Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/612 http://hdl.handle.net/20.500.11796/2245 |
Resumo: | Tendo em consideração que a educação e a qualificação dos recursos humanos são fatores determinantes do desenvolvimento, com este artigo, apresentar-se-á o modo encontrado na formação de futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, de promoção da atividade investigativa e adoção de uma postura científica junto dos estudantes, de forma a que estes possam constituir-se como veículos de difusão de conhecimento fundamentado numa lógica de cultura investigativa. O objeto desta apresentação será a forma como provocamos nos estudantes, a vontade de investigar e os sensibilizamos para a necessidade de desenvolver uma postura científica na sua futura prática profissional. Essas funções específicas de ensinar e educar, desenvolvidas recorrendo ao saber próprio da profissão, apoiado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa, serão a análise presente neste texto. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa. |
id |
RCAP_f8b850ea2cc266b802dcf2189f983091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoFormação de professoresPostura científicaTendo em consideração que a educação e a qualificação dos recursos humanos são fatores determinantes do desenvolvimento, com este artigo, apresentar-se-á o modo encontrado na formação de futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, de promoção da atividade investigativa e adoção de uma postura científica junto dos estudantes, de forma a que estes possam constituir-se como veículos de difusão de conhecimento fundamentado numa lógica de cultura investigativa. O objeto desta apresentação será a forma como provocamos nos estudantes, a vontade de investigar e os sensibilizamos para a necessidade de desenvolver uma postura científica na sua futura prática profissional. Essas funções específicas de ensinar e educar, desenvolvidas recorrendo ao saber próprio da profissão, apoiado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa, serão a análise presente neste texto. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa.2015-12-29T14:41:52Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/612http://hdl.handle.net/20.500.11796/2245porGonçalves, DanielaQuinta e Costa, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:57Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:06.248748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Gonçalves, Daniela Formação de professores Postura científica |
title_short |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Promoção de uma postura científica na formação de professores: estudo exploratório com futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gonçalves, Daniela |
author_facet |
Gonçalves, Daniela Quinta e Costa, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Quinta e Costa, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Daniela Quinta e Costa, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Postura científica |
topic |
Formação de professores Postura científica |
description |
Tendo em consideração que a educação e a qualificação dos recursos humanos são fatores determinantes do desenvolvimento, com este artigo, apresentar-se-á o modo encontrado na formação de futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, de promoção da atividade investigativa e adoção de uma postura científica junto dos estudantes, de forma a que estes possam constituir-se como veículos de difusão de conhecimento fundamentado numa lógica de cultura investigativa. O objeto desta apresentação será a forma como provocamos nos estudantes, a vontade de investigar e os sensibilizamos para a necessidade de desenvolver uma postura científica na sua futura prática profissional. Essas funções específicas de ensinar e educar, desenvolvidas recorrendo ao saber próprio da profissão, apoiado na investigação e na reflexão partilhada da prática educativa, serão a análise presente neste texto. Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a sua solução – pressupostos do método científico – refletem, claramente, a forma como entendemos a formação em contexto real na contemporaneidade. Deste modo, ser-nos-á possível explicitar o entendimento sobre esta noção de postura científica e serão ainda apresentados dados relativos a variados momentos em que, ao longo do seu percurso académico, os estudantes são confrontados com este espírito de cultura investigativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29T14:41:52Z 2015-01-01T00:00:00Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/612 http://hdl.handle.net/20.500.11796/2245 |
url |
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/612 http://hdl.handle.net/20.500.11796/2245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131625197404160 |