Determinantes da lealdade dos consumidores à marca Sumol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12653 |
Resumo: | As marcas têm vindo a ganhar relevância no domínio do marketing, sendo esta uma variável que muitas das empresas não dominam, não estudam, não percebem quanto vale uma marca, como realmente nos sentimos quando interagimos com uma marca e sobretudo perceber como isso vai influenciar a decisão de compra dos nossos consumidores e potenciais consumidores. Para o efeito foi escolhida a marca Sumol, uma vez que, em Portugal a maioria dos estudos que abordam este tema focam-se, essencialmente, em estudar apenas os seus produtos, e esquecendo-se da parte mais importante sendo eles os seus consumidores. É por isso importante perceber como se mantêm fiéis e o que mais apreciam os consumidores à marca em causa. Para desenvolver o estudo foi assim utilizado um modelo sendo ele as 5 dimensões da personalidade da marca para Aaker ( 1997 ) . No que diz respeito à metodologia utilizada neste trabalho, utilizamos o método quantitativo e a sua técnica de recolha de dados foi o questionário que obteve uma amostra com 165 inquiridos. O questionário foi assim publicado em meios online, através da utilização da ferramenta de criação de questionário do “ Google Docs “. Os resultados obtidos mostram que as características que os consumidores da marca Sumol apreciam cada vez mais são: a importância do acompanhamento ao longo do tempo do seu cliente e que possam continuar a inovar ao longo do tempo para manter e captar as atenções de novos consumidores. |
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Determinantes da lealdade dos consumidores à marca SumolMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGCONSUMIDORESMARCAS COMERCIAISESTUDOS DE CASOCOMMUNICATIONCONSUMERSTRADEMARKSCASE STUDIESAs marcas têm vindo a ganhar relevância no domínio do marketing, sendo esta uma variável que muitas das empresas não dominam, não estudam, não percebem quanto vale uma marca, como realmente nos sentimos quando interagimos com uma marca e sobretudo perceber como isso vai influenciar a decisão de compra dos nossos consumidores e potenciais consumidores. Para o efeito foi escolhida a marca Sumol, uma vez que, em Portugal a maioria dos estudos que abordam este tema focam-se, essencialmente, em estudar apenas os seus produtos, e esquecendo-se da parte mais importante sendo eles os seus consumidores. É por isso importante perceber como se mantêm fiéis e o que mais apreciam os consumidores à marca em causa. Para desenvolver o estudo foi assim utilizado um modelo sendo ele as 5 dimensões da personalidade da marca para Aaker ( 1997 ) . No que diz respeito à metodologia utilizada neste trabalho, utilizamos o método quantitativo e a sua técnica de recolha de dados foi o questionário que obteve uma amostra com 165 inquiridos. O questionário foi assim publicado em meios online, através da utilização da ferramenta de criação de questionário do “ Google Docs “. Os resultados obtidos mostram que as características que os consumidores da marca Sumol apreciam cada vez mais são: a importância do acompanhamento ao longo do tempo do seu cliente e que possam continuar a inovar ao longo do tempo para manter e captar as atenções de novos consumidores.Brands have been gaining relevance in the marketing domain, which is a variable that many companies do not master, do not study, do not realize how much a brand is worth, how we really feel when we interact with a brand and, above all, understand how this will influence the purchase decision of our consumers and potencial consumers. For this propose, the Sumol brand was chosen. In Portugal most of the studies that address this topic are focused, essentially on studying only its products, and forgetting the most important part, as they are its consumers. It is important to understand how they remain loyal and what consumers like most about the brand in question. To develop the study, a model was used, which is the 5 dimensions of brand personality for Aaker ( 1997 ) Regarding to the methodology used in this work, we used the quantitative method and its data collection technique was the questionnaire that obtained a sample of 165 respondents. The questionnaire was published online, through the use of “ Google Docs “ questionnaire creation tool. The results obtained show that the characteristicsthat Sumol brand consumers appreciate increasingly more are: the importance of following up with your customer over time and that I can continue to innovate over time to keep and capture the attention of new consumers.2022-02-14T12:58:31Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12653TID:202919137porMendes, Gonçalo Traguedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:28.047643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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