Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96289 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9 |
Resumo: | A publicação resultou das comunicações e debates suscita- dos pelo I Seminário Luso-brasileiro: Pedagogia, aprendizagem online e tecnologias digitais no ensino superior, dinamizado pelo Grupo de po líticas educativas e dinâmicas educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e pela Delegação do Porto da mesma Universidade, que se realizou, em Coimbra, em maio de 2017. Este primeiro encontro procurou estruturar-se como um espaço de troca de experiências e de reflexão em torno das questões dos ambientes emergentes de aprendizagem, alicerçados nas tecnologias digitais no contexto do ensino superior. Partindo de experiências de ensino presen- cial ou à distância, os diversos capítulos debatem o impacto do digital na construção das aprendizagens e na estruturação dos processos de ensino, na construção de uma didática diferenciada, na emergência de novos paradigmas educacionais, mas sobretudo, procuram mapear ca-minhos de inovação que se vão construído e consolidando em Portugal e no Brasil. |
id |
RCAP_fa4d4485be66eadfecc3572136e1cc0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/96289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superioreducação superior; tecnologias digitaisA publicação resultou das comunicações e debates suscita- dos pelo I Seminário Luso-brasileiro: Pedagogia, aprendizagem online e tecnologias digitais no ensino superior, dinamizado pelo Grupo de po líticas educativas e dinâmicas educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e pela Delegação do Porto da mesma Universidade, que se realizou, em Coimbra, em maio de 2017. Este primeiro encontro procurou estruturar-se como um espaço de troca de experiências e de reflexão em torno das questões dos ambientes emergentes de aprendizagem, alicerçados nas tecnologias digitais no contexto do ensino superior. Partindo de experiências de ensino presen- cial ou à distância, os diversos capítulos debatem o impacto do digital na construção das aprendizagens e na estruturação dos processos de ensino, na construção de uma didática diferenciada, na emergência de novos paradigmas educacionais, mas sobretudo, procuram mapear ca-minhos de inovação que se vão construído e consolidando em Portugal e no Brasil.Imprensa da Universidade de Coimbra2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10316/96289http://hdl.handle.net/10316/96289https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9por97898926171699789892617152https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/pedagogia_e_did%C3%A1tica_com_tecnologias_digitais_no_ensino_superiorRibeiro, Ana Isabel (org.)Barros, Daniela Melaré Vieira (org.)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:46:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:09.717462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior |
title |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior |
spellingShingle |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior Ribeiro, Ana Isabel (org.) educação superior; tecnologias digitais |
title_short |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior |
title_full |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior |
title_fullStr |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior |
title_sort |
Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior |
author |
Ribeiro, Ana Isabel (org.) |
author_facet |
Ribeiro, Ana Isabel (org.) Barros, Daniela Melaré Vieira (org.) |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Daniela Melaré Vieira (org.) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Isabel (org.) Barros, Daniela Melaré Vieira (org.) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior; tecnologias digitais |
topic |
educação superior; tecnologias digitais |
description |
A publicação resultou das comunicações e debates suscita- dos pelo I Seminário Luso-brasileiro: Pedagogia, aprendizagem online e tecnologias digitais no ensino superior, dinamizado pelo Grupo de po líticas educativas e dinâmicas educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e pela Delegação do Porto da mesma Universidade, que se realizou, em Coimbra, em maio de 2017. Este primeiro encontro procurou estruturar-se como um espaço de troca de experiências e de reflexão em torno das questões dos ambientes emergentes de aprendizagem, alicerçados nas tecnologias digitais no contexto do ensino superior. Partindo de experiências de ensino presen- cial ou à distância, os diversos capítulos debatem o impacto do digital na construção das aprendizagens e na estruturação dos processos de ensino, na construção de uma didática diferenciada, na emergência de novos paradigmas educacionais, mas sobretudo, procuram mapear ca-minhos de inovação que se vão construído e consolidando em Portugal e no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/96289 http://hdl.handle.net/10316/96289 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/96289 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1716-9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
9789892617169 9789892617152 https://digitalis.uc.pt/pt-pt/livro/pedagogia_e_did%C3%A1tica_com_tecnologias_digitais_no_ensino_superior |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Imprensa da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134008326488064 |