[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fábio Miguel Lourenço
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18954
Resumo: O relatório presente, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins, demonstra uma reflexão crítica sobre as práticas estabelecidas no ano letivo de2016/2017. Ao longo deste ano, deu-se uma transição e aluno para professor, transição esta que foi supervisionada pelos orientadores da escola e faculdade que culmina com a minha confirmação como docente. Numa primeira instância, será explicado de forma reflexiva e crítica, o processo das aulas de Educação Física; o planeamento, avaliação e a condução das aulas. De seguida abordarei, a área da investigação e inovação, a área da participação na escola e da relação com a comunidade, onde estará incluída a investigação que realizei ao longo do ano letivo. O trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e na Direção de Turma. Esta experiência levou à aquisição de competências através da colocação em prática dos conhecimentos adquiridos nos anos transatos, assim como através da partilha de experiência entre o núcleo de Educação Física, onde incluo o estudo autónomo e as intervenções dos orientadores. Acabo, afirmando que o Estágio Pedagógico, define-se como o momento mias importante no desenvolvimento de competências profissionais, o que é sem dúvida um marco no meu desenvolvimento pessoal.
id RCAP_fa28b9c87d6cea77497acb08f91ead24
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem MartinsEscola Secundária de Mem MartinsEducação físicaEstágio pedagógicoProcesso ensino-aprendizagemPhysical educationStudent teaching processTeaching learning processDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO relatório presente, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins, demonstra uma reflexão crítica sobre as práticas estabelecidas no ano letivo de2016/2017. Ao longo deste ano, deu-se uma transição e aluno para professor, transição esta que foi supervisionada pelos orientadores da escola e faculdade que culmina com a minha confirmação como docente. Numa primeira instância, será explicado de forma reflexiva e crítica, o processo das aulas de Educação Física; o planeamento, avaliação e a condução das aulas. De seguida abordarei, a área da investigação e inovação, a área da participação na escola e da relação com a comunidade, onde estará incluída a investigação que realizei ao longo do ano letivo. O trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e na Direção de Turma. Esta experiência levou à aquisição de competências através da colocação em prática dos conhecimentos adquiridos nos anos transatos, assim como através da partilha de experiência entre o núcleo de Educação Física, onde incluo o estudo autónomo e as intervenções dos orientadores. Acabo, afirmando que o Estágio Pedagógico, define-se como o momento mias importante no desenvolvimento de competências profissionais, o que é sem dúvida um marco no meu desenvolvimento pessoal.The present report, referent to the Teacher Training, was made in Escola Secundária de Mem Martins,demonstrate a critic reflex about the practices made during the school year of 2016/2017. During this year, happen the school and university supervisors, culminated with my affirmation as teacher, monitored a transition. At the begin of this report, will be explained in a reflexive and critic way, the process used in Physical Education classes, the planning, the evaluation and the classes conduction. Up next I will approach, the investigation and innovation area, the school participation, and the relation with the community, were it School Sport Group and in the Class Management. This experience, led to the acquisition of competences by putting in a practice the knowledge acquired in the transacts years, as well as trough of the share of experiences between the Physical Education core, were I include the autonomous study and supervisors’ intervention. To finish, affirming the Teacher Training, defines itself as the most important in the develop as professional competences, and his without of duds a marc in myself development.Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaGomes, Fábio Miguel Lourenço2019-12-04T15:27:54Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18954TID:202276449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:55.245936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
Escola Secundária de Mem Martins
title [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
spellingShingle [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
Gomes, Fábio Miguel Lourenço
Educação física
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
Student teaching process
Teaching learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
title_full [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
title_fullStr [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
title_full_unstemmed [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
title_sort [Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
author Gomes, Fábio Miguel Lourenço
author_facet Gomes, Fábio Miguel Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Gonçalo Manuel Albuquerque
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fábio Miguel Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
Student teaching process
Teaching learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação física
Estágio pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
Student teaching process
Teaching learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O relatório presente, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins, demonstra uma reflexão crítica sobre as práticas estabelecidas no ano letivo de2016/2017. Ao longo deste ano, deu-se uma transição e aluno para professor, transição esta que foi supervisionada pelos orientadores da escola e faculdade que culmina com a minha confirmação como docente. Numa primeira instância, será explicado de forma reflexiva e crítica, o processo das aulas de Educação Física; o planeamento, avaliação e a condução das aulas. De seguida abordarei, a área da investigação e inovação, a área da participação na escola e da relação com a comunidade, onde estará incluída a investigação que realizei ao longo do ano letivo. O trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e na Direção de Turma. Esta experiência levou à aquisição de competências através da colocação em prática dos conhecimentos adquiridos nos anos transatos, assim como através da partilha de experiência entre o núcleo de Educação Física, onde incluo o estudo autónomo e as intervenções dos orientadores. Acabo, afirmando que o Estágio Pedagógico, define-se como o momento mias importante no desenvolvimento de competências profissionais, o que é sem dúvida um marco no meu desenvolvimento pessoal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-12-04T15:27:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18954
TID:202276449
url http://hdl.handle.net/10400.5/18954
identifier_str_mv TID:202276449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131131044429824