O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682 http://hdl.handle.net/10071/9622 |
Resumo: | Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada. |
id |
RCAP_fa39fe61eabc0d6e5cae71d51c030374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9622 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of bloggingBloggingComunidade de investigadoresInteraçãoInvestigação-ação em redeDiálogo reflexivoNeste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)2015-08-07T15:58:02Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-08-07T15:53:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682http://hdl.handle.net/10071/9622por1022-5608Henriques, S.Oliveira, I.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:09.095477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging |
title |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging |
spellingShingle |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging Henriques, S. Blogging Comunidade de investigadores Interação Investigação-ação em rede Diálogo reflexivo |
title_short |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging |
title_full |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging |
title_fullStr |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging |
title_sort |
O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging |
author |
Henriques, S. |
author_facet |
Henriques, S. Oliveira, I. |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, I. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, S. Oliveira, I. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogging Comunidade de investigadores Interação Investigação-ação em rede Diálogo reflexivo |
topic |
Blogging Comunidade de investigadores Interação Investigação-ação em rede Diálogo reflexivo |
description |
Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-08-07T15:58:02Z 2015-08-07T15:53:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682 http://hdl.handle.net/10071/9622 |
url |
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682 http://hdl.handle.net/10071/9622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1022-5608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134719948881920 |