O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noné, Daniela Isabel Morais, 1989-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11648
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_f2b7733f035f679182a9417e4c8ccbd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundárioFilosofia - Estudo e ensinoEstéticaSensibilidadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014O presente relatório aborda os pressupostos inerentes ao ensino da dimensão estética, pensada num triplo registo: primeiramente, como projeto pedagógico que visa o estímulo da sensibilidade e da cultura imagética; de seguida, como problema filosófico que reflete sobre a experiência estética e a criação artística, num alargamento concetual das estruturas mentais; e finalmente, como prática letiva através da exposição dos princípios subjacentes ao ato educativo, em cinco dimensões distintas: a objetiva (que conteúdos programáticos se ensinam), subjetiva (a quem se dirige a aprendizagem), a expressiva (que metodologia de ensino se utiliza), a axiológica (que valores se ensinam) e a teleológica (que fins se esperam atingir). Este estudo apresenta-se, assim, como uma reflexão teórica sobre o contributo das aprendizagens, fornecidas pela dimensão estética, para a formação integral do aluno do ensino secundário, cujos fundamentos abarcam a prática de ensino supervisionada efetuada na Escola Secundária Eça de Queirós a duas turmas da disciplina de filosofia do 10º ano de escolaridade.This following report approaches the inherent assumptions on the teaching of the aesthetic dimension, according to three different levels: first, as a pedagogical project that aims to stimulate the sensibility and the imagetic culture; secondly, as a philosophical problem that reflects on the aesthetic experience and the artistic creation, according to a conceptual extension of the structures of thought; Finally, as a teaching practice, through the exposure of the underlying principles of the educational act, in five different dimensions: the objective one (which curriculum are taught), the subjective one (to whom is directed the learning), the expressive one (which teaching methodology is used), the axiological one (which values are taught) and the teleological one (which purposes are expected to be achieved). This study is therefore presented as a theoretical reflection on the contribution of learning, provided by the aesthetic dimension, to the whole formation of the high school’s student, whose grounds encompass the supervised teaching practice performed in the Eça de Queirós High School, on the philosophy subject of two 10th grade classes.Correia, Carlos João Nunes, 1956-Repositório da Universidade de LisboaNoné, Daniela Isabel Morais, 1989-2014-08-06T13:27:19Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11648TID:201373351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:58:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:17.311956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
title O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
spellingShingle O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
Noné, Daniela Isabel Morais, 1989-
Filosofia - Estudo e ensino
Estética
Sensibilidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_full O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_fullStr O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_full_unstemmed O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
title_sort O contributo da dimensão estética para a formação integral do aluno do ensino secundário
author Noné, Daniela Isabel Morais, 1989-
author_facet Noné, Daniela Isabel Morais, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Carlos João Nunes, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Noné, Daniela Isabel Morais, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Estética
Sensibilidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Filosofia - Estudo e ensino
Estética
Sensibilidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T13:27:19Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11648
TID:201373351
url http://hdl.handle.net/10451/11648
identifier_str_mv TID:201373351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134250689101824