O texto multimodal e os construtos identitário-ideológicos no discurso político do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Josane Daniela Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05062020-185639/
Resumo: Esta pesquisa apresenta como escopo o estudo da inter-relação entre identidade, ideologia e discurso político no texto multimodal presente nas postagens das Páginas no Facebook. Considerando os Estudos Críticos do Discurso e a Análise do Discurso Multimodal, além de sua base multidisciplinar, como Filosofia, Comunicação e Ciência Política, estabelecemos como objetivos: analisar os elementos verbais e visuais utilizados para marcar, ideologicamente, as páginas; observar de que modo esses elementos encaminham à construção da identidade verbo-visual dessas páginas, ao se posicionarem frente às questões políticas; e verificar as categorias de estrutura das ideologias de cada página (VAN DIJK, 2011), as estratégias que envolvem uma autoapresentação positiva em detrimento da ênfase negativa do opositor (VAN DIJK, 2010) e os sistemas de composição do texto multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN (2006 [1996]). Temos por hipóteses que a construção da identidade das páginas do Facebook ocorre a partir das postagens; as marcas ideológicas omitidas no momento de definição inicial revelam-se na interação; a presença de traços ideológicos na relação discursiva verbo-visual constitui-se o elemento essencial à constituição identitária; e a inter-relação identidade, ideologia e discurso político acontece na composição dos elementos visuais e verbais. Para atingir os objetivos, determinamos como corpora, quinze Páginas; em cada uma, selecionamos as fotos de perfil e de capa e duas postagens, a partir da identificação do eixo ideológico. Analisamos as publicações do período entre 2017 e 2018, por considerá-lo ápice de momentos de intensa polarização no Facebook. Procedemos à discussão teórica a partir de quatro eixos de estudo. No primeiro, buscamos compreender a relação entre modernidade, discurso político e novas mídias, recorrendo a teóricos como, Giddens (1991a), Bauman (2001) e Charaudeau (2009), que definem modernidade; Jenkins (2009), ao tratar da cultura de convergência; Crystal (2006), Ferrari (2010), Barton e Lee (2015), Naughton (2011), que consideram a internet como fato social; Castells (2003, 2017 [1999]), Lévy (2011), ao discutirem sobre as comunidades online ou virtuais; Charaudeau (2011), Chilton (2004) e Palumbo (2013), ao destacarem a emergência das práticas discursivas, a partir do discurso político. No segundo eixo, objetivamos o entendimento do conceito de ideologia, recorremos, principalmente a van Dijk (2011), Thompson (2011[1990]), Eagleton (1997). O terceiro constitui-se da discussão sobre identidade, com base nos estudos de Giddens (1991a, 2002), Hobsbawn (1996), Hall (2000, 2006), Bauman (2001, 2005), De Fina (2011), Aquino e Palumbo (2016), Charaudeau (2016), Castells (2017 [1999], 2018 [1999]). E, no quarto, discutimos sobre multimodalidade e reflexividade, com suporte teórico em Giddens (1991b), Kress (1998, 2003, 2010), Bateman (2014), Fairclough, Mulderrig e Wodak (2011), Gonçalves Segundo (2011), Barton e Lee (2015), entre outros; Gramática do Design Visual, a partir de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]), Kress (2003), Saint-Georges (2004), Norris (2004); e práticas discursivas e multimodais digitais, de acordo com van Dijk (2009), Georgalou (2017), Jones, Chik e Hafner (2015). A partir das análises, concluímos que a seleção dos recursos na composição da mensagem tem como ponto de partida a questão identitária, atrelada ao viés ideológico, no caso do texto multimodal de cunho político, que se manifesta no Facebook, representando a ágora moderna, na qual os atores sociais, organizados em comunidades, constroem uma interação digital polarizada, alimentada continuamente por conflitos.
