Serious game em contexto de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, João Vítor Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11323
Resumo: O projeto “Serious Game em contexto de formação profissional” teve por objetivo explorar o potencial da utilização de Serious Games nas atividades de formação da PT Inovação SA. O projeto, que decorreu entre Janeiro de 2011 e Maio de 2013, incluiu a conceção, prototipagem e validação de um Serious Game destinado a familiarizar os novos colaboradores da PT Inovação SA com a organização física e lógica da empresa, para o que foi desenvolvido um ambiente realista que permite a navegação em alguns espaços de referência da empresa bem como o contacto com a estrutura dirigente e com alguns produtos. Em diversas fases do jogo o utilizador é convidado a realizar atividades pedagógicas que permite que tome consciência dos progressos de aprendizagem que está a realizar. O Serious Game desenvolvido foi validado com sucesso através de um modelo composto por parâmetros e estratégias de avaliação orientados para análise da usabilidade e do resultados de aprendizagem, tendo-se efectuado recolha de dados através de testes de usabilidade, observação direta não participativa, registo audiovisual, think-aloud protocol e questionário por inquérito pré e pós-sessão. As principais conclusões do trabalho realizado indicam que o Serious Game possui bom potencial enquanto instrumento de apoio à formação, pois possibilita uma aprendizagem rápida e eficaz promovendo positivamente para a integração do novo colaborador na empresa.
id RCAP_f9998aeaad24325416936e059b65fcfd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/11323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Serious game em contexto de formação profissionalComunicação multimédiaComunicações digitaisFormação profissionalJogos de computadorO projeto “Serious Game em contexto de formação profissional” teve por objetivo explorar o potencial da utilização de Serious Games nas atividades de formação da PT Inovação SA. O projeto, que decorreu entre Janeiro de 2011 e Maio de 2013, incluiu a conceção, prototipagem e validação de um Serious Game destinado a familiarizar os novos colaboradores da PT Inovação SA com a organização física e lógica da empresa, para o que foi desenvolvido um ambiente realista que permite a navegação em alguns espaços de referência da empresa bem como o contacto com a estrutura dirigente e com alguns produtos. Em diversas fases do jogo o utilizador é convidado a realizar atividades pedagógicas que permite que tome consciência dos progressos de aprendizagem que está a realizar. O Serious Game desenvolvido foi validado com sucesso através de um modelo composto por parâmetros e estratégias de avaliação orientados para análise da usabilidade e do resultados de aprendizagem, tendo-se efectuado recolha de dados através de testes de usabilidade, observação direta não participativa, registo audiovisual, think-aloud protocol e questionário por inquérito pré e pós-sessão. As principais conclusões do trabalho realizado indicam que o Serious Game possui bom potencial enquanto instrumento de apoio à formação, pois possibilita uma aprendizagem rápida e eficaz promovendo positivamente para a integração do novo colaborador na empresa.The "Serious Game in the context of vocational training" aimed at exploring the potential use of Serious Games in the professional training activities of PT Innovation SA. The project, which took place between September 2010 and June 2013, included design, prototyping and validation of a Serious Game intended to familiarize new employees of PT Innovation SA with the physical and logical organization of the company, for which was developed a realistic environment that allows navigation in some reference areas in the company, as well as the contact structure, and leading to some products. In various stages of the game the user is asked to perform educational activities that allow him to be aware of the progress of learning that is taking place. The Serious Game was validated successfully by a model consisting of parameters and assessment strategies oriented to analysis of usability and the learning outcomes, having made data collection through usability testing, not participatory direct observation, and audiovisual record; think-aloud protocol and questionnaire survey before and after the session. The main conclusions of the work indicate that the Serious Game has good potential as a tool of support training, since it enables a quick learning and it is effective and efficient in promoting positive integration of a new employee in the company.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:42Z2013-07-08T00:00:00Z2013-07-082014-07-08T11:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11323TID:201580586porMourão, João Vítor Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:20Zoai:ria.ua.pt:10773/11323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:46.896062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Serious game em contexto de formação profissional
title Serious game em contexto de formação profissional
spellingShingle Serious game em contexto de formação profissional
Mourão, João Vítor Rodrigues
Comunicação multimédia
Comunicações digitais
Formação profissional
Jogos de computador
title_short Serious game em contexto de formação profissional
title_full Serious game em contexto de formação profissional
title_fullStr Serious game em contexto de formação profissional
title_full_unstemmed Serious game em contexto de formação profissional
title_sort Serious game em contexto de formação profissional
author Mourão, João Vítor Rodrigues
author_facet Mourão, João Vítor Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, João Vítor Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Comunicações digitais
Formação profissional
Jogos de computador
topic Comunicação multimédia
Comunicações digitais
Formação profissional
Jogos de computador
description O projeto “Serious Game em contexto de formação profissional” teve por objetivo explorar o potencial da utilização de Serious Games nas atividades de formação da PT Inovação SA. O projeto, que decorreu entre Janeiro de 2011 e Maio de 2013, incluiu a conceção, prototipagem e validação de um Serious Game destinado a familiarizar os novos colaboradores da PT Inovação SA com a organização física e lógica da empresa, para o que foi desenvolvido um ambiente realista que permite a navegação em alguns espaços de referência da empresa bem como o contacto com a estrutura dirigente e com alguns produtos. Em diversas fases do jogo o utilizador é convidado a realizar atividades pedagógicas que permite que tome consciência dos progressos de aprendizagem que está a realizar. O Serious Game desenvolvido foi validado com sucesso através de um modelo composto por parâmetros e estratégias de avaliação orientados para análise da usabilidade e do resultados de aprendizagem, tendo-se efectuado recolha de dados através de testes de usabilidade, observação direta não participativa, registo audiovisual, think-aloud protocol e questionário por inquérito pré e pós-sessão. As principais conclusões do trabalho realizado indicam que o Serious Game possui bom potencial enquanto instrumento de apoio à formação, pois possibilita uma aprendizagem rápida e eficaz promovendo positivamente para a integração do novo colaborador na empresa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-08T00:00:00Z
2013-07-08
2014-07-08T11:00:00Z
2018-07-20T14:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/11323
TID:201580586
url http://hdl.handle.net/10773/11323
identifier_str_mv TID:201580586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137529058820096