O design de embalagem como elemento diferencial de marketing estudo de caso de marcas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6334 |
Resumo: | O packaging é claramente um elemento diferencial do marketing. A sua importância está patente não só nos manuais de marketing e design como no dia a dia das empresas que lutam pela venda dos seus produtos no linear de compra. Mais especificamente o packaging está inserido em dois dos Ps do marketing mix: produto e comunicação. A embalagem é um recipiente que protege um produto, mas também é um dos meios de comunicação para informar o consumidor sobre as características e as vantagens do mesmo. Para que as embalagens sejam interessantes é necessário que as marcas juntem os marketeers e os designers, neste caso os designers de embalagens. Com esta união a marca poderá transmitir o que pretende através de vários elementos visuais que compõem o design de embalagem. Este trabalho, investiga qual a importância do design de uma embalagem no momento da compra num modo geral. Através das entrevistas e questionário concluiu-se que devido à crise económica a qualidade e o preço estão em primeiro lugar quando se compra um produto e só posteriormente observam o packaging. Porém, quando se trata de oferecer um presente a alguém a embalagem é muito importante. Os tipos de produtos onde o consumidor valoriza uma boa embalagem são: bebidas, cosmética, higiene, perfumes, chocolates e tecnologia. Em termos visuais o que o consumidor observa logo são: as cores, o formato, fotografias/ ilustrações/desenhos, acabamentos e efeitos. Também se detetou um perfil de consumidor que aprecia e compra devido à embalagem, são pessoas com elevado nível de escolaridade, do género feminino entre os 18 e os 45 anos. Por último, investigou-se mais especificamente o packaging de três marcas portuguesas, com o objetivo de perceber quem melhor retrata Portugal. Em 1º está a marca Pastéis de Belém, 2º Azeite Gallo e 3º Licor Beirão. |
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O design de embalagem como elemento diferencial de marketing estudo de caso de marcas portuguesasCOMUNICAÇÃOMARKETINGDESIGNEMBALAGENSCONSUMIDORESMARCAS COMERCIAISPORTUGALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMMUNICATIONMARKETINGDESIGNPACKAGINGCONSUMERSTRADEMARKSO packaging é claramente um elemento diferencial do marketing. A sua importância está patente não só nos manuais de marketing e design como no dia a dia das empresas que lutam pela venda dos seus produtos no linear de compra. Mais especificamente o packaging está inserido em dois dos Ps do marketing mix: produto e comunicação. A embalagem é um recipiente que protege um produto, mas também é um dos meios de comunicação para informar o consumidor sobre as características e as vantagens do mesmo. Para que as embalagens sejam interessantes é necessário que as marcas juntem os marketeers e os designers, neste caso os designers de embalagens. Com esta união a marca poderá transmitir o que pretende através de vários elementos visuais que compõem o design de embalagem. Este trabalho, investiga qual a importância do design de uma embalagem no momento da compra num modo geral. Através das entrevistas e questionário concluiu-se que devido à crise económica a qualidade e o preço estão em primeiro lugar quando se compra um produto e só posteriormente observam o packaging. Porém, quando se trata de oferecer um presente a alguém a embalagem é muito importante. Os tipos de produtos onde o consumidor valoriza uma boa embalagem são: bebidas, cosmética, higiene, perfumes, chocolates e tecnologia. Em termos visuais o que o consumidor observa logo são: as cores, o formato, fotografias/ ilustrações/desenhos, acabamentos e efeitos. Também se detetou um perfil de consumidor que aprecia e compra devido à embalagem, são pessoas com elevado nível de escolaridade, do género feminino entre os 18 e os 45 anos. Por último, investigou-se mais especificamente o packaging de três marcas portuguesas, com o objetivo de perceber quem melhor retrata Portugal. Em 1º está a marca Pastéis de Belém, 2º Azeite Gallo e 3º Licor Beirão.The packaging is clearly a differential element of marketing. Its importance is reflected not only in marketing manuals and design as the day to day business struggling to sell their products in linear purchase. More specifically the packaging or container is inserted in two of the Ps of marketing mix: product and communication. The package is a container that protects a product, but is also one of the media to inform the consumer about the features and benefits of the products. Brands need to join marketers and designers, in this case the packaging designers. With this union the brand can convey what the costumer wants through various visual elements that make up the package design. This thesis, investigates the importance of the design of a package when buying a whole. Through interviews and questionnaires it was concluded that due to the economic crisis the quality and the price are rated first when purchasing a product and only subsequently the customer observe the packaging. But when it comes to offering a gift to someone, packaging is very important. The types of products that consumers value a good package are: beverages, cosmetics, toiletries, perfumes, chocolates and technology. In visual terms, what the consumer observes are the colors, the format, photos/illustrations/drawings, finishes and effects. We also detected a profile of consumer who appreciates and buys due to packaging. They are persons with high level of education, females between 18 and 45 years. Finally, more specifically we investigated the packaging of three Portuguese brands, aiming to realize who best portrays Portugal. In 1st place is the Pastel de Belém, 2nd Gallo olive and 3rd Beirão liquor.2015-06-01T14:12:19Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6334TID:201251817porMartins, Ana Raquel Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:11Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:59.542264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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