Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Paulo Castro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Subtil, Inês, Dias, Ricardo Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29429
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre o campo cultural em situação de confinamento a partir da experiência portuguesa em tempo de Covid-19. O texto centra-se nos conceitos de campo cultural, estratégias e linguagem de adaptação, cultura de tradição seletiva e seleção cultural para enquadrar as disputas, as adaptações e os potenciais processos de seleção cultural que se evidenciaram no primeiro período do confinamento, em março de 2020. Metodologicamente, a pesquisa sustentou-se numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas exploratórias com atores culturais para propor um modelo de adaptação da produção cultural em tempo de crise. Os resultados evidenciam que o campo cultural se dividiu em três grandes “equipas”: a dos “bloqueados”, em que a seleção cultural foi forte e há perdas que precisam de ser identificadas; a dos “enculturados”, pouco afetada e em que a criação cultural se encultura no confinamento e no chamado “novo normal”; e a dos “adaptados” que utilizou adaptações estratégicas como o recurso ao digital (Instagram, YouTube, etc.) e a processos mistos (como eventos em formato live streaming), a infraestrutura urbana como infraestrutura cultural (varandas, fachadas, etc.), a novos formatos de eventos automobilizados (como o Drive In Musical), e a públicos produtores, que devemos interrogar se serão tendências de futuro.
id RCAP_f90b045d3542d4ecb530a379da91f21d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19Enculturated, blocked and adapted: culture in Portugal in Covid-19 timesCultura em Tempo de Covid-19; Seleção Cultural; Estratégias e Linguagens de Adaptação.Este artigo pretende refletir sobre o campo cultural em situação de confinamento a partir da experiência portuguesa em tempo de Covid-19. O texto centra-se nos conceitos de campo cultural, estratégias e linguagem de adaptação, cultura de tradição seletiva e seleção cultural para enquadrar as disputas, as adaptações e os potenciais processos de seleção cultural que se evidenciaram no primeiro período do confinamento, em março de 2020. Metodologicamente, a pesquisa sustentou-se numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas exploratórias com atores culturais para propor um modelo de adaptação da produção cultural em tempo de crise. Os resultados evidenciam que o campo cultural se dividiu em três grandes “equipas”: a dos “bloqueados”, em que a seleção cultural foi forte e há perdas que precisam de ser identificadas; a dos “enculturados”, pouco afetada e em que a criação cultural se encultura no confinamento e no chamado “novo normal”; e a dos “adaptados” que utilizou adaptações estratégicas como o recurso ao digital (Instagram, YouTube, etc.) e a processos mistos (como eventos em formato live streaming), a infraestrutura urbana como infraestrutura cultural (varandas, fachadas, etc.), a novos formatos de eventos automobilizados (como o Drive In Musical), e a públicos produtores, que devemos interrogar se serão tendências de futuro.Repositório da Universidade de LisboaSeixas, Paulo CastroSubtil, InêsDias, Ricardo Cunha2023-11-17T14:41:01Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29429porCastro Seixas, P., Subtil, I. ., & Cunha Dias, R. . (2021). ENCULTURADOS, BLOQUEADOS E ADAPTADOS: A CULTURA EM PORTUGAL EM TEMPO DE COVID-19. Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(6), 1–19.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-19T01:31:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:07.188861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
Enculturated, blocked and adapted: culture in Portugal in Covid-19 times
title Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
spellingShingle Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
Seixas, Paulo Castro
Cultura em Tempo de Covid-19; Seleção Cultural; Estratégias e Linguagens de Adaptação.
title_short Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
title_full Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
title_fullStr Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
title_full_unstemmed Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
title_sort Enculturados, bloqueados e adaptados: a cultura em portugal em tempo de covid-19
author Seixas, Paulo Castro
author_facet Seixas, Paulo Castro
Subtil, Inês
Dias, Ricardo Cunha
author_role author
author2 Subtil, Inês
Dias, Ricardo Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Paulo Castro
Subtil, Inês
Dias, Ricardo Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura em Tempo de Covid-19; Seleção Cultural; Estratégias e Linguagens de Adaptação.
topic Cultura em Tempo de Covid-19; Seleção Cultural; Estratégias e Linguagens de Adaptação.
description Este artigo pretende refletir sobre o campo cultural em situação de confinamento a partir da experiência portuguesa em tempo de Covid-19. O texto centra-se nos conceitos de campo cultural, estratégias e linguagem de adaptação, cultura de tradição seletiva e seleção cultural para enquadrar as disputas, as adaptações e os potenciais processos de seleção cultural que se evidenciaram no primeiro período do confinamento, em março de 2020. Metodologicamente, a pesquisa sustentou-se numa abordagem qualitativa através da realização de entrevistas exploratórias com atores culturais para propor um modelo de adaptação da produção cultural em tempo de crise. Os resultados evidenciam que o campo cultural se dividiu em três grandes “equipas”: a dos “bloqueados”, em que a seleção cultural foi forte e há perdas que precisam de ser identificadas; a dos “enculturados”, pouco afetada e em que a criação cultural se encultura no confinamento e no chamado “novo normal”; e a dos “adaptados” que utilizou adaptações estratégicas como o recurso ao digital (Instagram, YouTube, etc.) e a processos mistos (como eventos em formato live streaming), a infraestrutura urbana como infraestrutura cultural (varandas, fachadas, etc.), a novos formatos de eventos automobilizados (como o Drive In Musical), e a públicos produtores, que devemos interrogar se serão tendências de futuro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-11-17T14:41:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29429
url http://hdl.handle.net/10400.5/29429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castro Seixas, P., Subtil, I. ., & Cunha Dias, R. . (2021). ENCULTURADOS, BLOQUEADOS E ADAPTADOS: A CULTURA EM PORTUGAL EM TEMPO DE COVID-19. Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(6), 1–19.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135139018571776