A gestão de stocks do serviço de assistência técnica na área da eletromedicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Maria Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/5796
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Administração e Contabilidade do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Logística Orientada por: Professora Doutora Maria Clara Rodrigues Bento Vaz Fernandes
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Pretendeu-se neste trabalho determinar a política de gestão de stocks mais adequada à gestão dos sobressalentes, especificamente utilizados nas intervenções técnicas não planeadas. Efetuou-se uma análise da atual gestão de stocks e utilizou-se o diagrama de causa e efeito para deteção das possíveis causas na origem do incumprimento do nível de serviço. Tendo em consideração, que a criticidade de um sobressalente insere consequências na disponibilidade de um dispositivo médico, bem como no nível de serviço a garantir, procedeu-se à classificação dos sobressalentes em termos de quantidade, valor de consumo e classe de criticidade. Em função da combinação resultante desta classificação foram determinadas taxas de serviço diferenciadas e políticas de gestão de stocks a adotar para cada grupo. Face às características dos sobressalentes de elevada quantidade, valor de consumo e criticidade, determinou-se que o modelo de gestão de stocks de revisão contínua ajustado, é a política que conduz aos melhores resultados em termos de custo e nível de serviço. Por fim, para uma seleção de sobressalentes, compararam-se os resultados obtidos com o método de gestão de stocks proposto, identificando-se melhorias nos resultados relativamente ao método utilizado atualmente. Neste seguimento, é expectável que a solução apresentada vá contribuir para uma redução dos custos inerentes à gestão dos stocks, assim como para uma melhoria no serviço prestado. Ao nível operacional, introduziu-se um painel de controlo com um conjunto de indicadores económicos e operacionais que permitem monitorizar a eficácia e eficiência da gestão dos stocks.This work focuses on the inventory management of a maintenance department in the electromedical equipment area, where the commitment to ensure the agreed customer service level and the guarantee of maximum availability of the medical devices are relevant issues. Spare parts inventory management means handling with unpredictable consumption, since in most cases, it is impossible to know in advance when a specific spare part will be necessary or the needed amount. This work intends to determine the most adequate inventory management policy for spare parts, specifically for not planned maintenance operations. An evaluation of the current inventory management was done and the cause and effect diagram was used for detection of possible causes that affect the service level agreements. Considering that the criticality of a spare part has consequences regarding the availability of a medical device and the service level agreement, the spare parts were classified in terms of quantity, value of usage and criticality. The resulting combination of this classification determined differentiated service levels and inventory management policies to adopt for each group. Regarding the criteria of high quantity of usage, as well as high value of usage and high criticality, it was determined that the inventory management model for adjusted continuous review, is the policy that leads to the best results in terms of cost and service level. Finally, for a selection of spare parts, we compared the results obtained with the suggested inventory management method, identifying improvements in the results regarding the method currently used. It is expected that the suggested solution will contribute for a reduction of the inventory costs, as well as for an improvement in the service provided. At the operational level, a control panel with economic and operational indicators was defined in order to monitor the effectiveness and efficiency of the inventory management.Fernandes, Maria Clara Rodrigues Bento VazRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Fernanda Maria Martins2015-04-08T13:40:38Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5796TID:201689758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:23.979817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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