A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1425 |
Resumo: | Para além da escassez de materiais didácticos adequados, destaca-se a falta de conhecimentos históricos dos professores para a utilização de História da matemática no seu ensino. Aponta-se assim, a necessidade de formação dos professores neste domínio devendo perseguir três grandes objectivos complementares (1) conhecer e apreciar o passado da matemática (função informativa); (2) aprofundar a própria compreensão da forma como se constrói o conhecimento matemático (função epistemológica); (3) incorporar, reflectida e adequadamente, material histórico no seu ensino (função didáctica). O estudo que se apresenta aponta para a necessidade de criação, organização e validação de bons materiais de ensino |
id |
RCAP_f969d104cd1a47ea0c42c8100a04c510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1425 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidasEnsino BásicoFormação de professoresHistória das ciências/matemáticaEstratégia de ensinoGrandezas e medidasPara além da escassez de materiais didácticos adequados, destaca-se a falta de conhecimentos históricos dos professores para a utilização de História da matemática no seu ensino. Aponta-se assim, a necessidade de formação dos professores neste domínio devendo perseguir três grandes objectivos complementares (1) conhecer e apreciar o passado da matemática (função informativa); (2) aprofundar a própria compreensão da forma como se constrói o conhecimento matemático (função epistemológica); (3) incorporar, reflectida e adequadamente, material histórico no seu ensino (função didáctica). O estudo que se apresenta aponta para a necessidade de criação, organização e validação de bons materiais de ensinoAssociação de Professores de MatemáticaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoJorge, FátimaCabrita, IsabelPaixão, Fátima2012-09-18T13:55:39Z2005-112005-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1425porJORGE, Fátima ; CABRITA, Isabel ; PAIXÃO, Fátima (2005) - A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas. In Atas do Encontro do PROFMAT, Évora, 9-12 de Novembro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:43Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:53.223340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas |
title |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas |
spellingShingle |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas Jorge, Fátima Ensino Básico Formação de professores História das ciências/matemática Estratégia de ensino Grandezas e medidas |
title_short |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas |
title_full |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas |
title_fullStr |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas |
title_full_unstemmed |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas |
title_sort |
A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas |
author |
Jorge, Fátima |
author_facet |
Jorge, Fátima Cabrita, Isabel Paixão, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Cabrita, Isabel Paixão, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Fátima Cabrita, Isabel Paixão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Formação de professores História das ciências/matemática Estratégia de ensino Grandezas e medidas |
topic |
Ensino Básico Formação de professores História das ciências/matemática Estratégia de ensino Grandezas e medidas |
description |
Para além da escassez de materiais didácticos adequados, destaca-se a falta de conhecimentos históricos dos professores para a utilização de História da matemática no seu ensino. Aponta-se assim, a necessidade de formação dos professores neste domínio devendo perseguir três grandes objectivos complementares (1) conhecer e apreciar o passado da matemática (função informativa); (2) aprofundar a própria compreensão da forma como se constrói o conhecimento matemático (função epistemológica); (3) incorporar, reflectida e adequadamente, material histórico no seu ensino (função didáctica). O estudo que se apresenta aponta para a necessidade de criação, organização e validação de bons materiais de ensino |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11 2005-11-01T00:00:00Z 2012-09-18T13:55:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1425 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
JORGE, Fátima ; CABRITA, Isabel ; PAIXÃO, Fátima (2005) - A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas. In Atas do Encontro do PROFMAT, Évora, 9-12 de Novembro. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130786916466688 |