Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3203 |
Resumo: | O presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O grupo com quem se trabalhou na primeira valência era composto por vinte e duas crianças, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, situada no distrito do Porto. Na segunda valência trabalhou-se com uma turma de 25 alunos, sendo também uma Instituição Privada de Solidariedade Social, localizada no distrito do Porto. Atualmente, existem diversas metodologias e pedagogias alternativas ao ensino Tradicional e, assim sendo, o presente trabalho tem como um dos objetivos refletir sobre as potencialidades de uma dessas metodologias – a Metodologia de Trabalho por Projeto. A MTP permite que os profissionais possam trabalhar não só a aquisição de conteúdos e saberes, como outras competências transversais, desde a autonomia, responsabilidade, trabalho cooperativo, negociação, entre outras. Neste âmbito, serão apresentadas reflexões relativamente aos dados recolhidos junto das crianças e alunos, em relação aos trabalhos desenvolvidos através de projetos. Desta forma, poderemos também verificar que, nestes contextos as crianças e alunos apresentam uma voz ativa nas suas aprendizagens, sendo-lhes atribuída autonomia não só na tomada de decisões como no desenrolar dos projetos, tornando as aprendizagens adquiridas significativas. Palavras-Chave: metodologia de trabalho de projeto; aprendizagens significativas; participação ativa; promoção de atividades |
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Análise das potencialidades da metodologia de trabalho de projeto como estratégia de promoção de aprendizagens significativasMetodologia de trabalho de projetoAprendizagens significativasParticipação ativaCompetências transversaisO presente relatório tem como base a intervenção educativa decorrente da prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O grupo com quem se trabalhou na primeira valência era composto por vinte e duas crianças, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, situada no distrito do Porto. Na segunda valência trabalhou-se com uma turma de 25 alunos, sendo também uma Instituição Privada de Solidariedade Social, localizada no distrito do Porto. Atualmente, existem diversas metodologias e pedagogias alternativas ao ensino Tradicional e, assim sendo, o presente trabalho tem como um dos objetivos refletir sobre as potencialidades de uma dessas metodologias – a Metodologia de Trabalho por Projeto. A MTP permite que os profissionais possam trabalhar não só a aquisição de conteúdos e saberes, como outras competências transversais, desde a autonomia, responsabilidade, trabalho cooperativo, negociação, entre outras. Neste âmbito, serão apresentadas reflexões relativamente aos dados recolhidos junto das crianças e alunos, em relação aos trabalhos desenvolvidos através de projetos. Desta forma, poderemos também verificar que, nestes contextos as crianças e alunos apresentam uma voz ativa nas suas aprendizagens, sendo-lhes atribuída autonomia não só na tomada de decisões como no desenrolar dos projetos, tornando as aprendizagens adquiridas significativas. Palavras-Chave: metodologia de trabalho de projeto; aprendizagens significativas; participação ativa; promoção de atividades2023-01-16T12:18:37Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-252022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3203TID:203159721porAzevedo, Ana Rita Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.111919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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