Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Paula Marisa Fortunato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Ana Paula Loução
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14946
Resumo: Este artigo tem por objetivo contribuir para a clarificação da definição de dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) em geral e na leitura, em particular. Adicionalemnte, são apresentados resultados de um estudo quantitativo e é delineada, a partir destes resultados, uma forma de atuação face aos problemas na leitura, onde se inserem as DAE, que toma o nome de Modelo Educativo Preventivo.
id RCAP_f9022401228674500427582831026192
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leituraFor a better understanding of specific reading disabilities in readingDificuldades de aprendizagem específicasLeituraDislexiaEste artigo tem por objetivo contribuir para a clarificação da definição de dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) em geral e na leitura, em particular. Adicionalemnte, são apresentados resultados de um estudo quantitativo e é delineada, a partir destes resultados, uma forma de atuação face aos problemas na leitura, onde se inserem as DAE, que toma o nome de Modelo Educativo Preventivo.This paper aims to contribute to the clarification of the definition of specific learning disabilities (SLD) in general and in reading, in particular. Additionally, results of a quantitative study are outlined and, based on these results, a way of acting against the problems in reading, including SLD, which is called Preventive Educational Model.Este trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com uma bolsa PROTEC, com a referência SFRH/PROTEC/67381/2010.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBVaz, Paula Marisa FortunatoMartins, Ana Paula Loução2018-01-19T09:30:26Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14946porVaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução (2017). Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura = For a better understanding of specific reading disabilities in reading. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 11, p. 129-1332386-741810.17979/reipe.2017.0.11.2586info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:45.327492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
For a better understanding of specific reading disabilities in reading
title Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
spellingShingle Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
Vaz, Paula Marisa Fortunato
Dificuldades de aprendizagem específicas
Leitura
Dislexia
title_short Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
title_full Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
title_fullStr Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
title_full_unstemmed Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
title_sort Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
author Vaz, Paula Marisa Fortunato
author_facet Vaz, Paula Marisa Fortunato
Martins, Ana Paula Loução
author_role author
author2 Martins, Ana Paula Loução
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Paula Marisa Fortunato
Martins, Ana Paula Loução
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem específicas
Leitura
Dislexia
topic Dificuldades de aprendizagem específicas
Leitura
Dislexia
description Este artigo tem por objetivo contribuir para a clarificação da definição de dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) em geral e na leitura, em particular. Adicionalemnte, são apresentados resultados de um estudo quantitativo e é delineada, a partir destes resultados, uma forma de atuação face aos problemas na leitura, onde se inserem as DAE, que toma o nome de Modelo Educativo Preventivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-19T09:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14946
url http://hdl.handle.net/10198/14946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução (2017). Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura = For a better understanding of specific reading disabilities in reading. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 11, p. 129-133
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.11.2586
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135295690506240