O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1993 |
Resumo: | O presente estudo centra-se na análise do texto publicitário impresso, enquanto discurso multimodal. São abordadas as relações entre texto e imagem no trabalho publicitário, recorrendo-se ao uso de diferentes enfoques teórico-metodológicos. Interpretam-se, assim, os fenómenos persuasivos inerentes à construção deste tipo de discurso, tendo-se, para o efeito, analisado dezoito textos. Concluímos que a publicidade, enquanto produção semiológica e linguística, é um fenómeno, simultaneamente, linguístico e social. |
id |
RCAP_f9e169847a863a1a655ec31c39309cf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1993 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressaTexto multimodalLinguagem publicitáriaO presente estudo centra-se na análise do texto publicitário impresso, enquanto discurso multimodal. São abordadas as relações entre texto e imagem no trabalho publicitário, recorrendo-se ao uso de diferentes enfoques teórico-metodológicos. Interpretam-se, assim, os fenómenos persuasivos inerentes à construção deste tipo de discurso, tendo-se, para o efeito, analisado dezoito textos. Concluímos que a publicidade, enquanto produção semiológica e linguística, é um fenómeno, simultaneamente, linguístico e social.This study focus on the analysis of the printed publicity text as a multimodal speech. Relations between text and image in the publicity work will be approached by means of different theoretical and methodological insights. Thus, the persuasive phenomena related to the construction of this type of speech will be interpreted through the detailed analysis of eighteen texts. Along this study it is possible to conclude that semiotic and linguistic production is a phenomenon simultaneously linguistic and social.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumFernandes, Paula Isabel Mendes2014-07-08T15:03:52Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:43.779780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa |
title |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa |
spellingShingle |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa Fernandes, Paula Isabel Mendes Texto multimodal Linguagem publicitária |
title_short |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa |
title_full |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa |
title_fullStr |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa |
title_full_unstemmed |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa |
title_sort |
O texto multimodal e as suas estratégias pictóricas e discursivas: o caso da publicidade impressa |
author |
Fernandes, Paula Isabel Mendes |
author_facet |
Fernandes, Paula Isabel Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Paula Isabel Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto multimodal Linguagem publicitária |
topic |
Texto multimodal Linguagem publicitária |
description |
O presente estudo centra-se na análise do texto publicitário impresso, enquanto discurso multimodal. São abordadas as relações entre texto e imagem no trabalho publicitário, recorrendo-se ao uso de diferentes enfoques teórico-metodológicos. Interpretam-se, assim, os fenómenos persuasivos inerentes à construção deste tipo de discurso, tendo-se, para o efeito, analisado dezoito textos. Concluímos que a publicidade, enquanto produção semiológica e linguística, é um fenómeno, simultaneamente, linguístico e social. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05 2010-05-01T00:00:00Z 2014-07-08T15:03:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1993 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136335807643648 |