo, Ana Rita Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.111919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
title Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
spellingShingle Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
Azevedo, Ana Rita Pinto de
Metodologia de trabalho de projeto
Aprendizagens significativas
Participação ativa
Competências transversais
title_short Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
title_full Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
title_fullStr Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
title_full_unstemmed Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
title_sort Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
author Azevedo, Ana Rita Pinto de
author_facet Azevedo, Ana Rita Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Rita Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projeto
Aprendizagens significativas
Participação ativa
Competências transversais
topic Metodologia de trabalho de projeto
Aprendizagens significativas
Participação ativa
Competências transversais
description O presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O grupo com quem se trabalhou na primeira valência era composto por vinte e duas crianças, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, situada no distrito do Porto. Na segunda valência trabalhou-se com uma turma de 25 alunos, sendo também uma Instituição Privada de Solidariedade Social, localizada no distrito do Porto. Atualmente, existem diversas metodologias e pedagogias alternativas ao ensino Tradicional e, assim sendo, o presente trabalho tem como um dos objetivos refletir sobre as potencialidades de uma dessas metodologias – a Metodologia de Trabalho por Projeto. A MTP permite que os profissionais possam trabalhar não só a aquisição de conteúdos e saberes, como outras competências transversais, desde a autonomia, responsabilidade, trabalho cooperativo, negociação, entre outras. Neste âmbito, serão apresentadas reflexões relativamente aos dados recolhidos junto das crianças e alunos, em relação aos trabalhos desenvolvidos através de projetos. Desta forma, poderemos também verificar que, nestes contextos as crianças e alunos apresentam uma voz ativa nas suas aprendizagens, sendo-lhes atribuída autonomia não só na tomada de decisões como no desenrolar dos projetos, tornando as aprendizagens adquiridas significativas. Palavras-Chave: metodologia de trabalho de projeto; aprendizagens significativas; participação ativa; promoção de atividades
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25T00:00:00Z
2022-07-25
2022-07-06
2023-01-16T12:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3203
TID:203159721
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3203
identifier_str_mv TID:203159721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634139660288