Uma faca de dois gumes?: As atitudes face aos papéis de género e a qualidade da relação amorosa: Um modelo de mediação condicionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23990 |
Resumo: | As relações amorosas são centrais para a existência humana e contribuem positivamente para o funcionamento das diferentes áreas da vida adulta. Todavia, estas diferem em qualidade. O sucesso ou fracasso na construção de relações amorosas de alta qualidade pode moldar as trajetórias de bem-estar dos indivíduos ao longo da vida. Por isso, torna-se fundamental compreender que fatores podem estar associados a maior ou menor qualidade. As atitudes face aos papéis de género são um preditor da qualidade da relação amorosa. O presente estudo tem como objetivo estudar esta associação e analisar o compromisso no trabalho e na relação amorosa enquanto seu mecanismo explicativo, operacionalizado através do indicador de match versus mismatch do compromisso. Ademais, este estudo explora os ganhos relativos como variável moderadora. Uma amostra de 512 participantes respondeu a um questionário. Os resultados confirmam a associação entre as atitudes face aos papéis de género e a qualidade da relação amorosa, tal que quanto mais igualitárias forem as atitudes, maior é a qualidade da relação percebida. Ainda, a evidência empírica sugere que o match versus mismatch do compromisso medeia a relação entre as atitudes face aos papéis de género e a qualidade da relação amorosa e que os ganhos relativos condicionam esta mediação. A qualidade da relação amorosa só é tanto maior quanto maior for o mismatch para relação para os indivíduos que se encontram em relações amorosas em que ambos ganham o mesmo ou o homem ganha mais do que a mulher. As implicações teóricas e práticas são discutidas. |
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Uma faca de dois gumes?: As atitudes face aos papéis de género e a qualidade da relação amorosa: Um modelo de mediação condicionadaAtitudes face aos papéis de géneroMatch versus mismatch do compromissoQualidade da relação amorosaGanhos relativosAttitudes towards gender rolesMatch versus mismatch of commitmentRomantic relationship qualityRelative incomeAs relações amorosas são centrais para a existência humana e contribuem positivamente para o funcionamento das diferentes áreas da vida adulta. Todavia, estas diferem em qualidade. O sucesso ou fracasso na construção de relações amorosas de alta qualidade pode moldar as trajetórias de bem-estar dos indivíduos ao longo da vida. Por isso, torna-se fundamental compreender que fatores podem estar associados a maior ou menor qualidade. As atitudes face aos papéis de género são um preditor da qualidade da relação amorosa. O presente estudo tem como objetivo estudar esta associação e analisar o compromisso no trabalho e na relação amorosa enquanto seu mecanismo explicativo, operacionalizado através do indicador de match versus mismatch do compromisso. Ademais, este estudo explora os ganhos relativos como variável moderadora. Uma amostra de 512 participantes respondeu a um questionário. Os resultados confirmam a associação entre as atitudes face aos papéis de género e a qualidade da relação amorosa, tal que quanto mais igualitárias forem as atitudes, maior é a qualidade da relação percebida. Ainda, a evidência empírica sugere que o match versus mismatch do compromisso medeia a relação entre as atitudes face aos papéis de género e a qualidade da relação amorosa e que os ganhos relativos condicionam esta mediação. A qualidade da relação amorosa só é tanto maior quanto maior for o mismatch para relação para os indivíduos que se encontram em relações amorosas em que ambos ganham o mesmo ou o homem ganha mais do que a mulher. As implicações teóricas e práticas são discutidas.Romantic relationships are central to human existence and positively contribute to the functioning of different areas of adulthood. However, these differ in quality. Success or failure in building high-quality romantic relationships can shape individuals' well-being trajectories throughout their lives. Therefore, it is essential to understand which factors can be associated with greater or lesser quality. Attitudes towards gender roles are a predictor of romantic relationship quality. The present study aims to study this association and analyze the commitment at work and in romantic relationship as its explanatory mechanism, operationalized through the match versus mismatch indicator of commitment. In addition, this study explores relative income as a moderating variable. A sample of 512 participants answered a questionnaire. The results confirm the association between attitudes towards gender roles and romantic relationship quality, such that the more egalitarian the attitudes, the greater the perceived relationship quality. Furthermore, empirical evidence suggests that the match versus mismatch of commitment mediates the relationship between attitudes towards gender roles and romantic relationship quality and that relative income shape this mediation. The romantic relationship quality is only greater the greater the mismatch for the relationship for individuals who are in romantic relationships in which both earn the same or the man earns more than the woman. Theoretical and practical implications are discussed.2022-01-11T11:36:21Z2021-12-15T00:00:00Z2021-12-152021-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23990TID:202833097porManuel, Marleneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:24.782051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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