Adaptação ao meio aquático : Estudo das relações entre as variáveis "Habilitação Académica" e "Experiência Profissional" e as metodologias utilizadas em diversas regiões de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Sofia Martins Castro dos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/9680
Resumo: Os benefícios ao nível do desenvolvimento psicomotor, emocional e cognitivo, promovidos pelas aulas de adaptação ao meio aquático para bebés e crianças, estão bem descritos por numerosos autores.Pretendemos com este estudo, efectuar uma reflexão sobre a prática desta actividade em Portugal. Para tal, efectuámos um levantamento de algumas instituições onde são leccionadas aulas de adaptação ao meio aquático ao longo do país e abordámos os respectivos professores, no sentido de averiguar a organização institucional e metodológica das aulas e a caracterização do professor que se encarrega das mesmas. Pretendemos também determinar a existência de assimetrias ao longo do país, ao nível da organização metodológica das aulas, bem como, verificar que tipo de influência é que a formação académica e a experiência profissional dos professores, desempenham nas percepções metodológicas e metodologias utilizadas.No que respeita aos resultados obtidos, verificámos que as opiniões dos professores relativamente ao seu papel de orientar individualmente cada par pai-mãe/bebé e à principal intervenção dos pais sobre o bebé, são distintas ao longo do país. O nível de instrução académica dos professores influencia somente o papel do professor em ser dinamizador destas aulas, não apresentando qualquer influência significativa, no que respeita às metodologias utilizadas nas aulas de adaptação ao meio aquático. Os professores mais experientes no trabalho com bebés, são os que apresentam algumas percepções e intervenções metodológicas mais adequadas, existindo uma influência da experiência profissional em determinadas percepções e intervenções metodológicas.Palavras-chave: Adaptação ao meio aquático, 1ª infância, metodologias, habilitações académicas, experiência profissional.
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