Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Sara Coelho de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14762
Resumo: O presente relatório é referente ao processo de estágio pedagógico que foi realizado no ano letivo 2016/2017, realizado na Escola Secundária de Caneças, sendo este a última etapa da formação inicial. Este processo de formação refere-se à minha integração, enquanto professora estagiária, no contexto profissional. Ao longo deste ano letivo, foi possível lecionar as aulas de Educação Física bem como das sessões de treino de desporto escolar, acrescentando o projeto de investigação em contexto escolar e o acompanhamento da direção de turma. Através destas experiências, foi possível conhecer o contexto escolar do agrupamento de escolas de Caneças e compreender as interações existentes em toda a comunidade escolar. Todas as tarefas inerentes ao estágio pedagógico permitiram-me aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e ajustá-los em função da realidade vivenciada. Aliado a isto, contei com a intervenção dos professores orientadores, através da partilha de conhecimentos. Com este relatório, pretendo transmitir a experiência vivida ao longo deste ano letivo, em todas as áreas e subáreas descritas no guia de estágio pedagógico 2016/2017. As experiências vividas aliadas à posterior reflexão contribuíram para o aumento da minha competência na função docente.
id RCAP_894ca989b326066f79384aeaae31bb49
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de CaneçasEducação físicaEstágio pedagógicoExperiênciasLecionaçãoProcesso ensino-aprendizagemExperiencesPhysical educationStudent teaching processTeachingTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório é referente ao processo de estágio pedagógico que foi realizado no ano letivo 2016/2017, realizado na Escola Secundária de Caneças, sendo este a última etapa da formação inicial. Este processo de formação refere-se à minha integração, enquanto professora estagiária, no contexto profissional. Ao longo deste ano letivo, foi possível lecionar as aulas de Educação Física bem como das sessões de treino de desporto escolar, acrescentando o projeto de investigação em contexto escolar e o acompanhamento da direção de turma. Através destas experiências, foi possível conhecer o contexto escolar do agrupamento de escolas de Caneças e compreender as interações existentes em toda a comunidade escolar. Todas as tarefas inerentes ao estágio pedagógico permitiram-me aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e ajustá-los em função da realidade vivenciada. Aliado a isto, contei com a intervenção dos professores orientadores, através da partilha de conhecimentos. Com este relatório, pretendo transmitir a experiência vivida ao longo deste ano letivo, em todas as áreas e subáreas descritas no guia de estágio pedagógico 2016/2017. As experiências vividas aliadas à posterior reflexão contribuíram para o aumento da minha competência na função docente.This report refers to the process of pedagogical internship that was carried out in the 2016/2017, held at Caneças Secondary School and it was the last stage of the initial formation. This training process refers to my integration, as a trainee teacher, in the professional context. Throughout this school year, it was possible to teach Physical Education classes as well as the school sports training sessions, adding the research project in a school context and monitoring the class direction. Through these experiences, it was possible to know the school context of the school grouping of Caneças and to understand the interactions that exist throughout the school community. All the tasks inherent in the pedagogic stage allowed me to apply the knowledge acquired during the initial training and adjust them according to the reality lived. I counted on the intervention of the guiding teachers, through the sharing of knowledge. With this report, I intend to convey the experience lived throughout this school year, in all areas and subareas described in the 2016/2017 teaching internship guide. The experiences lived together with the later reflection contributed to the increase of my competence in the teaching function.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaQueiroz, Sara Coelho de Oliveira2018-01-22T17:33:37Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14762TID:201845067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:33.912522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
Queiroz, Sara Coelho de Oliveira
Educação física
Estágio pedagógico
Experiências
Lecionação
Processo ensino-aprendizagem
Experiences
Physical education
Student teaching process
Teaching
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
author Queiroz, Sara Coelho de Oliveira
author_facet Queiroz, Sara Coelho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Sara Coelho de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Experiências
Lecionação
Processo ensino-aprendizagem
Experiences
Physical education
Student teaching process
Teaching
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Educação física
Estágio pedagógico
Experiências
Lecionação
Processo ensino-aprendizagem
Experiences
Physical education
Student teaching process
Teaching
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O presente relatório é referente ao processo de estágio pedagógico que foi realizado no ano letivo 2016/2017, realizado na Escola Secundária de Caneças, sendo este a última etapa da formação inicial. Este processo de formação refere-se à minha integração, enquanto professora estagiária, no contexto profissional. Ao longo deste ano letivo, foi possível lecionar as aulas de Educação Física bem como das sessões de treino de desporto escolar, acrescentando o projeto de investigação em contexto escolar e o acompanhamento da direção de turma. Através destas experiências, foi possível conhecer o contexto escolar do agrupamento de escolas de Caneças e compreender as interações existentes em toda a comunidade escolar. Todas as tarefas inerentes ao estágio pedagógico permitiram-me aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e ajustá-los em função da realidade vivenciada. Aliado a isto, contei com a intervenção dos professores orientadores, através da partilha de conhecimentos. Com este relatório, pretendo transmitir a experiência vivida ao longo deste ano letivo, em todas as áreas e subáreas descritas no guia de estágio pedagógico 2016/2017. As experiências vividas aliadas à posterior reflexão contribuíram para o aumento da minha competência na função docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-22T17:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14762
TID:201845067
url http://hdl.handle.net/10400.5/14762
identifier_str_mv TID:201845067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131093752872960