Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Isabel (org.)
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barros, Daniela Melaré Vieira (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96289
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9
Resumo: A publicação resultou das comunicações e debates suscita- dos pelo I Seminário Luso-brasileiro: Pedagogia, aprendizagem online e tecnologias digitais no ensino superior, dinamizado pelo Grupo de po líticas educativas e dinâmicas educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e pela Delegação do Porto da mesma Universidade, que se realizou, em Coimbra, em maio de 2017. Este primeiro encontro procurou estruturar-se como um espaço de troca de experiências e de reflexão em torno das questões dos ambientes emergentes de aprendizagem, alicerçados nas tecnologias digitais no contexto do ensino superior. Partindo de experiências de ensino presen- cial ou à distância, os diversos capítulos debatem o impacto do digital na construção das aprendizagens e na estruturação dos processos de ensino, na construção de uma didática diferenciada, na emergência de novos paradigmas educacionais, mas sobretudo, procuram mapear ca-minhos de inovação que se vão construído e consolidando em Portugal e no Brasil.
id RCAP_fa4d4485be66eadfecc3572136e1cc0e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superioreducação superior; tecnologias digitaisA publicação resultou das comunicações e debates suscita- dos pelo I Seminário Luso-brasileiro: Pedagogia, aprendizagem online e tecnologias digitais no ensino superior, dinamizado pelo Grupo de po líticas educativas e dinâmicas educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e pela Delegação do Porto da mesma Universidade, que se realizou, em Coimbra, em maio de 2017. Este primeiro encontro procurou estruturar-se como um espaço de troca de experiências e de reflexão em torno das questões dos ambientes emergentes de aprendizagem, alicerçados nas tecnologias digitais no contexto do ensino superior. Partindo de experiências de ensino presen- cial ou à distância, os diversos capítulos debatem o impacto do digital na construção das aprendizagens e na estruturação dos processos de ensino, na construção de uma didática diferenciada, na emergência de novos paradigmas educacionais, mas sobretudo, procuram mapear ca-minhos de inovação que se vão construído e consolidando em Portugal e no Brasil.Imprensa da Universidade de Coimbra2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/96289http://hdl.handle.net/10316/96289https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9por97898926171699789892617152https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/pedagogia_e_did%C3%A1tica_com_tecnologias_digitais_no_ensino_superiorRibeiro, Ana Isabel (org.)Barros, Daniela Melaré Vieira (org.)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:46:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:09.717462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
title Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
spellingShingle Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Ribeiro, Ana Isabel (org.)
educação superior; tecnologias digitais
title_short Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
title_full Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
title_fullStr Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
title_full_unstemmed Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
title_sort Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
author Ribeiro, Ana Isabel (org.)
author_facet Ribeiro, Ana Isabel (org.)
Barros, Daniela Melaré Vieira (org.)
author_role author
author2 Barros, Daniela Melaré Vieira (org.)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Isabel (org.)
Barros, Daniela Melaré Vieira (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior; tecnologias digitais
topic educação superior; tecnologias digitais
description A publicação resultou das comunicações e debates suscita- dos pelo I Seminário Luso-brasileiro: Pedagogia, aprendizagem online e tecnologias digitais no ensino superior, dinamizado pelo Grupo de po líticas educativas e dinâmicas educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e pela Delegação do Porto da mesma Universidade, que se realizou, em Coimbra, em maio de 2017. Este primeiro encontro procurou estruturar-se como um espaço de troca de experiências e de reflexão em torno das questões dos ambientes emergentes de aprendizagem, alicerçados nas tecnologias digitais no contexto do ensino superior. Partindo de experiências de ensino presen- cial ou à distância, os diversos capítulos debatem o impacto do digital na construção das aprendizagens e na estruturação dos processos de ensino, na construção de uma didática diferenciada, na emergência de novos paradigmas educacionais, mas sobretudo, procuram mapear ca-minhos de inovação que se vão construído e consolidando em Portugal e no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96289
http://hdl.handle.net/10316/96289
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9
url http://hdl.handle.net/10316/96289
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 9789892617169
9789892617152
https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/pedagogia_e_did%C3%A1tica_com_tecnologias_digitais_no_ensino_superior
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134008326488064