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Considerando os Estudos Críticos do Discurso e a Análise do Discurso Multimodal, além de sua base multidisciplinar, como Filosofia, Comunicação e Ciência Política, estabelecemos como objetivos: analisar os elementos verbais e visuais utilizados para marcar, ideologicamente, as páginas; observar de que modo esses elementos encaminham à construção da identidade verbo-visual dessas páginas, ao se posicionarem frente às questões políticas; e verificar as categorias de estrutura das ideologias de cada página (VAN DIJK, 2011), as estratégias que envolvem uma autoapresentação positiva em detrimento da ênfase negativa do opositor (VAN DIJK, 2010) e os sistemas de composição do texto multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN (2006 [1996]). Temos por hipóteses que a construção da identidade das páginas do Facebook ocorre a partir das postagens; as marcas ideológicas omitidas no momento de definição inicial revelam-se na interação; a presença de traços ideológicos na relação discursiva verbo-visual constitui-se o elemento essencial à constituição identitária; e a inter-relação identidade, ideologia e discurso político acontece na composição dos elementos visuais e verbais. Para atingir os objetivos, determinamos como corpora, quinze Páginas; em cada uma, selecionamos as fotos de perfil e de capa e duas postagens, a partir da identificação do eixo ideológico. Analisamos as publicações do período entre 2017 e 2018, por considerá-lo ápice de momentos de intensa polarização no Facebook. Procedemos à discussão teórica a partir de quatro eixos de estudo. No primeiro, buscamos compreender a relação entre modernidade, discurso político e novas mídias, recorrendo a teóricos como, Giddens (1991a), Bauman (2001) e Charaudeau (2009), que definem modernidade; Jenkins (2009), ao tratar da cultura de convergência; Crystal (2006), Ferrari (2010), Barton e Lee (2015), Naughton (2011), que consideram a internet como fato social; Castells (2003, 2017 [1999]), Lévy (2011), ao discutirem sobre as comunidades online ou virtuais; Charaudeau (2011), Chilton (2004) e Palumbo (2013), ao destacarem a emergência das práticas discursivas, a partir do discurso político. No segundo eixo, objetivamos o entendimento do conceito de ideologia, recorremos, principalmente a van Dijk (2011), Thompson (2011[1990]), Eagleton (1997). O terceiro constitui-se da discussão sobre identidade, com base nos estudos de Giddens (1991a, 2002), Hobsbawn (1996), Hall (2000, 2006), Bauman (2001, 2005), De Fina (2011), Aquino e Palumbo (2016), Charaudeau (2016), Castells (2017 [1999], 2018 [1999]). E, no quarto, discutimos sobre multimodalidade e reflexividade, com suporte teórico em Giddens (1991b), Kress (1998, 2003, 2010), Bateman (2014), Fairclough, Mulderrig e Wodak (2011), Gonçalves Segundo (2011), Barton e Lee (2015), entre outros; Gramática do Design Visual, a partir de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]), Kress (2003), Saint-Georges (2004), Norris (2004); e práticas discursivas e multimodais digitais, de acordo com van Dijk (2009), Georgalou (2017), Jones, Chik e Hafner (2015). A partir das análises, concluímos que a seleção dos recursos na composição da mensagem tem como ponto de partida a questão identitária, atrelada ao viés ideológico, no caso do texto multimodal de cunho político, que se manifesta no Facebook, representando a ágora moderna, na qual os atores sociais, organizados em comunidades, constroem uma interação digital polarizada, alimentada continuamente por conflitos.This study aimed to analyze the inter-relation among identity, ideology and political discourse in multimodal text presented in posts of pages in Facebook. We considered critical discourse studies and multimodal discourse analysis and their multidisciplinary basis, such as philosophy, communication, political science. Thus, we established the following objectives: (i) to analyze the verbal and visual elements selected to determine, ideologically, the pages. (ii) To observe how those elements direct to visual and verbal identity construction of those pages, when they position themselves on political issues. And (iii) to verify the categories of ideological structure in each page (VAN DIJK, 2011), the strategies which involve a positive self-presentation in contrast to the negative emphasis given to the opponent (VAN DIJK, 2010) and the multimodal text composition systems (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]). We set up as hypotheses that (i) identity construction of the pages on Facebook occurs through the posts. (ii) Ideological marks omitted in the moments of the first definitions are revealed during the interactions. (iii) Presence of ideological features in the verbal and visual discoursive relationship constitutes an essential element of identity construction. And (iv) inter-relationship between identity, ideology and political discourse takes place in the composition of verbal and visual elements. To achieve the objectives, we determined our corpora: fifteen Pages; we selected their profile picture, view profile cover and two posts from each, based on the ideological axis identification (BOBBIO, 2011[1995]). We analyzed the posts in the period between 2017 and 2018, because it was considered the moment of most intense polarization on Facebook. The development of this work consists of four pillars of study. Firstly, we investigated the relationship among modernity, political discourse and new media, based on theorists, such as, Giddens (1991a), Bauman (2001) and Charaudeau (2009) and their definitons of modernity; Jenkins (2009) and his theory of convergence culture; Crystal (2006), Ferrari (2010), Barton and Lee (2015), Naughton (2011), who considered internet as social fact; Castells (2003, 2017 [1999]), Lévy (2011) and their reflections on online or virtual communities; Charaudeau (2011), Chilton (2004) and Palumbo (2013), who emphasized the emergence of discoursive practices, from political discourse. In the second pillar, we aimed at understanding the concept of ideology, mainly through the works by van Dijk (2011), Thompson (2011[1990]), Eagleton (1997). The third one constitutes the discussion about identity, based on the studies of Giddens (1991a; 2002), Hobsbawn (1996), Hall (2000, 2006), Bauman (2001, 2005), De Fina (2011), Aquino and Palumbo (2016), Charaudeau (2016), Castells (2017 [1999], 2018 [1999]). In the last pillar, we discussed about multimodality and reflexivity, with the theoretical support of Giddens (1991b), Kress (1998, 2003, 2010), Bateman (2014), Fairclough, Mulderrig and Wodak (2011), Gonçalves Segundo (2011), Barton and Lee (2015), and others; grammar of visual design, based on Kress and van Leeuwen (2006 [1996]), Kress (2003), Saint-Georges (2004), Norris (2004); and digital multimodal and discoursive practices, according to van Dijk (2009), Georgalou (2017), Jones, Chik and Hafner (2015). After the analysis, we conclude that the resource selection for the message composition has as starting point the identitary question, connected with the ideological bias, considering the multimodal text of political nature, that is manifested in Facebook, representing a modern agora, in which social actors, organized in communities, construct polarized digital interaction, feed continuously by conflicts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, Zilda Gaspar Oliveira dePinto, Josane Daniela Freitas2020-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05062020-185639/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-08T22:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-05062020-185639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-08T22:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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