Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14142 |
Resumo: | Investigações sobre gamificação e sobre o uso de jogos para a aprendizagem têm ocupado alguns espaços no universo acadêmico-científico, sobretudo nos âmbitos de pesquisa em educação. Contudo, dado o caráter multidisciplinar desses assuntos, é de se esperar que certos temas e elementos permaneçam ausentes ou pouco presentes nas investigações feitas até mesmo em escala global. Exemplo disso é o objeto de estudo deste trabalho: o subgênero de jogos chamado metroidvania. Composto de várias características combinadas que, juntas, tornam-no único – como o foco em exploração, o sistema de progressão de personagem, os mecanismos de bloqueio e desbloqueio de itens e locais, a customização da experiência de jogar, a construção contínua do mapa do jogo, entre outras –, esse subgênero, seus vários potenciais e elementos constituintes permanecem inexplorados nos campos da gamificação e da própria educação em si. Enquanto várias características de jogos – como medalhas, pontos e rankings – já foram exaustivamente utilizados nessas áreas, o uso de jogos metroidvania, ou sequer a sua menção, ainda constitui uma lacuna de investigação, tendo pouquíssima representação. Desse modo, este trabalho visou preencher parte dessa lacuna: com o objetivo de analisar esses jogos e desenvolver um modelo pedagógico baseado nas suas características, utilizouse os preceitos da Design Science Research para criar tal artefato e avaliá-lo em contextos de e-learning. O modelo pedagógico desenvolvido e testado, bem como toda a análise e conhecimento gerados aqui, constituem resultados deste trabalho a fim de contribuir com a investigação nessa área ainda tão pouco explorada. |
id |
RCAP_f956fbf8096c650022236569a57385b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvaniaDevelopment and evaluation of a pedagogical model based on metroidvania gamesMetroidvaniaModelos pedagógicosAprendizagemJogos digitaisGamificaçãoElearningPedagogical modelDigital game-based LearningGamificationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasInvestigações sobre gamificação e sobre o uso de jogos para a aprendizagem têm ocupado alguns espaços no universo acadêmico-científico, sobretudo nos âmbitos de pesquisa em educação. Contudo, dado o caráter multidisciplinar desses assuntos, é de se esperar que certos temas e elementos permaneçam ausentes ou pouco presentes nas investigações feitas até mesmo em escala global. Exemplo disso é o objeto de estudo deste trabalho: o subgênero de jogos chamado metroidvania. Composto de várias características combinadas que, juntas, tornam-no único – como o foco em exploração, o sistema de progressão de personagem, os mecanismos de bloqueio e desbloqueio de itens e locais, a customização da experiência de jogar, a construção contínua do mapa do jogo, entre outras –, esse subgênero, seus vários potenciais e elementos constituintes permanecem inexplorados nos campos da gamificação e da própria educação em si. Enquanto várias características de jogos – como medalhas, pontos e rankings – já foram exaustivamente utilizados nessas áreas, o uso de jogos metroidvania, ou sequer a sua menção, ainda constitui uma lacuna de investigação, tendo pouquíssima representação. Desse modo, este trabalho visou preencher parte dessa lacuna: com o objetivo de analisar esses jogos e desenvolver um modelo pedagógico baseado nas suas características, utilizouse os preceitos da Design Science Research para criar tal artefato e avaliá-lo em contextos de e-learning. O modelo pedagógico desenvolvido e testado, bem como toda a análise e conhecimento gerados aqui, constituem resultados deste trabalho a fim de contribuir com a investigação nessa área ainda tão pouco explorada.Investigations into gamification and into the use of games for learning have occupied some spaces in the academic-scientific universe, especially in the areas like research in education. However, given the multidisciplinary character of these subjects, it is to be expected that certain themes and elements remain absent or not well represented in investigations carried out even on a global scale. An example of this is the object of study of this work: the subgenre of games called metroidvania. Composed of several features combined that together make it unique – such as the focus on exploration, the character progression system, the mechanics of locking and unlocking items and locations, the customization of the playing experience, the continuous construction of the map game, among others – this subgenre, its various potentials and constituent elements remain unexplored in the fields of gamification and education itself. While several game features – such as medals, points and rankings – have already been extensively used in these areas, the use of metroidvania games, or even mentioning them, still constitutes a research gap, with very little representation. Thus, this work aimed to fill part of this gap: with the aim of analyzing these games and developing a pedagogical model based on their characteristics, the precepts of Design Science Research were used to create such an artifact and evaluate it in e-learning contexts. The pedagogical model developed and tested, as well as all the analysis and knowledge generated here, are results of this work in order to contribute to research in this area that is still so scarcely explored.A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Bidarra, JoséRepositório AbertoGarcia, Jardel2023-06-29T16:07:28Z2023-05-232023-06-292023-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14142TID:203333071porGarcia, Jardel - Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2023. 177 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:07.068207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania Development and evaluation of a pedagogical model based on metroidvania games |
title |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania |
spellingShingle |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania Garcia, Jardel Metroidvania Modelos pedagógicos Aprendizagem Jogos digitais Gamificação Elearning Pedagogical model Digital game-based Learning Gamification ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania |
title_full |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania |
title_fullStr |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania |
title_sort |
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania |
author |
Garcia, Jardel |
author_facet |
Garcia, Jardel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bidarra, José Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Jardel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metroidvania Modelos pedagógicos Aprendizagem Jogos digitais Gamificação Elearning Pedagogical model Digital game-based Learning Gamification ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Metroidvania Modelos pedagógicos Aprendizagem Jogos digitais Gamificação Elearning Pedagogical model Digital game-based Learning Gamification ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
Investigações sobre gamificação e sobre o uso de jogos para a aprendizagem têm ocupado alguns espaços no universo acadêmico-científico, sobretudo nos âmbitos de pesquisa em educação. Contudo, dado o caráter multidisciplinar desses assuntos, é de se esperar que certos temas e elementos permaneçam ausentes ou pouco presentes nas investigações feitas até mesmo em escala global. Exemplo disso é o objeto de estudo deste trabalho: o subgênero de jogos chamado metroidvania. Composto de várias características combinadas que, juntas, tornam-no único – como o foco em exploração, o sistema de progressão de personagem, os mecanismos de bloqueio e desbloqueio de itens e locais, a customização da experiência de jogar, a construção contínua do mapa do jogo, entre outras –, esse subgênero, seus vários potenciais e elementos constituintes permanecem inexplorados nos campos da gamificação e da própria educação em si. Enquanto várias características de jogos – como medalhas, pontos e rankings – já foram exaustivamente utilizados nessas áreas, o uso de jogos metroidvania, ou sequer a sua menção, ainda constitui uma lacuna de investigação, tendo pouquíssima representação. Desse modo, este trabalho visou preencher parte dessa lacuna: com o objetivo de analisar esses jogos e desenvolver um modelo pedagógico baseado nas suas características, utilizouse os preceitos da Design Science Research para criar tal artefato e avaliá-lo em contextos de e-learning. O modelo pedagógico desenvolvido e testado, bem como toda a análise e conhecimento gerados aqui, constituem resultados deste trabalho a fim de contribuir com a investigação nessa área ainda tão pouco explorada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-29T16:07:28Z 2023-05-23 2023-06-29 2023-05-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/14142 TID:203333071 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/14142 |
identifier_str_mv |
TID:203333071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Garcia, Jardel - Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos metroidvania [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2023. 177 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135126234333185 |