A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Carlos A. Vilar
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/773
Resumo: Parte-se da análise do fenómeno da privatização na educação e da qualidade da gestão privada para se questionar, num primeiro momento, a imputação apriorística dos padrões de qualidade ao ensino privado dentro do contexto mais amplo das políticas neoliberais aplicadas à educação. Num segundo momento, analisar-se-á esta mesma problemática tendo em conta o contexto português e, designadamente, algumas tentativas actuais para inverter o paradigma de excelência tradicionalmente alocado no ensino público a favor, agora, do ensino privado. O artigo termina com uma análise à privatização da qualidade e suas implicações em termos de "privação" de direitos.
id RCAP_f92d5bfa7cddc5c27943246853be09f3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"PrivatizaçãoQualidade totalPrivatizationTotal qualityParte-se da análise do fenómeno da privatização na educação e da qualidade da gestão privada para se questionar, num primeiro momento, a imputação apriorística dos padrões de qualidade ao ensino privado dentro do contexto mais amplo das políticas neoliberais aplicadas à educação. Num segundo momento, analisar-se-á esta mesma problemática tendo em conta o contexto português e, designadamente, algumas tentativas actuais para inverter o paradigma de excelência tradicionalmente alocado no ensino público a favor, agora, do ensino privado. O artigo termina com uma análise à privatização da qualidade e suas implicações em termos de "privação" de direitos.This text examines the phenomenon of privatization in education and the quality of privately managed education in order to question, in the first instance, the a priori attribution of quality standards to private education in the wider context of the neo-liberal policies which have been applied to education. Secondly, these issues are examined in the specific Portuguese context, and in particular we look at some current attempts to apply the concept of excellence, traditionally allocated to public education, in favour of private education. The article concludes with an analysis of the privatization of quality and its implications in terms of "privation" of rights.En partant de l’analyse du phénomène de la privatisation en éducation et de la qualité de la gestion privée, on questionnne, dans un premier temps, l’imputation aprioristique des patrons de qualité à l’enseignement privé dans le context plus ample des politiques néoliberales appliquées à l’éducation. Dans un deuxième temps, on analyse cette problématique tenant compte du contexte portugais et, notamment, de quelques tentatives actuelles pour invertir le paradigme de l’excellence traditionnellement associé à l’enseignement public en faveur, à l’heure actuelle, de l’enseignement privée. Cet article termine par l’analyse de la privatisation de la qualité et de ses implications em termes de "privation" de droits.Se parte del análisis del fenómeno de la privatización en la educación y de la calidad de la gestión privada para cuestionarse, en un primer momento, la imputación apriorística de los patrones de la calidad a la enseñanza privada dentro del contexto más amplio de las políticas neoliberales aplicadas a la educación. En un segundo momento, se analiza esta misma problemática teniendo en cuenta el contexto portugués y designadamente algunas tentativas actuales para invertir el paradigma de excelencia tradicionalmente alocado en la enseñanza pública a favor, ahora, de la enseñanza privada. El artículo termina con un análisis de la privatización de la calidad y sus implicaciones en términos de «privación» de derechos.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-20T14:50:01Z1998-09-01T00:00:00Z1998-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/773por0873-6529Estêvão, Carlos A. Vilarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:46.841569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
title A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
spellingShingle A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
Estêvão, Carlos A. Vilar
Privatização
Qualidade total
Privatization
Total quality
title_short A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
title_full A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
title_fullStr A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
title_full_unstemmed A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
title_sort A privatização da qualidade na educação e as suas "privações"
author Estêvão, Carlos A. Vilar
author_facet Estêvão, Carlos A. Vilar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Carlos A. Vilar
dc.subject.por.fl_str_mv Privatização
Qualidade total
Privatization
Total quality
topic Privatização
Qualidade total
Privatization
Total quality
description Parte-se da análise do fenómeno da privatização na educação e da qualidade da gestão privada para se questionar, num primeiro momento, a imputação apriorística dos padrões de qualidade ao ensino privado dentro do contexto mais amplo das políticas neoliberais aplicadas à educação. Num segundo momento, analisar-se-á esta mesma problemática tendo em conta o contexto português e, designadamente, algumas tentativas actuais para inverter o paradigma de excelência tradicionalmente alocado no ensino público a favor, agora, do ensino privado. O artigo termina com uma análise à privatização da qualidade e suas implicações em termos de "privação" de direitos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-09-01T00:00:00Z
1998-09
2008-11-20T14:50:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/773
url http://hdl.handle.net/10071/773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134747204517888