Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Emília da Silva Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/728
Resumo: Este trabalho de investigação, centrado na análise das práticas e representações de consumo familiar, ancora-se num enquadramento teórico sobre o consumo como prática social e suas perspectivas históricas, segundo a óptica de alguns autores. Contextualiza a criança, a família e o consumo, comparando a infância actual e passada, no que respeita a criança no seu papel de consumidora, e analisa a família contemporânea e o consumo, segundo diferentes influências, nomeadamente o contexto socioprofissional dos pais e as suas influências nas práticas de consumo dos filhos. O seu objectivo é o de conhecer as práticas e representações de consumo familiar, verificando em que medida “o contexto socioprofissional dos agregados familiares influencia as práticas de consumo familiar”, e até que ponto “os pais são influenciadores das práticas de consumo dos filhos”. Em termos metodológicos propôs-se às famílias o preenchimento de Listas de Despesa, durante seis meses, detalhando as suas receitas e os seus gastos mensais, especificando ainda os gastos específicos com os filhos. Simultaneamente desenvolveu-se um grupo focal com estas famílias. Relativamente aos filhos foram aplicadas as seguintes técnicas de investigação: entrevista exploratória, feitura de desenhos e grupo focal. Pode concluir-se que se está perante um contexto familiar diferente do padrão de consumo familiar nacional, e há aspectos muito importantes a serem trabalhados com as famílias. Para tal, e no seguimento das conclusões do trabalho, elaborou-se uma proposta de intervenção comunitária visando a sensibilização para as questões do consumismo, de forma a alertar para a importância da Educação e Literacia Financeira.
id RCAP_f8e68e9cc11ff2cbddb7d3d1376fcd71
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de casoSociedade--consumoEste trabalho de investigação, centrado na análise das práticas e representações de consumo familiar, ancora-se num enquadramento teórico sobre o consumo como prática social e suas perspectivas históricas, segundo a óptica de alguns autores. Contextualiza a criança, a família e o consumo, comparando a infância actual e passada, no que respeita a criança no seu papel de consumidora, e analisa a família contemporânea e o consumo, segundo diferentes influências, nomeadamente o contexto socioprofissional dos pais e as suas influências nas práticas de consumo dos filhos. O seu objectivo é o de conhecer as práticas e representações de consumo familiar, verificando em que medida “o contexto socioprofissional dos agregados familiares influencia as práticas de consumo familiar”, e até que ponto “os pais são influenciadores das práticas de consumo dos filhos”. Em termos metodológicos propôs-se às famílias o preenchimento de Listas de Despesa, durante seis meses, detalhando as suas receitas e os seus gastos mensais, especificando ainda os gastos específicos com os filhos. Simultaneamente desenvolveu-se um grupo focal com estas famílias. Relativamente aos filhos foram aplicadas as seguintes técnicas de investigação: entrevista exploratória, feitura de desenhos e grupo focal. Pode concluir-se que se está perante um contexto familiar diferente do padrão de consumo familiar nacional, e há aspectos muito importantes a serem trabalhados com as famílias. Para tal, e no seguimento das conclusões do trabalho, elaborou-se uma proposta de intervenção comunitária visando a sensibilização para as questões do consumismo, de forma a alertar para a importância da Educação e Literacia Financeira.This investigative work, focused on the analysis of practices and representations of family consumption, is based upon a theoretical framework on consumption as a social practice and its historical perspectives, according to several authors. Child, family and consumption are contextualized, comparing childhood in the past and in the present, and the subsequent role of the child as a consumer. The contemporary family and consumption are analysed under the scope of several influences, namely the social and professional context of the parents and their influences on the child’s consumption practices. The main goal is to know the practices and representations of family consumption, establishing in which way the social and professional context of family units influences child’s consumption practices. Methodologically, the families have filled out “Expense Lists” during six months, detailing their revenues and monthly expenses, specifying their monthly expenses with their children. Simultaneously, a focus group was develloped with these families. As far as the children are concerned, the following investigative techniques were used: exploratory interview, elaboration of drawings and focus group. The conclusion is that we uncovered a different family context than the national family consumption standard and that there are several aspects to be worked with the families. For that end, and according with the conclusions of the work, we elaborated a proposal of community intervention that aimed at promoting awareness of consumerism, so as to alert for the importance of Financial Education and Literacy.2012-04-10T15:08:06Z2013-05-20T13:54:29Z2011-07-01T00:00:00Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/728porOliveira, Sara Emília da Silva Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:21.094493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
title Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
spellingShingle Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
Oliveira, Sara Emília da Silva Vieira
Sociedade--consumo
title_short Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
title_full Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
title_fullStr Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
title_full_unstemmed Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
title_sort Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
author Oliveira, Sara Emília da Silva Vieira
author_facet Oliveira, Sara Emília da Silva Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Emília da Silva Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade--consumo
topic Sociedade--consumo
description Este trabalho de investigação, centrado na análise das práticas e representações de consumo familiar, ancora-se num enquadramento teórico sobre o consumo como prática social e suas perspectivas históricas, segundo a óptica de alguns autores. Contextualiza a criança, a família e o consumo, comparando a infância actual e passada, no que respeita a criança no seu papel de consumidora, e analisa a família contemporânea e o consumo, segundo diferentes influências, nomeadamente o contexto socioprofissional dos pais e as suas influências nas práticas de consumo dos filhos. O seu objectivo é o de conhecer as práticas e representações de consumo familiar, verificando em que medida “o contexto socioprofissional dos agregados familiares influencia as práticas de consumo familiar”, e até que ponto “os pais são influenciadores das práticas de consumo dos filhos”. Em termos metodológicos propôs-se às famílias o preenchimento de Listas de Despesa, durante seis meses, detalhando as suas receitas e os seus gastos mensais, especificando ainda os gastos específicos com os filhos. Simultaneamente desenvolveu-se um grupo focal com estas famílias. Relativamente aos filhos foram aplicadas as seguintes técnicas de investigação: entrevista exploratória, feitura de desenhos e grupo focal. Pode concluir-se que se está perante um contexto familiar diferente do padrão de consumo familiar nacional, e há aspectos muito importantes a serem trabalhados com as famílias. Para tal, e no seguimento das conclusões do trabalho, elaborou-se uma proposta de intervenção comunitária visando a sensibilização para as questões do consumismo, de forma a alertar para a importância da Educação e Literacia Financeira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01T00:00:00Z
2011-07
2012-04-10T15:08:06Z
2013-05-20T13:54:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/728
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131616110444544