Do Lúdico ao Concreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cléia Pereira dos Santos, Dione, de Oliveira Rosa, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.30754
Resumo: A Geometria na educação brasileira dentro de seu contexto, muitas vezes é passada de maneira muito rápida e com pouca preparação, não havendo assim um processo de ensino-aprendizagem bem absorvido pelos alunos. O objetivo deste artigo é descritivo, levando os alunos a aprenderem observando a montagem feita pela professora, registrando passo a passo, viabilizando um crescimento e desenvolvimento de cada Figura Geométrica. Este artigo tem o objetivo de mostrar novos métodos no processo de aprendizagem da Geometria para levar os alunos a maneiras diferentes de compreeensão do tema. A coleta de dados foi analisada pela Observação Direta, onde o professor observou as dificudades de cada aluno. A análise usada foi a prescritiva, levando o aluno a verificar os possíveis erros e corrigir antes da montagem das figuras. Os resultados obtidos foram facilmente percebidos no processo de aprendizagem dos alunos.
id RCAP_f8e6cd5df9e87f75ee134c67d4bb81e7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do Lúdico ao ConcretoNúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasA Geometria na educação brasileira dentro de seu contexto, muitas vezes é passada de maneira muito rápida e com pouca preparação, não havendo assim um processo de ensino-aprendizagem bem absorvido pelos alunos. O objetivo deste artigo é descritivo, levando os alunos a aprenderem observando a montagem feita pela professora, registrando passo a passo, viabilizando um crescimento e desenvolvimento de cada Figura Geométrica. Este artigo tem o objetivo de mostrar novos métodos no processo de aprendizagem da Geometria para levar os alunos a maneiras diferentes de compreeensão do tema. A coleta de dados foi analisada pela Observação Direta, onde o professor observou as dificudades de cada aluno. A análise usada foi a prescritiva, levando o aluno a verificar os possíveis erros e corrigir antes da montagem das figuras. Os resultados obtidos foram facilmente percebidos no processo de aprendizagem dos alunos.Geometry in Brazilian education within its context is often passed very quickly and with little preparation, thus not having a teaching-learning process well absorbed by students. The purpose of this article is descriptive, leading students to learn by observing the assembly made by the teacher, registering step by step, enabling the growth and development of each Geometric Figure. This article has the functionality of applying the Constructivism Methodology, making the students the center of the learning process, and the teacher knowing that his role is central in the process of planning, mediation, support and encouragement to students. The main purpose of building these Geometric Figures is to assess the fundamental importance of play for the physical and mental development of the student, helping them in the construction of knowledge.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30754por1646-2335Silva, PedroCléia Pereira dos Santos, Dionede Oliveira Rosa, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.709894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do Lúdico ao Concreto
title Do Lúdico ao Concreto
spellingShingle Do Lúdico ao Concreto
Silva, Pedro
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas
title_short Do Lúdico ao Concreto
title_full Do Lúdico ao Concreto
title_fullStr Do Lúdico ao Concreto
title_full_unstemmed Do Lúdico ao Concreto
title_sort Do Lúdico ao Concreto
author Silva, Pedro
author_facet Silva, Pedro
Cléia Pereira dos Santos, Dione
de Oliveira Rosa, Tiago
author_role author
author2 Cléia Pereira dos Santos, Dione
de Oliveira Rosa, Tiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro
Cléia Pereira dos Santos, Dione
de Oliveira Rosa, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas
topic Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas
description A Geometria na educação brasileira dentro de seu contexto, muitas vezes é passada de maneira muito rápida e com pouca preparação, não havendo assim um processo de ensino-aprendizagem bem absorvido pelos alunos. O objetivo deste artigo é descritivo, levando os alunos a aprenderem observando a montagem feita pela professora, registrando passo a passo, viabilizando um crescimento e desenvolvimento de cada Figura Geométrica. Este artigo tem o objetivo de mostrar novos métodos no processo de aprendizagem da Geometria para levar os alunos a maneiras diferentes de compreeensão do tema. A coleta de dados foi analisada pela Observação Direta, onde o professor observou as dificudades de cada aluno. A análise usada foi a prescritiva, levando o aluno a verificar os possíveis erros e corrigir antes da montagem das figuras. Os resultados obtidos foram facilmente percebidos no processo de aprendizagem dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.30754
url https://doi.org/10.25755/int.30754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133546483286016