Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viçoso, Tiago
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Raquel Barbosa, Trindade, Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28799
Resumo: Este artigo pretende compreender como os comunicadores online determinam os seus conteúdos e plataformas de comunicação, com vista à obtenção de elevados níveis de reconhecimento entre os seus públicos. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada em análise de conteúdos digitais a três casos de estudo: Matthew “Nomadic Matt” Kepnes, Byron Talbott e Octavian “Kripparian” Morosan. Verificou-se a adaptação dos conteúdos às plataformas de comunicação utilizadas. No blogging, parece haver maior oportunidade para narrativas mais extensas; no youtubing e no livestreaming, destaca-se mais a postura do comunicador e a sua interação com a audiência.
id RCAP_ad8eb93230376db45462cd452b151066
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análiseCriadores; utilizadores; conteúdos; online; internet; blogging; youtubing; livestreamingEste artigo pretende compreender como os comunicadores online determinam os seus conteúdos e plataformas de comunicação, com vista à obtenção de elevados níveis de reconhecimento entre os seus públicos. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada em análise de conteúdos digitais a três casos de estudo: Matthew “Nomadic Matt” Kepnes, Byron Talbott e Octavian “Kripparian” Morosan. Verificou-se a adaptação dos conteúdos às plataformas de comunicação utilizadas. No blogging, parece haver maior oportunidade para narrativas mais extensas; no youtubing e no livestreaming, destaca-se mais a postura do comunicador e a sua interação com a audiência.Repositório da Universidade de LisboaViçoso, TiagoRibeiro, Raquel BarbosaTrindade, Alice2023-10-02T13:29:50Z2019-12-202019-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28799por10.25768/fal.ec.n29.a13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T01:31:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:52.785321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
title Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
spellingShingle Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
Viçoso, Tiago
Criadores; utilizadores; conteúdos; online; internet; blogging; youtubing; livestreaming
title_short Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
title_full Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
title_fullStr Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
title_full_unstemmed Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
title_sort Criação de conteúdos online: blogging, youtubing e livestreaming em análise
author Viçoso, Tiago
author_facet Viçoso, Tiago
Ribeiro, Raquel Barbosa
Trindade, Alice
author_role author
author2 Ribeiro, Raquel Barbosa
Trindade, Alice
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Viçoso, Tiago
Ribeiro, Raquel Barbosa
Trindade, Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Criadores; utilizadores; conteúdos; online; internet; blogging; youtubing; livestreaming
topic Criadores; utilizadores; conteúdos; online; internet; blogging; youtubing; livestreaming
description Este artigo pretende compreender como os comunicadores online determinam os seus conteúdos e plataformas de comunicação, com vista à obtenção de elevados níveis de reconhecimento entre os seus públicos. A metodologia utilizada foi qualitativa, baseada em análise de conteúdos digitais a três casos de estudo: Matthew “Nomadic Matt” Kepnes, Byron Talbott e Octavian “Kripparian” Morosan. Verificou-se a adaptação dos conteúdos às plataformas de comunicação utilizadas. No blogging, parece haver maior oportunidade para narrativas mais extensas; no youtubing e no livestreaming, destaca-se mais a postura do comunicador e a sua interação com a audiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2019-12-20T00:00:00Z
2023-10-02T13:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28799
url http://hdl.handle.net/10400.5/28799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.25768/fal.ec.n29.a13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133604376215552