As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Júlia Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37778
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_f9c7d9c79bafa0971c348f5af79b08e2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridadeThe interactions among students in group work in the learning of geometry: one experiment with 9th grade students51:372.851372.851:51Ciências Naturais::MatemáticasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente estudo reveste-se de uma natureza qualitativa, e tem por base dados recolhidos relativos aos comportamentos naturais dos alunos. Assim, com este estudo, pretende-se averiguar quais os padrões de interação dos alunos em grupo ao longo da realização de diferentes tipologias de tarefas, sem a presença do professor, assim como algumas das suas perceções sobre o trabalho de grupo. Nesse sentido formularam-se as seguintes questões: (1) Quais os padrões de interação entre os alunos ao longo da realização do trabalho de grupo? (2) De que forma é que a tipologia de tarefa influencia os padrões de interação no trabalho de grupo? (3) Quais as perceções dos alunos sobre a importância do grupo para a aprendizagem da Geometria? (4) Qual a relação entre as perceções dos alunos sobre o trabalho de grupo e a sua aprendizagem na Geometria? Para o estudo das interações entre os alunos, selecionaram-se três grupos heterogéneos quanto ao nível de desempenho na disciplina de matemática. Nos três grupos selecionados colocou-se uma câmara de filmar, gravando-se cada uma das aulas de 90 minutos, posteriormente transcritas. Para este trabalho e para a análise das interações selecionaram-se dois problemas: uma tarefa exploratória e um exercício. Para averiguar as perceções dos alunos sobre o trabalho de grupo recorreu-se a um questionário, que também foi utilizado nas entrevistas realizadas aos alunos. Em termos de resultados obtidos, ao nível do processo de resolução, constatou-se que nos dois problemas apresentados, houve sempre um aluno a “dizer como se faz” aos restantes. A tarefa de natureza exploratória favoreceu a evidência do padrão de colaboração indireta nos três grupos. O padrão de colaboração direta apenas se evidenciou na tarefa da tipologia exercício, quando os alunos efetuavam procedimentos simples. Ao nível do resultado, no grupo onde existia um líder explícito, o padrão evidenciado foi univocal, sendo que foram sempre as ideias do líder a dominar. Nos outros dois grupos, uma das tarefas de grau de desafio reduzido favoreceu a evidência do padrão multivocal, tendo a solução sido construída por dois alunos. Relativamente às perceções dos alunos, verificou-se que tendencialmente os alunos de nível 2 afirmaram não se sentirem confortáveis para partilhar os seus raciocínios, e que no trabalho de grupo, preferem partilhar as suas ideias só depois de ouvirem os seus colegas de grupo a discutir e a resolver.The present study has a qualitative nature and has its basis on the data gathered about the natural behaviours of students. Therefore, this study has the intention of investigating the pattern of interaction among the students in a group throughout the practice of different types of tasks, without the presence of a teacher, as well as some of their perceptions about group work. In that way the following questions were raised: (1) Which are the patterns of interaction among the students through the practice of group work? (2) In what way does the type of task influence the patterns of interaction in group work? (3) Which are the perceptions of students about the importance of the group for the learning of Geometry? (4) What is the relation between the perceptions of students about group work and their learning in Geometry? For the study of the interactions among the students, three heterogenic groups regarding level of performance in the subject of mathematics were chosen. For the three selected groups, a image and audio recording camera was set so as to record each one of the 90 minute classes, which were then transcribed. For this study, and for the analysis of interactions, two problems, one exploratory task and an exercise were selected. To determine the perceptions of the students about group work there was the resort to a questionnaire, which was also used in the interviews that were done to the students. In terms of the results that were obtained, regarding the process of resolution, it was observed that, in both problems presented, there was always a student telling the others “what to do”. The exploratory task favoured the statement of the pattern of indirect collaboration in the three groups. The pattern of direct collaboration was only evident in the task of exercise, when the students carried simple procedures. As for the result, in the group where there was an explicit leader, the pattern that was determined was univocal, having the ideas of the leader always prevailed. In the other two groups, one the tasks of a reduce level of challenge favoured the evidence of the multivocal pattern, having the solution been built by two students. As for the perceptions of the students it was observed that low ability students stated that they weren’t at ease to share their reasoning and also that these are the ones that in group work like to listen more to their group colleagues debating and solving problems, and only then sharing their ideas.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projeto LiDEs – a literacia das disciplinas escolares: Características e desafios para mais engagement e aprendizagem (FCOMP-01-0124- FEDER-041405 (Refª. FCT, EXPL/MHC-CED/0645/2013))Martinho, Maria Helena Silva de SousaUniversidade do MinhoAlves, Maria Júlia Rodrigues20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37778por201407426info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:52.618695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
The interactions among students in group work in the learning of geometry: one experiment with 9th grade students
title As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
spellingShingle As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
Alves, Maria Júlia Rodrigues
51:372.851
372.851:51
Ciências Naturais::Matemáticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
title_full As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
title_fullStr As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
title_sort As interações dos alunos no trabalho de grupo na aprendizagem da geometria: uma experiência com uma turma do 9º ano de escolaridade
author Alves, Maria Júlia Rodrigues
author_facet Alves, Maria Júlia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena Silva de Sousa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Júlia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv 51:372.851
372.851:51
Ciências Naturais::Matemáticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 51:372.851
372.851:51
Ciências Naturais::Matemáticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37778
url http://hdl.handle.net/1822/37778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132828923854848