[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18954 |
Resumo: | O relatório presente, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins, demonstra uma reflexão crítica sobre as práticas estabelecidas no ano letivo de2016/2017. Ao longo deste ano, deu-se uma transição e aluno para professor, transição esta que foi supervisionada pelos orientadores da escola e faculdade que culmina com a minha confirmação como docente. Numa primeira instância, será explicado de forma reflexiva e crítica, o processo das aulas de Educação Física; o planeamento, avaliação e a condução das aulas. De seguida abordarei, a área da investigação e inovação, a área da participação na escola e da relação com a comunidade, onde estará incluída a investigação que realizei ao longo do ano letivo. O trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e na Direção de Turma. Esta experiência levou à aquisição de competências através da colocação em prática dos conhecimentos adquiridos nos anos transatos, assim como através da partilha de experiência entre o núcleo de Educação Física, onde incluo o estudo autónomo e as intervenções dos orientadores. Acabo, afirmando que o Estágio Pedagógico, define-se como o momento mias importante no desenvolvimento de competências profissionais, o que é sem dúvida um marco no meu desenvolvimento pessoal. |
id |
RCAP_fa28b9c87d6cea77497acb08f91ead24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18954 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem MartinsEscola Secundária de Mem MartinsEducação físicaEstágio pedagógicoProcesso ensino-aprendizagemPhysical educationStudent teaching processTeaching learning processDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO relatório presente, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins, demonstra uma reflexão crítica sobre as práticas estabelecidas no ano letivo de2016/2017. Ao longo deste ano, deu-se uma transição e aluno para professor, transição esta que foi supervisionada pelos orientadores da escola e faculdade que culmina com a minha confirmação como docente. Numa primeira instância, será explicado de forma reflexiva e crítica, o processo das aulas de Educação Física; o planeamento, avaliação e a condução das aulas. De seguida abordarei, a área da investigação e inovação, a área da participação na escola e da relação com a comunidade, onde estará incluída a investigação que realizei ao longo do ano letivo. O trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e na Direção de Turma. Esta experiência levou à aquisição de competências através da colocação em prática dos conhecimentos adquiridos nos anos transatos, assim como através da partilha de experiência entre o núcleo de Educação Física, onde incluo o estudo autónomo e as intervenções dos orientadores. Acabo, afirmando que o Estágio Pedagógico, define-se como o momento mias importante no desenvolvimento de competências profissionais, o que é sem dúvida um marco no meu desenvolvimento pessoal.The present report, referent to the Teacher Training, was made in Escola Secundária de Mem Martins,demonstrate a critic reflex about the practices made during the school year of 2016/2017. During this year, happen the school and university supervisors, culminated with my affirmation as teacher, monitored a transition. At the begin of this report, will be explained in a reflexive and critic way, the process used in Physical Education classes, the planning, the evaluation and the classes conduction. Up next I will approach, the investigation and innovation area, the school participation, and the relation with the community, were it School Sport Group and in the Class Management. This experience, led to the acquisition of competences by putting in a practice the knowledge acquired in the transacts years, as well as trough of the share of experiences between the Physical Education core, were I include the autonomous study and supervisors’ intervention. To finish, affirming the Teacher Training, defines itself as the most important in the develop as professional competences, and his without of duds a marc in myself development.Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaGomes, Fábio Miguel Lourenço2019-12-04T15:27:54Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18954TID:202276449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:55.245936Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins Escola Secundária de Mem Martins |
title |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins |
spellingShingle |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins Gomes, Fábio Miguel Lourenço Educação física Estágio pedagógico Processo ensino-aprendizagem Physical education Student teaching process Teaching learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins |
title_full |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins |
title_fullStr |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins |
title_full_unstemmed |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins |
title_sort |
[Relatório de estágio realizado na] Escola Secundária de Mem Martins |
author |
Gomes, Fábio Miguel Lourenço |
author_facet |
Gomes, Fábio Miguel Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Gonçalo Manuel Albuquerque Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Fábio Miguel Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágio pedagógico Processo ensino-aprendizagem Physical education Student teaching process Teaching learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação física Estágio pedagógico Processo ensino-aprendizagem Physical education Student teaching process Teaching learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O relatório presente, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Mem Martins, demonstra uma reflexão crítica sobre as práticas estabelecidas no ano letivo de2016/2017. Ao longo deste ano, deu-se uma transição e aluno para professor, transição esta que foi supervisionada pelos orientadores da escola e faculdade que culmina com a minha confirmação como docente. Numa primeira instância, será explicado de forma reflexiva e crítica, o processo das aulas de Educação Física; o planeamento, avaliação e a condução das aulas. De seguida abordarei, a área da investigação e inovação, a área da participação na escola e da relação com a comunidade, onde estará incluída a investigação que realizei ao longo do ano letivo. O trabalho desenvolvido no Desporto Escolar e na Direção de Turma. Esta experiência levou à aquisição de competências através da colocação em prática dos conhecimentos adquiridos nos anos transatos, assim como através da partilha de experiência entre o núcleo de Educação Física, onde incluo o estudo autónomo e as intervenções dos orientadores. Acabo, afirmando que o Estágio Pedagógico, define-se como o momento mias importante no desenvolvimento de competências profissionais, o que é sem dúvida um marco no meu desenvolvimento pessoal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-12-04T15:27:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18954 TID:202276449 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18954 |
identifier_str_mv |
TID:202276449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131131044429824 |