O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Segina Petri
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10106
Resumo: Esta investigação coloca em foco o curso de pedagogia na confluência da teoria e prática de docentes no ensino fundamental e tem como finalidade averiguar de que forma os docentes egressos do curso de Pedagogia concebem o desenvolvimento de sua profissionalidade, a partir da aplicabilidade dos saberes pedagógicos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em atenção aos objetivos propostos para este estudo, optou-se em realizar uma investigação predominantemente qualitativa, mas que não excluiu a quantificação, utilizando como técnicas de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e aplicação de questionário, tendo sempre em vista o âmbito formativo da formação inicial e seu desempenho no contexto escolar. Para tanto recorreu-se aos estudos de teóricos, tais como: Alarcão (2004), Brzezinski (2010), Esteban (2002), Libâneo (2010), Nóvoa (2007), Roldão (2006), Saviani (2008) e Tardif (2012). O estudo tem como sujeitos docentes que contam menos de 5 anos de serviço e que trabalham no Ensino Fundamental, nos anos iniciais, na rede municipal de educação do município de Linhares. Os resultados do estudo reforçam a perspectiva de que a formação inicial constitui apenas um ponto de partida para o desenvolvimento das competências enquanto docente, e a necessidade do docente sempre participar de formação continuada, pois essas contribuem para seu crescimento pessoal e profissional.
id RCAP_f9e5cab106b90788554c2e5633ef8941
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamentalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPEDAGOGIAPRÁTICAS PEDAGÓGICASPROFESSORESEDUCATIONPEDAGOGYPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHERSEsta investigação coloca em foco o curso de pedagogia na confluência da teoria e prática de docentes no ensino fundamental e tem como finalidade averiguar de que forma os docentes egressos do curso de Pedagogia concebem o desenvolvimento de sua profissionalidade, a partir da aplicabilidade dos saberes pedagógicos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em atenção aos objetivos propostos para este estudo, optou-se em realizar uma investigação predominantemente qualitativa, mas que não excluiu a quantificação, utilizando como técnicas de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e aplicação de questionário, tendo sempre em vista o âmbito formativo da formação inicial e seu desempenho no contexto escolar. Para tanto recorreu-se aos estudos de teóricos, tais como: Alarcão (2004), Brzezinski (2010), Esteban (2002), Libâneo (2010), Nóvoa (2007), Roldão (2006), Saviani (2008) e Tardif (2012). O estudo tem como sujeitos docentes que contam menos de 5 anos de serviço e que trabalham no Ensino Fundamental, nos anos iniciais, na rede municipal de educação do município de Linhares. Os resultados do estudo reforçam a perspectiva de que a formação inicial constitui apenas um ponto de partida para o desenvolvimento das competências enquanto docente, e a necessidade do docente sempre participar de formação continuada, pois essas contribuem para seu crescimento pessoal e profissional.This research focuses on the pedagogy course at the confluence of the theory and practice of teachers in elementary school and aims to find out how teachers from the Pedagogy course conceive the development of their professionalism, from the applicability of pedagogical knowledge, In the early years of elementary school. In accordance with the objectives proposed for this study, it was decided to carry out a predominantly qualitative research, but did not exclude quantification, using as data collection techniques the semi-structured interview and questionnaire application, always having in view the training scope Of the initial formation and its performance in the school context. Ability of pedagogical knowledge in the early years of Elementary Education. In order to do so, we have used theoretical studies such as: Alarcão (2004), Brzezinski (2010), Esteban (2002), Libâneo (2010), Nóvoa (2007), Roldão (2006), Saviani 2012). The study has as teaching subjects that count less than 5 years of service and that work in primary education, in the initial years, in the municipal education network of the municipality of Linhares. The results of the study reinforce the perspective that initial training is only a starting point for the development of competences as a teacher, and the teacher's need to always participate in continuing education, since these contribute to their personal and professional growth.2020-02-17T16:54:48Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10106TID:202424286porFélix, Segina Petriinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:01.899150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
title O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
spellingShingle O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
Félix, Segina Petri
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES
EDUCATION
PEDAGOGY
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS
title_short O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
title_full O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
title_fullStr O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
title_full_unstemmed O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
title_sort O curso de pedagogia na confluência da teoria e a prática de docentes no ensino fundamental
author Félix, Segina Petri
author_facet Félix, Segina Petri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Segina Petri
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES
EDUCATION
PEDAGOGY
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORES
EDUCATION
PEDAGOGY
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHERS
description Esta investigação coloca em foco o curso de pedagogia na confluência da teoria e prática de docentes no ensino fundamental e tem como finalidade averiguar de que forma os docentes egressos do curso de Pedagogia concebem o desenvolvimento de sua profissionalidade, a partir da aplicabilidade dos saberes pedagógicos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em atenção aos objetivos propostos para este estudo, optou-se em realizar uma investigação predominantemente qualitativa, mas que não excluiu a quantificação, utilizando como técnicas de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e aplicação de questionário, tendo sempre em vista o âmbito formativo da formação inicial e seu desempenho no contexto escolar. Para tanto recorreu-se aos estudos de teóricos, tais como: Alarcão (2004), Brzezinski (2010), Esteban (2002), Libâneo (2010), Nóvoa (2007), Roldão (2006), Saviani (2008) e Tardif (2012). O estudo tem como sujeitos docentes que contam menos de 5 anos de serviço e que trabalham no Ensino Fundamental, nos anos iniciais, na rede municipal de educação do município de Linhares. Os resultados do estudo reforçam a perspectiva de que a formação inicial constitui apenas um ponto de partida para o desenvolvimento das competências enquanto docente, e a necessidade do docente sempre participar de formação continuada, pois essas contribuem para seu crescimento pessoal e profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-02-17T16:54:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10106
TID:202424286
url http://hdl.handle.net/10437/10106
identifier_str_mv TID:202424286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237534662656