A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2613 |
Resumo: | A Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio. |
id |
RCAP_f43067a8e200600fc6a0449fee4564a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2613 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacionalFormação contínuaProfessoresDesenvolvimento pessoalDesenvolvimento organizacionalA Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio.The in-service teachers training today, is a key to the development of any educational system. The very characteristics of society have created new demands in the domains of “knowing”, “know how” and especially “how to do” of the education professionals. In this context, in this study we intend to know how and in which way, in-school teachers training, fosters development of the teaching profession that combines the personal, professional and organizational needs. Regarding that objective, we developed a qualitative study, in a group of public schools, using semi structured interviews and covering teachers hierarchically organized from the top (management ), through middle management, to the base (teachers without assigned charges). The conclusions of the study are the fact that the teachers agree that school-centered training is an important factor of personal, professional and organizational development, however they admit that the implementation of this training model implies several limitations and constraints; they recognize that educational policies, in particular those pertaining the inservice teachers training is one of the main constraints to the implementation of this training model; they saw a need for profound changes in the future in this area.Simões, Maria de Fátima de JesusBranco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumGama, Natalina Maria Marques Cravo2014-11-12T12:32:02Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2613TID:201276941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:13.734676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
title |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
spellingShingle |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional Gama, Natalina Maria Marques Cravo Formação contínua Professores Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento organizacional |
title_short |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
title_full |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
title_fullStr |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
title_full_unstemmed |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
title_sort |
A formação contínua docente centrada na escola, contributos para um desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional |
author |
Gama, Natalina Maria Marques Cravo |
author_facet |
Gama, Natalina Maria Marques Cravo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Maria de Fátima de Jesus Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Natalina Maria Marques Cravo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua Professores Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento organizacional |
topic |
Formação contínua Professores Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento organizacional |
description |
A Formação Contínua Docente assume-me hoje como peça chave para o desenvolvimento de qualquer sistema educativo. As próprias características da sociedade têm criado novas exigências ao «saber», «saber fazer» e, sobretudo «saber como fazer» aos profissionais da educação. É neste âmbito, que pretendemos com este estudo conhecer como e de que forma a formação centrada na escola, favorece um desenvolvimento da profissão docente, em que conjuga as necessidades pessoais, profissionais e organizacionais. Tendo em conta aquele objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de um Agrupamento de Escolas Público, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e abrangendo docentes hierarquicamente organizados desde topo (gestão), passando pela gestão intermédia até à base (docentes sem cargo atribuído). Das conclusões do estudo, destacamos o facto de os professores concordarem que a formação contínua centrada na escola é um factor de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional, contudo na prática admitem que a implementação deste modelo de formação implica várias limitações e constrangimentos; reconhecem que as políticas educativas, nomeadamente as emanadas quanto à formação contínua constituem um dos principais constrangimentos à implementação deste modelo de formação; entendem serem necessárias no futuro mudanças profundas neste domínio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-11-12T12:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2613 TID:201276941 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2613 |
identifier_str_mv |
TID:201276941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136340040744960 |