RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gonçalo Alexandre Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/101434
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_f982c2e82b409d0b576e572e32557e7c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/101434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL JOSÉ ESTÊVÃO, TOGETHER WITH CLASS F OF THE 11th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022 - "THE PERCEPTION OF STUDENTS, TEACHER AND STUDENT TEACHER, RELATED TO PEDAGOGICAL INTERVENTION IN PHYSICAL EDUCATION CLASS"Estágio PedagógicoEducação FísicaPrática PedagógicaAnálise ReflexivaPerceçãoPedagogical InternshipPhysical EducationPedagogical PracticeReflective AnalysisPerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento, denominado Relatório de Estágio, sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, realizado na Escola Secundária José Estêvão, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico no ano letivo de 2021/2022, inserido no plano curricular do 2º ano do Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Neste documento, poderemos observar a existência de três capítulos nos quais descrevemos e refletimos sobre os temas inerentemente ligados ao estágio pedagógico. O primeiro capítulo está relacionado com a contextualização da prática desenvolvida, contemplando as expetativas iniciais e a caracterização do contexto escolar. O segundo capítulo está associado à análise reflexiva daquela que foi a prática pedagógica, apresentando as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas nas várias áreas que integram o estágio pedagógico, assim como as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas desenvolvidas e a atitude ético-profissional. No terceiro e último capítulo, desenvolve-se o Tema-Problema, designado “A perceção dos alunos, professor orientador e estagiário, relativa à intervenção pedagógica na aula de Educação Física”. Com o desenvolvimento deste estudo, pretende-se analisar e refletir sobre as perceções do professor estagiário, dos alunos e professor orientador, sobre a intervenção pedagógica do professor estagiário, identificando as suas convergências e divergências. Como principais conclusões percebemos que a análise reflexiva, a implementação de estratégias e o aumento de experiência são fatores influentes na evolução do professor estagiário de forma transversal, devido ao aumento positivo das perceções de todos os inquiridos nas dimensões de instrução, planeamento e organização, relação pedagógica e avaliação, de um primeiro momento para outro.This document, called Internship Report on Supervised Pedagogical Practice, carried out at Escola Secundária José Estêvão, was developed within the curriculum unit of Pedagogical Internship in the school year 2021/2022, included in the curricular plan of the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.In this document, we can observe the existence of three chapters in which we describe and reflect on the themes inherently linked to the pedagogical internship. The first chapter is related to the contextualization of the practice developed, including the initial expectations and the characterization of the school context. The second chapter is associated with the reflective analysis of the pedagogical practice, presenting the difficulties experienced and the strategies used in the various areas that integrate the pedagogical internship, as well as the teaching-learning activities, the school organisation and management, the projects and educational partnerships developed and the ethical-professional attitude. The third and last chapter develops the Theme-Problem, called "The perception of the students, the supervising teacher and the trainee, concerning the pedagogical intervention in the lesson of Physical Education". This study aims to analyse and reflect on the perceptions of the trainee teacher, the students and the supervising teacher about the pedagogical intervention of the trainee teacher, identifying their convergences and divergences. As main conclusions we noticed that reflexive analysis, implementation of strategies and increased experience are influential factors in the evolution of the trainee teacher in a transversal way, due to the positive increase in the perceptions of all respondents in the dimensions of instruction, planning and organization, pedagogical relationship and evaluation, from one moment to another.KEY WORDS: Pedagogical Internship, Physical Education, Pedagogical Practice, Reflective Analysis, Perception.2022-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/101434http://hdl.handle.net/10316/101434TID:203055128porSantos, Gonçalo Alexandre Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-26T20:55:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:37.651685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED IN THE SECONDARY SCHOOL JOSÉ ESTÊVÃO, TOGETHER WITH CLASS F OF THE 11th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022 - "THE PERCEPTION OF STUDENTS, TEACHER AND STUDENT TEACHER, RELATED TO PEDAGOGICAL INTERVENTION IN PHYSICAL EDUCATION CLASS"
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
Santos, Gonçalo Alexandre Lopes
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Perception
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ ESTÊVÃO, JUNTO DA TURMA F DO 11º ANO, NO ANO LETIVO 2021/2022 - “A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORA ORIENTADORA E PROFESSOR ESTAGIÁRIO, RELATIVA À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA”
author Santos, Gonçalo Alexandre Lopes
author_facet Santos, Gonçalo Alexandre Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gonçalo Alexandre Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Perception
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção
Pedagogical Internship
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/101434
http://hdl.handle.net/10316/101434
TID:203055128
url http://hdl.handle.net/10316/101434
identifier_str_mv TID:203055128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134080475856896