O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39685 |
Resumo: | O aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos, quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica, necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo tema que a presente dissertação se debruça. O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e compromisso no relacionamento das empresas em estudo. Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso. Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação futura que merecem particular destaque. |
id |
RCAP_f8cae915f1aff89a5f8ddfe5d4ba7670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtilB2BCertificação têxtilCompromissoComunicaçãoConfiançaIMP GroupIndústria TêxtilRelacionamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos, quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica, necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo tema que a presente dissertação se debruça. O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e compromisso no relacionamento das empresas em estudo. Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso. Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação futura que merecem particular destaque.Nogueira, MafaldaRepositório ComumPinheiro, Joana Francisca Teixeira2022-03-10T17:10:21Z2022-02-25T00:00:00Z2022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39685202959910pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:44.103140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil |
title |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil |
spellingShingle |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil Pinheiro, Joana Francisca Teixeira B2B Certificação têxtil Compromisso Comunicação Confiança IMP Group Indústria Têxtil Relacionamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil |
title_full |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil |
title_fullStr |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil |
title_full_unstemmed |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil |
title_sort |
O papel da confiança, comunicação e compromisso na dinâmica dos relacionamentos: Estudo de caso do relacionamento clientes certificados – Entidade certificadora no setor têxtil |
author |
Pinheiro, Joana Francisca Teixeira |
author_facet |
Pinheiro, Joana Francisca Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Mafalda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Joana Francisca Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
B2B Certificação têxtil Compromisso Comunicação Confiança IMP Group Indústria Têxtil Relacionamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
B2B Certificação têxtil Compromisso Comunicação Confiança IMP Group Indústria Têxtil Relacionamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O aumento da competitividade no ramo têxtil e consequente aumento de processos associados à mesma leva a que, cada vez mais, as empresas sintam necessidade de obterem focos de diferenciação, quer ao nível de produtos, quer ao nível de processos. Paralelamente, os consumidores estão em constante mudança dos seus hábitos de consumo o que eleva os seus níveis de exigência resultando em novas responsabilidades e preocupações para as empresas têxteis. Face à mudança de hábitos, o desenvolvimento sustentável passou a ser o tónico para qualquer empresa da atualidade, devendo ser considerado um fator influente na atividade. Associado a este tema, surge o facto de as empresas têxteis operarem em mercados B2B, o que implica, necessariamente, um relacionamento entre empresas e é sobre esse mesmo tema que a presente dissertação se debruça. O grande propósito do presente estudo é o de estudar os relacionamentos entre empresas à luz do modelo definido pelo Industrial Marketing and Purchasing Group (IMP) e das dimensões influenciadoras dos relacionamentos para que se consiga caracterizar e compreender a atmosfera dos relacionamentos e averiguar a influencia da confiança, comunicação e compromisso no relacionamento das empresas em estudo. Para tal, incidiu-se a investigação num estudo de caso entre uma empresa certificadora de produtos sustentáveis – A Control Union Certifications – e quinze empresas têxteis certificadas, onde se analisaram categorias relacionadas com a atmosfera do relacionamento, como cooperação e conflito, distância e proximidade, poder e dependência, expectativas e as dimensões já referidas, confiança, comunicação e compromisso. Os resultados obtidos nesta dissertação são úteis para a entidade certificadora, na medida em que permitem perceber os seus principais desafios e espaços para melhoria na sua forma de atuação com stakeolders e, principalmente, com os seus clientes – as empresas têxteis portuguesas. Para além disto, a investigação em causa deixa algumas pistas de investigação futura que merecem particular destaque. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-10T17:10:21Z 2022-02-25T00:00:00Z 2022-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39685 202959910 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39685 |
identifier_str_mv |
202959910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130012887023616 |