O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/940 |
Resumo: | Se parece hoje indiscutível que a língua constitui um factor de conhecimento fundamental no desenvolvimento cognitivo do falante, que se promove a par e através do conhecimento de uma (ou mais) língua(s), já não é tão consensual qual o peso que o conhecimento gramatical (ou conhecimento explícito da língua) deva assumir no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Embora as orientações curriculares oficiais para o ensino do português prevejam, desde o 1º Ciclo do E.B., conteúdos/objectivos relativos ao funcionamento explícito da língua, é hoje comum reconhecer-se que o ensino da gramática foi perdendo lugar nas aulas de língua materna, em detrimento das outras competências linguísticas, como a leitura ou a escrita, ou, em menor grau, a compreensão e a expressão orais. Curiosamente, o reconhecimento de que a qualidade do uso oral e escrito da língua atingiu níveis deficitários permite- nos, hoje em dia, questionar, com renovada convicção, o abandono a que foi votada a competência do funcionamento explícito da língua, abandono esse que certamente contribui para alguns (ab)usos da língua. De entre as possíveis soluções para esta situação, propostas a partir da identificação das causas na origem deste abandono progressivo, estarão, certamente, a formação dos professores, a estabilidade terminológica que importa instaurar, a utilização de metodologias de ensino da gramática adequadas ou ainda a articulação entre os conteúdos gramaticais e as restantes competências ao nível da língua. No que diz respeito a este último aspecto, procuraremos demonstrar como o conhecimento explícito da língua pode facilitar e desencadear competências nos domínios da oralidade, da leitura e da escrita. |
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