Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Diogo André de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97430
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_32687b44cbcba6fee58c59693025197f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT BASIC SCHOOL No. 2 OF SÃO BERNARDO, WITH CLASS I OF THE 7th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021Estágio PedagógicoEducação FísicaPrática PedagógicaAnálise ReflexivaPerceção PedagógicaTeacher TrainingPhysical EducationPedagogical PracticeReflective AnalysisPedagogical PerceptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento, Relatório de Estágio Pedagógico, visa a análise reflexiva sobre a Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física, realizada na Escola Básica Nº2 de São Bernardo, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, junto da turma I do 7ºano de escolaridade, no ano letivo 2020/2021. Enquadra-se no Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Ao longo do presente documento, conseguimos observar a existência de três capítulos nos quais descrevemos e refletimos os temas intrinsecamente ligados ao Estágio Pedagógico. O primeiro capítulo é alusivo à contextualização da prática desenvolvida, composto pelas expectativas iniciais e pela caracterização do contexto. O segundo capítulo diz respeito à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, no qual realizamos uma reflexão aprofundada sobre as várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. No presente capítulo, detalhamos ainda todas as decisões tomadas, para enfrentar as novidades do ensino à distância. No terceiro e último capítulo, abordamos o desenvolvimento do Tema-Problema, designado “Perceção de estagiários e respetivos alunos e orientadores, sobre a intervenção pedagógica no contexto da aula de educação física”. Ao desenvolver este estudo, pretendemos analisar e refletir se a perceção dos alunos e do professor orientador, quanto à prática pedagógica dos professores estagiários, vai de encontro à sua auto perceção, verificando as suas concordâncias e discordâncias. Como principais conclusões realçamos que a reflexão, a implementação de estratégias e o aumento da experiência foram fatores preponderantes na evolução da prática pedagógica do professor estagiário, uma vez que conseguimos observar que do momento um para o momento dois existiu um aumento positivo da perceção de todos os intervenientes, nas cinco dimensões.This document, Teacher Training Report, aims at reflective analysis on Supervised Pedagogical Practice in Physical Education, held at Basic School Nº2 of São Bernardo, from the José Estêvão School Group, along with the class I of the 7th year of schooling, in the school year 2020/2021. It fits into the Master in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, held at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.Throughout this document, we observed three chapters describing and reflecting the themes intrinsically linked to the Pedagogical Internship. The first chapter is allusive to the contextualization of the developed practice, composed of the initial expectations and the characterization of the context. The second chapter concerns the reflective analysis of the pedagogical practice. We carry out an in-depth reflection on the various areas of the Teacher Training, namely the teaching-learning activities, the school organization and management of the educational projects, and partnerships and the attitude ethical-professional. In this chapter, we also detail all the adaptations made to face the novelties of distance learning. In the third and last chapter, we discuss the development of the Problem-Theme, called “Perception of trainees and their students and advisors, about pedagogical intervention in the context of physical education class.” In developing this study, we intend to analyze and reflect on whether the perception of the students and the guiding teacher regarding the pedagogical practice of the trainee teachers goes against their self-perception, checking their agreement and disagreement. As main conclusions, we emphasize that the reflection, the implementation of strategies, and the increase of the experience were preponderant factors in the evolution of the pedagogical practice of the trainee teacher since we were able to observe that from moment one to moment two, there was a positive increase in the perception of all the actors, in the five dimensions.2021-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97430http://hdl.handle.net/10316/97430TID:202809269porMachado, Diogo André de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:20Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.898022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
TEACHER TRAINING REPORT, DEVELOPED AT BASIC SCHOOL No. 2 OF SÃO BERNARDO, WITH CLASS I OF THE 7th YEAR, IN THE SCHOOL YEAR 2020/2021
title Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
Machado, Diogo André de Castro
Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção Pedagógica
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Pedagogical Perception
title_short Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_full Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica nº2 de São Bernardo, junto da turma I do 7º ano, no ano letivo de 2020/2021
author Machado, Diogo André de Castro
author_facet Machado, Diogo André de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Diogo André de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção Pedagógica
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Pedagogical Perception
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Prática Pedagógica
Análise Reflexiva
Perceção Pedagógica
Teacher Training
Physical Education
Pedagogical Practice
Reflective Analysis
Pedagogical Perception
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97430
http://hdl.handle.net/10316/97430
TID:202809269
url http://hdl.handle.net/10316/97430
identifier_str_mv TID:202809269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051601219584