O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15988
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_f8dbeb79dd6d37355497b2ddcd39714a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15988
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicasEnsino-aprendizagemEnsino da economiaTecnologias da informação e da comunicaçãoTecnologias digitaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014A par da evolução tecnológica, a educação enfrenta hoje em dia uma diversidade de desafios que cada vez mais exigem às escolas a implementação de processos de ensino-aprendizagem de qualidade, conducentes a níveis de motivação superior e à construção do conhecimento. O presente trabalho, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade. Tendo por base, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências cognitivas, teve como enfoque o uso do vídeo em sala de aula, utilizado como ferramenta pedagógica, ou seja recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, de modo a aferir qual o seu contributo na produção do saber, enquanto técnica pedagógica, bem como os desafios com que se depara o professor na prática letiva quando recorre à sua utilização. As tecnologias digitais, permitem explorar o vídeo como elemento multimédia, que utilizado em simultâneo com outros meios audiovisuais, sobrevaloriza as suas capacidades, permitindo alastrar-se a diversas áreas, nomeadamente a educação. A era digital permitiu o reaparecimento do vídeo, enfatizando as suas potencialidades, particularmente a nível pedagógico. Verifica-se uma aceitação generalizada por parte dos alunos da integração das tecnologias digitais, em particular do vídeo, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que este focaliza a sua atenção, aumenta os níveis de desempenho, ajudando o aluno à descoberta do seu próprio conhecimento. Contudo, é necessário uma adequada formação do professor, de modo que seja possível a implementação, com sucesso, destas práticas pedagógicas. Naturalmente, que o uso do vídeo requer adequação de estratégias e técnicas pedagógicas, por forma à incorporação das tecnologias digitais no processo de ensino.Nowadays, with the technological evolution, education faces several challenges which forces schools to implement quality procedures of learning and teaching that can lead to better motivation levels and obviously to knowledge building. The following essay was done under the Master in Economics and Accountancy. Departing from the construction of knowledge and the development of cognitive skills, the focus was the use of video at the classroom, as a pedagogic tool, as a didactic source in the learning and teaching procedure. The aim is to understand its contribution, not only to create knowledge, as a pedagogic technique, but also the challenge that the teacher has to face when uses this tool for teaching. Digital technologies allow the exploration of video as a multimedia element, which used simultaneously with other audiovisual means overvalue its abilities. This allows it to spread to other areas, such as education. The digital era allowed the reappearance of video and emphasizes its potential, especially at the pedagogical field. It’s noted among students a general acceptance of the digital technologies in the learning and teaching procedure. It happens especially with the video, because it focuses their attention and increases the performance levels, which leads students to discover self-knowledge. However, a suitable teacher’s educational background is necessary to implement these pedagogical procedures successfully. Of course, the incorporation of digital technologies, especially the video, in the learning procedure requires the harmonization of strategies and pedagogical techniques.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-2015-02-11T11:03:54Z20142014-06-202014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/15988TID:201219298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:16.114617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
title O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
spellingShingle O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-
Ensino-aprendizagem
Ensino da economia
Tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias digitais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
title_full O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
title_fullStr O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
title_full_unstemmed O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
title_sort O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
author Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-
author_facet Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Ensino da economia
Tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias digitais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Ensino-aprendizagem
Ensino da economia
Tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias digitais
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-06-20
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-11T11:03:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15988
TID:201219298
url http://hdl.handle.net/10451/15988
identifier_str_mv TID:201219298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
video/quicktime
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134270228267008