A experiência turística nas redes sociais: Motivações, implicações e impactes da geração de conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Nuno M.B.; Mestrado em Marketing Turístico, Universidade do Algarve
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramos, Célia M.Q.; Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e CIEO, Sousa, Carlos M. R.; Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/141
Resumo: O presente estudo pretende identificar e caraterizar padrões de comportamento dos turistas nas social media durante e após as suas viagens, averiguando o que leva os turistas a gerar conteúdos nas social media. Para tal, procedeu-se à contextualização teórica acompanhada por um levantamento de dados primários obtidos através de um inquérito aplicado aos turistas portugueses que viajaram em 2014 e/ou 2015, e analisados utilizando estatística descritiva e tabulação cruzada. Os resultados apontam para o facto de as plataformas de social media mais utilizadas serem as redes sociais, que as principais motivações para a autoexpressão nas social media derivam da qualidade da própria experiência, enquanto nos websites de reviews, as avaliações são feitas independentemente da qualidade da experiência em causa.
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spelling A experiência turística nas redes sociais: Motivações, implicações e impactes da geração de conteúdosThe touristic experience in social networks: Motivations, implications and impacts of content generationConteúdo gerado pelo utilizador; experiência turística; Internet; redes sociais; social media; websites de reviewsInternet; review websites; social media; social networks; tourist experience; user-generated contentO presente estudo pretende identificar e caraterizar padrões de comportamento dos turistas nas social media durante e após as suas viagens, averiguando o que leva os turistas a gerar conteúdos nas social media. Para tal, procedeu-se à contextualização teórica acompanhada por um levantamento de dados primários obtidos através de um inquérito aplicado aos turistas portugueses que viajaram em 2014 e/ou 2015, e analisados utilizando estatística descritiva e tabulação cruzada. Os resultados apontam para o facto de as plataformas de social media mais utilizadas serem as redes sociais, que as principais motivações para a autoexpressão nas social media derivam da qualidade da própria experiência, enquanto nos websites de reviews, as avaliações são feitas independentemente da qualidade da experiência em causa.This study aims to identify and characterize behavioural patterns displayed by tourists on social media platforms during and after their holiday, in particular the motivations for tourists to share their experience online. To explore this, following a theoretical contextualization primary data was collected through a questionnaire survey, which was applied to Portuguese tourists who travelled in 2014 and/or 2015. The data was then analyzed using descriptive statistics and cross-tabulation. The results allow us to conclude that the most frequently used social media platforms are social networks, the main motivations for self-expression on social networks are connected to the quality of the experience itself, while on the review websites, the reviews are made regardless of the quality of the experience in question.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2018-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/141Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 32 (2018); 20-37Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 32 (2018); 20-372182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/141https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/141/197Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Nuno M.B.; Mestrado em Marketing Turístico, Universidade do AlgarveRamos, Célia M.Q.; Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e CIEO,Sousa, Carlos M. R.; Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo2024-01-27T07:45:06Zoai:ojs.dosalgarves:article/141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:04.957205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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