Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariana Garcia Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104277
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_0d1d783e6cfcab73428ffa4f2774fad7
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de Adultos: Investir no Presente e no FuturoAdult Education: Investing in the Present and the FutureFormação de AdultosFormação Modular CertificadaAprendizagem ao Longo da VidaAdult TrainingCertified Modular TrainingLifelong LearningCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tendo como entidade escolhida o Grupo CH. O estágio realizou-se no projeto FORMAR MAIS, da CH Business Consulting, onde foram desenvolvidas tarefas no âmbito da organização e gestão pedagógica de dois projetos específicos de Formação Modular Certificada (FMC), financiados pelo programa Portugal 2020.A evolução das políticas públicas de educação e formação de adultos em Portugal nas últimas décadas tem sido caracterizada por uma certa descontinuidade, continuando a ser um campo com vários desafios a enfrentar no futuro. A educação e formação de adultos em Portugal apresenta fundamentalmente uma lógica de gestão de recursos humanos, estando muito orientada para o mercado de trabalho, para o crescimento económico, o aumento da produtividade e da competitividade.Atualmente, no campo da educação e formação de adultos continua a ser necessário uma mobilização contínua para fomentar um maior envolvimento dos adultos, sobretudo os menos qualificados, sendo importante promover a ligação entre os Centros Qualifica e os cidadãos. Outro dos grandes desafios consiste no reconhecimento das aprendizagens obtidas em contextos não formais e informais. Para tal, é relevante a articulação entre os stakeholders com os Centros Qualifica, em prol de um melhor desenvolvimento a nível local.The following report intends to denote the completion of the Master's degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. To attain that, a curricular internship was performed at the CH group.CH Business Consulting is the training entity responsible for two certified modular trainings, which are part of the “FORMAIS MAIS”, a project financed by Portugal 2020. Thus, the internship was conducted within the scope of that project and the related tasks focused on the pedagogical organization and management field.This report addresses adult education and training, the public policies for adult education and training in Portugal in the last few years along with its interruptions, discontinuities, and future challenges.Nowadays, the adult education and training in Portugal are still focused on the human resources perspective, focusing on market, economic growth, productivity increment and competitiveness rankings. However, the adult education and training still has some goals to be accomplished, such as the continuous mobilization of adults in terms of their training, especially for less qualified citizens; and the establishment of a link between Qualifica Centers and the citizens, encouraging greater involvement.Overall, one of the main challenges to be tackled is the acceptance of both informal and non-formal learning contexts as trustworthy. Thus, the relevance of the communication between the stakeholders and the Qualifica Centers is highlighted as an enhancer to a better development at local level.2022-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104277http://hdl.handle.net/10316/104277TID:203127919porMarques, Mariana Garcia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:46:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:58.938801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
Adult Education: Investing in the Present and the Future
title Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
spellingShingle Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
Marques, Mariana Garcia Simões
Formação de Adultos
Formação Modular Certificada
Aprendizagem ao Longo da Vida
Adult Training
Certified Modular Training
Lifelong Learning
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
title_full Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
title_fullStr Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
title_full_unstemmed Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
title_sort Formação de Adultos: Investir no Presente e no Futuro
author Marques, Mariana Garcia Simões
author_facet Marques, Mariana Garcia Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mariana Garcia Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Adultos
Formação Modular Certificada
Aprendizagem ao Longo da Vida
Adult Training
Certified Modular Training
Lifelong Learning
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Formação de Adultos
Formação Modular Certificada
Aprendizagem ao Longo da Vida
Adult Training
Certified Modular Training
Lifelong Learning
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104277
http://hdl.handle.net/10316/104277
TID:203127919
url http://hdl.handle.net/10316/104277
identifier_str_mv TID:203127919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101317353472