Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Filipa dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100764
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_b09d4ccbe167eae7bfe43e6adc3e981a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar MaisEvaluation of the training actions in the scope of the "Formar Mais" projectCertified Modular TrainingTraining EvaluationLifelong Learninge-Learning TrainingAdult Education and TrainingFormação Modular CertificadaAvaliação da FormaçãoAprendizagem ao Longo da VidaFormação em regime e-LearningEducação e Formação de AdultosRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaThis internship report is the result of the internship developed at CH Business Consulting, in the area of Project Management and Consulting, as part of the Master in Management at the Faculty of Economics, University of Coimbra. Its main objective was to carry out an evaluation of the training activities developed under the project Formar Mais, as well as to identify the main reasons for the trainees' attendance. It was also intended to identify the most effective means for the dissemination of the training offer in force as well as the areas of greatest interest to the trainees. In an initial phase, a contextualization was made regarding Adult Education and Training, as well as the certified modular courses and the training cycles implemented by the organizations. Given the pandemic period that is currently happening, the main advantages and disadvantages associated with e-Learning training were also analyzed, as well as the role that the trainer plays in it. Finally, and focusing on the central theme of the study, training evaluation models advocated by some authors were presented as well as the impacts of attending courses by organizations in different fields of study on the participants.In order to achieve the objectives previously stated, a survey was sent to trainees to collect their opinion regarding their participation in the actions carried out within the project. It is important to emphasize that the answers obtained in the survey served as a complement to the study carried out, and were essential for its development.O presente relatório de estágio é fruto do estágio desenvolvido na CH Business Consulting, na área de Gestão de Projetos e Consultadoria, no âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O mesmo, teve como principal objetivo realizar uma avaliação das ações de formação desenvolvidas no âmbito do projeto Formar Mais, assim como identificar os principais motivos de frequência dos formandos nas mesmas. Pretendeu-se também identificar qual o meio mais eficaz para a divulgação da oferta formativa em vigor assim como as áreas de maior interesse para os formandos. Numa fase inicial, foi realizada uma contextualização relativamente à Educação e Formação de Adultos, assim como às formações modulares certificadas e aos ciclos formativos implementados pelas organizações. Dado o período de pandemia que atualmente se atravessa, foram também analisadas as principais vantagens e desvantagens associadas à formação em regime e-Learning, assim como o papel de destaque que o formador desempenha nesse mesmo regime. Para finalizar, e focando no tema central do estudo, foram apresentados modelos de avaliação da formação defendidos por alguns autores e foram avaliados os impactos nos participantes provenientes da frequência em formações.Tendo em vista o alcance dos objetivos anteriormente enunciados, foi enviado aos formandos um inquérito para se recolher a sua opinião relativamente à sua participação nas ações decorridas no âmbito do projeto. Importa reforçar que as respostas obtidas no mesmo serviram de complemento ao estudo realizado, tendo sido fundamentais para o desenvolvimento do mesmo.2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100764http://hdl.handle.net/10316/100764TID:203033426porSantos, Ana Filipa dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-09T20:35:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:05.024245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
Evaluation of the training actions in the scope of the "Formar Mais" project
title Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
spellingShingle Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
Santos, Ana Filipa dos
Certified Modular Training
Training Evaluation
Lifelong Learning
e-Learning Training
Adult Education and Training
Formação Modular Certificada
Avaliação da Formação
Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação em regime e-Learning
Educação e Formação de Adultos
title_short Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
title_full Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
title_fullStr Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
title_full_unstemmed Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
title_sort Avaliação das Ações de Formação no Âmbito do Projeto Formar Mais
author Santos, Ana Filipa dos
author_facet Santos, Ana Filipa dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Filipa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Certified Modular Training
Training Evaluation
Lifelong Learning
e-Learning Training
Adult Education and Training
Formação Modular Certificada
Avaliação da Formação
Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação em regime e-Learning
Educação e Formação de Adultos
topic Certified Modular Training
Training Evaluation
Lifelong Learning
e-Learning Training
Adult Education and Training
Formação Modular Certificada
Avaliação da Formação
Aprendizagem ao Longo da Vida
Formação em regime e-Learning
Educação e Formação de Adultos
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100764
http://hdl.handle.net/10316/100764
TID:203033426
url http://hdl.handle.net/10316/100764
identifier_str_mv TID:203033426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134076218638336