Trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos com multideficiência: diversos olhares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17119 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial |
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Trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Especial no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos com multideficiência: diversos olharesInclusãoMultideficiênciaPapel dos professores de Educação EspecialCentro de Apoio à AprendizagemPerceçõesInclusionProfound and multiple disabilitiesRole of special education teachersLearning Support CenterInsightsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialO presente estudo enquadra-se no paradigma interpretativo/qualitativo, carateriza-se por ser um estudo de caso múltiplo e procura responder à seguinte pergunta de investigação: Como é percecionado pelo coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), pelos professores dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e pelos encarregados de educação, o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem? Face a esta questão de investigação o estudo intenta: (i) Conhecer as perceções do/a coordenador/a da EMAEI, dos/as professores/as dos 2.º e 3.º ciclos de ensino regular e dos encarregados de educação, sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência nos Centros de Apoio à Aprendizagem e (ii) Comparar as opiniões de diferentes atores sobre o trabalho desenvolvido pelos professores de Educação Especial com alunos com multideficiência que frequentam CAA nos 2.º e 3.º ciclos do ensino regular, identificando o que é semelhante e o que é distinto. O estudo realizou-se em dois Agrupamentos de Escola (AE) distintos, onde funcionavam dois Centros de Apoio à Aprendizagem, os quais eram frequentados por alunos com multideficiência. Participaram no estudo 14 participantes, sendo sete de cada um dos AE: um coordenador da EMAEI; três professores do ensino regular que também trabalham com alunos com multideficiência no CAA e três encarregados de educação de alunos que frequentam o CAA. O estudo desenvolveu-se em três fases. Os dados foram recolhidos através da técnica de entrevista semiestruturada a cada um dos participantes. A análise dos dados recolhidos mostra que nos dois Centros de Apoio à Aprendizagem onde esta investigação centrou o seu trabalho, está a ser desenvolvido um trabalho muito positivo pelos professores de Educação Especial, trabalho esse reconhecido pelos colegas do ensino regular, coordenador/a da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva e encarregados de educação. A qualidade deste trabalho estende-se, de igual modo, aos outros profissionais diretamente envolvidos, pelo seu desempenho nos mesmos Centros de Apoio à Aprendizagem, como é o caso de alguns professores do ensino regular. De igual modo, verifica-se uma boa inter-relação entre os encarregados de educação dos alunos com multideficiência que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem e os professores que lá trabalham, sobretudo a nível da comunicação. Como constrangimentos, com os quais os profissionais têm de lidar no seu dia-a-dia, foi salientado a falta de espaços mais adequados às problemáticas dos alunos e os parcos recursos humanos e materiais que a legislação em vigor permite serem disponibilizados.The present study fits into the interpretative/qualitative paradigm, is characterized by being a multiple case study and seeks to answer the following research question: How is it perceived by the coordinator of the Multidisciplinary Inclusive Education Support Team (EMAEI), by the teachers of the 2nd and 3rd cycles of regular education and by those in charge of education, the work carried out by Special Education teachers with students with Profound and Multiple Disabilities in the Learning Support Centers? In view of this research question, the study aims to: (i) Know the perceptions of the EMAEI coordinator, the teachers of the 2nd and 3rd cycles of regular education and those in charge of education, about the work developed by Special Education teachers with students with Profound and Multiple Disabilities in the Learning Support Centers and (ii) Compare the opinions of different actors on the work developed by Special Education teachers with students with Profound and Multiple Disabilities who attend CAA in 2nd and 3rd .th cycles of regular education, identifying what is similar and what is different. The study involved took place in two different School Groups (AE), where two Learning Support Centers operated, which were attended by students with multiple disabilities. 14 participants participated in the study, seven from each of the AEs: a coordinator from EMAEI; three regular education teachers who also work with students with multiple disabilities at CAA and three guardians of students who attend CAA. The study was developed in three phases. Data were collected using the semi-structured interview technique from each of the participants. The analysis of the data collected shows that in the two Learning Support Centers where this research focused its work, very positive work is being developed by Special Education teachers, work that is recognized by colleagues in regular education, Team coordinator Multidisciplinary Support for Inclusive Education and guardians. The quality of this work also extends to other professionals directly involved, through their performance in the same Learning Support Centers, as is the case with some regular education teachers. Likewise, there is a good interrelationship between those responsible for the education of students with Profound and Multiple Disabilities who attend the Learning Support Centers and the teachers who work there, especially in terms of communication. As constraints that professionals have to deal with in their daily lives, the lack of spaces more suited to students' problems and the limited human and material resources that current legislation allows to be made available were highlighted.Nunes, ClarisseRCIPLCarvalho, Paulo Jorge de2024-02-16T11:07:47Z2023-12-182023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17119TID:203478398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T02:17:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:22.953238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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