Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Antonio Messa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6883
Resumo: Neste trabalho procura-se discutir algumas relações epistemológicas existentes entre a arte da pintura do Renascimento e a Matemática sob o foco geométrico. Apresentam-se algumas evidências de técnicas geométricas na conceção tridimensional da realidade sob a ótica da bidimensionalidade de uma pintura renascentista. Quanto aos procedimentos empíricos de investigação, investiga-se sobre a possibilidade da utilização de pinturas, deste período, ser facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem. Estes são realizados com alunosdo curso superior de Licenciatura em Matemática e seus professores. Os resultados demonstraram que a maioria dos acadêmicos e dos professores manifestou interesse no aprofundamento de tais metodologias. Apresentaram também dificuldade no acesso a um conteúdo pedagógico com abordagem direta. As possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática, observadas nesta dissertação, são emolduradas por outras áreas de conhecimento que compõem a grade curricular das escolas públicas brasileiras. Durante a observação das obras, procura-se direcionar o olhar do observador, não apenas para a Geometria Euclidiana e Geometria Espacial, mas também para os aspectos sociais, econômicos, religiosos, culturais e filosóficos que compunham o cenário renascentista. Desta forma, pretende-se oferecer uma análise das formas pragmáticas da pintura do Renascimento como um vislumbre metodológico no processo cognitivo do homem contemporâneo.
id RCAP_f8bfe2f1facd396f604fe344f3c085d8
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmicoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO DA MATEMÁTICAPINTURARENASCIMENTOGEOMETRIAESTUDOS DE CASOBRASILENSINO SUPERIOREDUCATIONMATHEMATICS TEACHINGPAINTINGRENAISSANCEGEOMETRYCASE STUDIESBRAZILHIGHER EDUCATIONNeste trabalho procura-se discutir algumas relações epistemológicas existentes entre a arte da pintura do Renascimento e a Matemática sob o foco geométrico. Apresentam-se algumas evidências de técnicas geométricas na conceção tridimensional da realidade sob a ótica da bidimensionalidade de uma pintura renascentista. Quanto aos procedimentos empíricos de investigação, investiga-se sobre a possibilidade da utilização de pinturas, deste período, ser facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem. Estes são realizados com alunosdo curso superior de Licenciatura em Matemática e seus professores. Os resultados demonstraram que a maioria dos acadêmicos e dos professores manifestou interesse no aprofundamento de tais metodologias. Apresentaram também dificuldade no acesso a um conteúdo pedagógico com abordagem direta. As possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática, observadas nesta dissertação, são emolduradas por outras áreas de conhecimento que compõem a grade curricular das escolas públicas brasileiras. Durante a observação das obras, procura-se direcionar o olhar do observador, não apenas para a Geometria Euclidiana e Geometria Espacial, mas também para os aspectos sociais, econômicos, religiosos, culturais e filosóficos que compunham o cenário renascentista. Desta forma, pretende-se oferecer uma análise das formas pragmáticas da pintura do Renascimento como um vislumbre metodológico no processo cognitivo do homem contemporâneo.This study discuss some relations between Art Picture in Renascence age and mathematics under geometrical focuses. Its shows some geometrics techniques evidences in the third dimensional reality under two dimensional in the Renascence picture. In the empirical procedures of investigation is used the question about pictures, of this age, in the processes of teaching and learning. Those procedures are realized in Mathematics Licensed curses and their teachers. The results show that great number of academics members and teachers had interest in more new methodologies but they also had difficultsto obtain specifical pedagogical contends. The relation between Art and Mathematics showed in this study and supported by all school subjects in Brazilian public school. During the observation of pictures, the viewer observes not only Euclidiana and Special Geometry but also social economical, religious, cultural and philosophical aspects in the Renascence age. The main target is offer an analyze of pragmatical cognitive process of modern man.2016-03-31T18:02:06Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6883TID:201147726porSanches, Antonio Messainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:01.600943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
title Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
spellingShingle Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
Sanches, Antonio Messa
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
PINTURA
RENASCIMENTO
GEOMETRIA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
PAINTING
RENAISSANCE
GEOMETRY
CASE STUDIES
BRAZIL
HIGHER EDUCATION
title_short Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
title_full Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
title_fullStr Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
title_full_unstemmed Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
title_sort Contemplando a matemática : a geometria espacial da pintura renascentista e suas interações com o ensino acadêmico
author Sanches, Antonio Messa
author_facet Sanches, Antonio Messa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Antonio Messa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
PINTURA
RENASCIMENTO
GEOMETRIA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
PAINTING
RENAISSANCE
GEOMETRY
CASE STUDIES
BRAZIL
HIGHER EDUCATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ENSINO DA MATEMÁTICA
PINTURA
RENASCIMENTO
GEOMETRIA
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
ENSINO SUPERIOR
EDUCATION
MATHEMATICS TEACHING
PAINTING
RENAISSANCE
GEOMETRY
CASE STUDIES
BRAZIL
HIGHER EDUCATION
description Neste trabalho procura-se discutir algumas relações epistemológicas existentes entre a arte da pintura do Renascimento e a Matemática sob o foco geométrico. Apresentam-se algumas evidências de técnicas geométricas na conceção tridimensional da realidade sob a ótica da bidimensionalidade de uma pintura renascentista. Quanto aos procedimentos empíricos de investigação, investiga-se sobre a possibilidade da utilização de pinturas, deste período, ser facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem. Estes são realizados com alunosdo curso superior de Licenciatura em Matemática e seus professores. Os resultados demonstraram que a maioria dos acadêmicos e dos professores manifestou interesse no aprofundamento de tais metodologias. Apresentaram também dificuldade no acesso a um conteúdo pedagógico com abordagem direta. As possibilidades interdisciplinares entre a Arte e a Matemática, observadas nesta dissertação, são emolduradas por outras áreas de conhecimento que compõem a grade curricular das escolas públicas brasileiras. Durante a observação das obras, procura-se direcionar o olhar do observador, não apenas para a Geometria Euclidiana e Geometria Espacial, mas também para os aspectos sociais, econômicos, religiosos, culturais e filosóficos que compunham o cenário renascentista. Desta forma, pretende-se oferecer uma análise das formas pragmáticas da pintura do Renascimento como um vislumbre metodológico no processo cognitivo do homem contemporâneo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-03-31T18:02:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6883
TID:201147726
url http://hdl.handle.net/10437/6883
identifier_str_mv TID:201147726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131266797273088