Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14946 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo contribuir para a clarificação da definição de dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) em geral e na leitura, em particular. Adicionalemnte, são apresentados resultados de um estudo quantitativo e é delineada, a partir destes resultados, uma forma de atuação face aos problemas na leitura, onde se inserem as DAE, que toma o nome de Modelo Educativo Preventivo. |
id |
RCAP_f9022401228674500427582831026192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14946 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leituraFor a better understanding of specific reading disabilities in readingDificuldades de aprendizagem específicasLeituraDislexiaEste artigo tem por objetivo contribuir para a clarificação da definição de dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) em geral e na leitura, em particular. Adicionalemnte, são apresentados resultados de um estudo quantitativo e é delineada, a partir destes resultados, uma forma de atuação face aos problemas na leitura, onde se inserem as DAE, que toma o nome de Modelo Educativo Preventivo.This paper aims to contribute to the clarification of the definition of specific learning disabilities (SLD) in general and in reading, in particular. Additionally, results of a quantitative study are outlined and, based on these results, a way of acting against the problems in reading, including SLD, which is called Preventive Educational Model.Este trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com uma bolsa PROTEC, com a referência SFRH/PROTEC/67381/2010.Universidade da CoruñaBiblioteca Digital do IPBVaz, Paula Marisa FortunatoMartins, Ana Paula Loução2018-01-19T09:30:26Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14946porVaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução (2017). Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura = For a better understanding of specific reading disabilities in reading. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 11, p. 129-1332386-741810.17979/reipe.2017.0.11.2586info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:35:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:45.327492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura For a better understanding of specific reading disabilities in reading |
title |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura |
spellingShingle |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura Vaz, Paula Marisa Fortunato Dificuldades de aprendizagem específicas Leitura Dislexia |
title_short |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura |
title_full |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura |
title_fullStr |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura |
title_full_unstemmed |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura |
title_sort |
Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura |
author |
Vaz, Paula Marisa Fortunato |
author_facet |
Vaz, Paula Marisa Fortunato Martins, Ana Paula Loução |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ana Paula Loução |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Paula Marisa Fortunato Martins, Ana Paula Loução |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem específicas Leitura Dislexia |
topic |
Dificuldades de aprendizagem específicas Leitura Dislexia |
description |
Este artigo tem por objetivo contribuir para a clarificação da definição de dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) em geral e na leitura, em particular. Adicionalemnte, são apresentados resultados de um estudo quantitativo e é delineada, a partir destes resultados, uma forma de atuação face aos problemas na leitura, onde se inserem as DAE, que toma o nome de Modelo Educativo Preventivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-19T09:30:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14946 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vaz, Paula Marisa Fortunato; Martins, Ana Paula Loução (2017). Para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem específicas na leitura = For a better understanding of specific reading disabilities in reading. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. ISSN 2386-7418. 11, p. 129-133 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.11.2586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135295690506240 |