O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Isabel Mendes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1993
Resumo: O presente estudo centra-se na análise do texto publicitário impresso, enquanto discurso multimodal. São abordadas as relações entre texto e imagem no trabalho publicitário, recorrendo-se ao uso de diferentes enfoques teórico-metodológicos. Interpretam-se, assim, os fenómenos persuasivos inerentes à construção deste tipo de discurso, tendo-se, para o efeito, analisado dezoito textos. Concluímos que a publicidade, enquanto produção semiológica e linguística, é um fenómeno, simultaneamente, linguístico e social.
id RCAP_f9e169847a863a1a655ec31c39309cf4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressaTexto multimodalLinguagem publicitáriaO presente estudo centra-se na análise do texto publicitário impresso, enquanto discurso multimodal. São abordadas as relações entre texto e imagem no trabalho publicitário, recorrendo-se ao uso de diferentes enfoques teórico-metodológicos. Interpretam-se, assim, os fenómenos persuasivos inerentes à construção deste tipo de discurso, tendo-se, para o efeito, analisado dezoito textos. Concluímos que a publicidade, enquanto produção semiológica e linguística, é um fenómeno, simultaneamente, linguístico e social.This study focus on the analysis of the printed publicity text as a multimodal speech. Relations between text and image in the publicity work will be approached by means of different theoretical and methodological insights. Thus, the persuasive phenomena related to the construction of this type of speech will be interpreted through the detailed analysis of eighteen texts. Along this study it is possible to conclude that semiotic and linguistic production is a phenomenon simultaneously linguistic and social.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumFernandes, Paula Isabel Mendes2014-07-08T15:03:52Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:43.779780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
title O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
spellingShingle O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
Fernandes, Paula Isabel Mendes
Texto multimodal
Linguagem publicitária
title_short O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
title_full O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
title_fullStr O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
title_full_unstemmed O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
title_sort O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
author Fernandes, Paula Isabel Mendes
author_facet Fernandes, Paula Isabel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Isabel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Texto multimodal
Linguagem publicitária
topic Texto multimodal
Linguagem publicitária
description O presente estudo centra-se na análise do texto publicitário impresso, enquanto discurso multimodal. São abordadas as relações entre texto e imagem no trabalho publicitário, recorrendo-se ao uso de diferentes enfoques teórico-metodológicos. Interpretam-se, assim, os fenómenos persuasivos inerentes à construção deste tipo de discurso, tendo-se, para o efeito, analisado dezoito textos. Concluímos que a publicidade, enquanto produção semiológica e linguística, é um fenómeno, simultaneamente, linguístico e social.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2010-05-01T00:00:00Z
2014-07-08T15:03:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1993
url http://hdl.handle.net/10400.6/1993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335807643648