O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/15988 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014 |
id |
RCAP_f8dbeb79dd6d37355497b2ddcd39714a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/15988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicasEnsino-aprendizagemEnsino da economiaTecnologias da informação e da comunicaçãoTecnologias digitaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014A par da evolução tecnológica, a educação enfrenta hoje em dia uma diversidade de desafios que cada vez mais exigem às escolas a implementação de processos de ensino-aprendizagem de qualidade, conducentes a níveis de motivação superior e à construção do conhecimento. O presente trabalho, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade. Tendo por base, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências cognitivas, teve como enfoque o uso do vídeo em sala de aula, utilizado como ferramenta pedagógica, ou seja recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, de modo a aferir qual o seu contributo na produção do saber, enquanto técnica pedagógica, bem como os desafios com que se depara o professor na prática letiva quando recorre à sua utilização. As tecnologias digitais, permitem explorar o vídeo como elemento multimédia, que utilizado em simultâneo com outros meios audiovisuais, sobrevaloriza as suas capacidades, permitindo alastrar-se a diversas áreas, nomeadamente a educação. A era digital permitiu o reaparecimento do vídeo, enfatizando as suas potencialidades, particularmente a nível pedagógico. Verifica-se uma aceitação generalizada por parte dos alunos da integração das tecnologias digitais, em particular do vídeo, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que este focaliza a sua atenção, aumenta os níveis de desempenho, ajudando o aluno à descoberta do seu próprio conhecimento. Contudo, é necessário uma adequada formação do professor, de modo que seja possível a implementação, com sucesso, destas práticas pedagógicas. Naturalmente, que o uso do vídeo requer adequação de estratégias e técnicas pedagógicas, por forma à incorporação das tecnologias digitais no processo de ensino.Nowadays, with the technological evolution, education faces several challenges which forces schools to implement quality procedures of learning and teaching that can lead to better motivation levels and obviously to knowledge building. The following essay was done under the Master in Economics and Accountancy. Departing from the construction of knowledge and the development of cognitive skills, the focus was the use of video at the classroom, as a pedagogic tool, as a didactic source in the learning and teaching procedure. The aim is to understand its contribution, not only to create knowledge, as a pedagogic technique, but also the challenge that the teacher has to face when uses this tool for teaching. Digital technologies allow the exploration of video as a multimedia element, which used simultaneously with other audiovisual means overvalue its abilities. This allows it to spread to other areas, such as education. The digital era allowed the reappearance of video and emphasizes its potential, especially at the pedagogical field. It’s noted among students a general acceptance of the digital technologies in the learning and teaching procedure. It happens especially with the video, because it focuses their attention and increases the performance levels, which leads students to discover self-knowledge. However, a suitable teacher’s educational background is necessary to implement these pedagogical procedures successfully. Of course, the incorporation of digital technologies, especially the video, in the learning procedure requires the harmonization of strategies and pedagogical techniques.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969-2015-02-11T11:03:54Z20142014-06-202014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/15988TID:201219298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:16.114617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas |
title |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas |
spellingShingle |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969- Ensino-aprendizagem Ensino da economia Tecnologias da informação e da comunicação Tecnologias digitais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
title_short |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas |
title_full |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas |
title_fullStr |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas |
title_full_unstemmed |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas |
title_sort |
O contributo do vídeo, como técnica de produção do saber : aplicado a uma turma do 10º ano de ciências socioeconómicas |
author |
Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969- |
author_facet |
Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, Luísa, 1956- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Célia Maria Esteves da Silva, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Ensino da economia Tecnologias da informação e da comunicação Tecnologias digitais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
topic |
Ensino-aprendizagem Ensino da economia Tecnologias da informação e da comunicação Tecnologias digitais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-06-20 2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-11T11:03:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/15988 TID:201219298 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/15988 |
identifier_str_mv |
TID:201219298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf video/quicktime |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134270228267008 |