O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Joana Francisca Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39685
Resumo: O aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos, quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica, necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo tema que a presente dissertação se debruça. O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e compromisso no relacionamento das empresas em estudo. Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso. Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação futura que merecem particular destaque.
id RCAP_f8cae915f1aff89a5f8ddfe5d4ba7670
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtilB2BCertificação têxtilCompromissoComunicaçãoConfiançaIMP GroupIndústria TêxtilRelacionamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos, quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica, necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo tema que a presente dissertação se debruça. O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e compromisso no relacionamento das empresas em estudo. Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso. Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação futura que merecem particular destaque.Nogueira, MafaldaRepositório ComumPinheiro, Joana Francisca Teixeira2022-03-10T17:10:21Z2022-02-25T00:00:00Z2022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39685202959910pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:44.103140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
title O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
spellingShingle O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
Pinheiro, Joana Francisca Teixeira
B2B
Certificação têxtil
Compromisso
Comunicação
Confiança
IMP Group
Indústria Têxtil
Relacionamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
title_full O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
title_fullStr O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
title_full_unstemmed O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
title_sort O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
author Pinheiro, Joana Francisca Teixeira
author_facet Pinheiro, Joana Francisca Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mafalda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Joana Francisca Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv B2B
Certificação têxtil
Compromisso
Comunicação
Confiança
IMP Group
Indústria Têxtil
Relacionamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic B2B
Certificação têxtil
Compromisso
Comunicação
Confiança
IMP Group
Indústria Têxtil
Relacionamento
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos, quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica, necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo tema que a presente dissertação se debruça. O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e compromisso no relacionamento das empresas em estudo. Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso. Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação futura que merecem particular destaque.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10T17:10:21Z
2022-02-25T00:00:00Z
2022-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39685
202959910
url http://hdl.handle.net/10400.26/39685
identifier_str_mv 202959910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130012887023616